ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by advisor "Antunes, Raul"
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- O processamento da informação, atenção e memória nas crianças disléxicasPublication . Salvado, Daniela Alexandra Garrido; Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro; Antunes, RaulO número de crianças com dificuldades de aprendizagem específica, nomeadamente a dislexia, tem vindo a aumentar. A dislexia é caracterizada como uma dificuldade de linguagem em áreas como a leitura, soletração, escrita, expressão e aritmética. É importante, como profissionais da educação, que encontremos estratégias mais adequadas e por isso é necessário conhecer as causas e os fatores que estão subjacentes às dificuldades dos disléxicos nomeadamente a atenção e memória. Esta investigação consiste em comparar crianças disléxicas e não disléxicas ao nível das capacidades de atenção e memória e ainda a implementação de uma proposta de programa de jogos motores para aferir se existe alguma alteração pós programa na atenção e memória. A amostra é constituída por 26 sujeitos, (12 disléxicos e 14 não disléxicos), com idades entre os 9 e os 12 anos. Os instrumentos para avaliação são o Teste Menvis- A (avalia a memória visual), Teste Mavo (avalia a memória auditiva), Quadro de Schultz (avalia a atenção distribuída) e o Teste Toulouse Piéron (avalia a atenção concentrada) e na implementação de jogos motores teremos jogos como, o gigante e anão, jogo do galo e jogo do chama e passa. Os principais resultados relativos ao objetivo de comparar crianças disléxicas e não disléxicas ao nível das capacidades de atenção e memória no que se refere à capacidade de atenção indicam que, no caso da atenção concentrada, os não disléxicos são ligeiramente melhores na velocidade de execução e na exatidão e os disléxicos apresentam melhores resultados na resistência à fadiga e na pontuação direta. No caso da atenção distribuída os não disléxicos apresentam melhores resultados que os disléxicos. Ao nível da capacidade de memória, entre os indivíduos disléxicos e não disléxicos, em relação à memória visual, os não disléxicos apresentam melhor resultado, e em relação à memória auditiva, os disléxicos apresentam uma média superior. Em relação ao segundo objetivo da investigação verificámos que, no que se refere à capacidade de atenção, para a velocidade de execução o momento do pós-programa apresenta melhores resultados e demonstra uma diferença estatisticamente significativa (p≤0,05); no caso da resistência à fadiga a média dos resultados diminui e o pré-programa mostra melhores resultados exibindo um retrocesso com uma diferença estatisticamente significativa (p≤0,05). No que se refere à capacidade de memória, tanto a memória visual, como a memória auditiva apresentaram melhores resultados no momento pós-programa, porém apenas a variável memória visual apresenta uma diferença estatisticamente significativa (p≤0,05).