Browsing by Author "Ferreira, Ana Isabel Nogueira"
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- As consequências curriculares do apoio tutorial na inclusão de alunos portugueses com necessidades específicas (Estudo de caso)Publication . Martins, Ernesto Candeias; Ferreira, Ana Isabel Nogueira; IPSantarém-PAO Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho permite aprendizagem e inclusão dos alunos portugueses com necessidades específicas, usufruindo Apoio Tutorial. O escopo da metodologia qualitativa utilizada, na modalidade de estudo de caso, teve propósito compreender o contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte daqueles alunos num Agrupamento de Escola. É uma pesquisa exploratória (observacional, transversal, descritivo, analítico, interpretativo) assente nos objetivos: compreender significado do apoio tutorial; e caraterísticas do professor-tutor; identificar os conhecimentos dos sujeitos em estudo sobre o papel do professor-tutor; caraterizar as metodologias de intervenção desenvolvidas no apoio tutorial; compreender as vantagens do apoio tutorial no acesso ao currículo, por parte dos alunos; conhecer várias áreas de competências trabalhadas na tutoria. A amostra inclui 4 alunos, intencionalmente selecionados, beneficiadores ano letivo 2022-23 daquela medida normativa de suporte, respetivos pais, diretores de turma e coordenadora da equipa de apoio e educação especial. Recorremos às técnicas de recolha de dados: observação participante, não-participante e documental; entrevistas semiestruturadas; notas de campo. Submetemos os dados à análise de conteúdo, agrupando a informação relevante em categorias/subcategorias, interpretando-as na base da triangulação. Cumprimos os procedimentos éticos e legais da investigação. Os resultados confirmaram que a tutoria é mediadora e habilitativa no acesso às aprendizagens dos alunos com necessidades específicas, desde que seja ajustada, ponderada, estruturada e monitorizada. Verificámos que o Apoio Tutorial contribui no acesso ao currículo, numa compensação relacional, promoção de competências, adaptação ao currículo, num efetivo exercício autonomia e flexibilidade curricular.
- O contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte de alunos com necessidades educativas específicasPublication . Ferreira, Ana Isabel Nogueira; Martins, Ernesto CandeiasO presente trabalho de investigação desenvolve-se em torno de uma medida de suporte à aprendizagem e à inclusão de que os alunos com necessidades educativas específicas, abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alínea e), artigo 9.º, podem usufruir – o Apoio Tutorial. Pretendemos averiguar qual o contributo do Apoio Tutorial no acesso ao currículo por parte de alunos com Necessidades Específicas. Trata-se de um estudo de caso, levado a cabo numa escola da zona centro interior de Portugal, que designamos por Agrupamento de Escolas X. Os participantes são 4 alunos, intencionalmente selecionados, dado beneficiarem desta medida de suporte à aprendizagem e à inclusão, os respetivos pais/encarregados de educação, diretores de turma destes tutorados e a coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e da Educação Especial do Agrupamento. A investigação organiza-se de acordo com a metodologia qualitativa (estudo de caso). Estamos perante um tipo de estudo exploratório, observacional, descritivo e transversal. A partir do problema e dos objetivos definidos apresentamos uma determinada visão da temática, na base da fundamentação teórico-conceptual, metodologia e procedimentos de recolha e tratamento de dados. Para além disso, o estudo assume-se como naturalista, interpretativo e analítico. A nível empírico operacionalizamos uma pesquisa qualitativa, baseada no paradigma interpretativo, cujas técnicas de recolha de dados assentam, designadamente, na observação participante, entrevistas semiestruturadas, observação documental e registo de notas de campo. Primeiramente, implementámos, então, a recolha de dados com a aplicação das entrevistas, análise documental (com registos de notas de campo) e observação direta e participante das sessões de Apoio Tutorial (com recurso a notas de campo). Numa fase posterior, procedemos à análise de conteúdo das entrevistas, agrupando-se a informação relevante em categorias e subcategorias e efetuando, depois, a interpretação na base da triangulação destes dados com os obtidos nos diferentes registos de notas de campo. Os dados obtidos permitiram-nos concluir que a escola, enquanto espaço promotor de diferentes práticas, dá resposta a toda uma população bastante diversificada, recorrendo a um conjunto de estratégias, como é o caso do Apoio Tutorial. Perante os resultados pudemos compreender que a sua aplicação reforça diferentes áreas, mediante as necessidades de cada tutorando. A verificabilidade das perguntas de investigação possibilitou-nos confirmar que o Apoio Tutorial contribui no acesso ao currículo por parte destes alunos, concretizando-se o referido contributo numa compensação relacional dos discentes, que, por motivos diferenciados, experienciam diversos tipos de dificuldades ou perdas na relação com os outros e com o ambiente e processos de aprendizagem, para além de terem sido ou serem expostos a elevados níveis de adversidades e fragilidades. Assim, através da promoção de competências, sejam elas pessoais, sociais ou técnicas, este tipo de apoio assume-se como uma importante estratégia mediadora e habilitativa no acesso às aprendizagens significativas de cada tutorando, contribuindo para que todos e cada um de forma única, previamente definida e adaptada, cumpra o currículo para si definido, num efetivo exercício de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
- As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo pilotoPublication . Ferreira, Ana Isabel Nogueira; Ramalhete, Eunice Jacqueline Agostinho; Gil, Henrique; Almeida, Lídia; Barata, SusanaO grande desafio da Escola de hoje é dar resposta às necessidades dos alunos, passando pela fusão do sistema de ensino regular e do sistema de ensino especial. Inclusão é a palavra de ordem quando ouvimos falar em educação. As tecnologias de informação e comunicação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida de alunos com Necessidades Educativas Especiais, garantindo uma igualdade de oportunidades, que levará ao sucesso educativo. Conscientes de que a comunicação é fundamental na vida de qualquer ser, este artigo reflete uma abordagem de investigação de alunas do Mestrado do Curso de Ensino Especial no Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre a Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação, nomeadamente o Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Este estudo piloto teve lugar numa parceria entre a entidade formadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco. Neste estudo, procuramos analisar o efeito que produz a leitura de uma história adaptada no Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação e numa canção, comparada com a leitura da história analógica e avaliar a importância do livro adaptado no Sistema de Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação para a literacia de crianças de Necessidades Educativas Especiais. Pretendeu-se ainda verificar o impacto dos recursos digitais, aferindo a existência ou não de diferenças ao nível da motivação, curiosidade, compreensão por parte das crianças. Consideramos que o sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação, é um suporte tecnológico que contribui para o desenvolvimento de competências comunicativas, desenvolvimento da linguagem e da literacia, minimizando as barreiras de comunicação e beneficiando as crianças com necessidades educativas especiais, com uma maior e melhor interação social.