Browsing by Author "Lercas, Afonso Jorge Vicente"
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- Academic performance evaluation depending of the oriented exercise volume and body coordination quocient on 1st cycle childrenPublication . Batista, Marco; Lercas, Afonso Jorge Vicente; Ferreira, Denise Alexandra Monteiro; Taborda, Bruno Gonçalo Fernandes; Faustino, AntónioEste estudo tem como objetivo analisar se o nível de coordenação motora tem efeitos positivos sobre o rendimento académico nas crianças, nomeadamente na disciplina de português e de matemática, bem como no rendimento académico. A amostra foi composta por 156 crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, dos quais 53.8% são do género masculino (n=84) e 46.2% do feminino (n=72). Todos os alunos envolvidos no estudo participam nas aulas de Educação Física, portanto têm pelo menos 60 minutos de prática semanal orientada, mas 15.4% praticam ainda mais uma modalidade na escola, mais concretamente Ballet e/ou Judo sendo o tempo de prática máximo na escola de 150±29.49 minutos semanais. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se a bateria de testes de Körperkoordination Test für Kinder (KTK) de Kiphard e Schilling (1974) e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciam que quanto maior o tempo de exercício físico orientado, mais elevada é a Classificação de Coordenação Corporal KTK, que promove um aumento positivo na avaliação de Português e Matemática, assim como no rendimento académico.
- Attention in physical education classes: differences between colletive sportsPublication . Santos, Jorge; Petrica, João; Serrano, João; Batista, Marco; Honório, Samuel; Lercas, Afonso Jorge Vicente; Maia, LuisAttention is considered an important mediator variable in the teaching / learning process, because of that, the scientific community made several investigations in order to understand what students are thinking, what strategies are best to captivate their attention and the type of instructions and/or feedback to develop students’ performance in achieving motor skills. In this research we tried to find differences in attentional profiles, of students during the practice of football and basketball at different moments of a Physical Education class. The sample consists of 156 students of both genders (84 females and 72 males), between 12 and 16 years old ( of 3rd Primary School (7th, 8th and 9th grade) to which a questionnaire was applied, ATEST- EF (Petrica 2010). Questionnaire which students had to point out what they were thinking at certain time of the Physical Education class. This was applied in team sports (football and basketball). In descriptive terms we found that students are in general aware of the task, information and behavior, and there are a few differences between the percentages between them, but from the test Chi_Square we found no statistical differences between the different moments of the Physical Education class. We concluded that, in this sample we didn’t verified the importance of attention and students focus in the different moments of team sport’s practice
- Gestão do tempo de aula e comportamentos de ensino – comparação entre judo regular e judo adaptadoPublication . Batista, Marco; Lercas, Afonso Jorge Vicente; Ferreira, Denise Alexandra Monteiro; Taborda, Bruno Gonçalo Fernandes; Petrica, JoãoEsta investigação tem como objetivo analisar e comparar os tempos de gestão de aula e os diversos comportamentos do treinador nos treinos de judo regular e judo adaptado. O treinador que foi observado era responsável por ambas as aulas, pelo que fomos averiguar se existiam diferenças no seu comportamento tendo em conta o tipo de indivíduos que constituíam os seus grupos de trabalho. Utilizámos o sistema de observação de Pieron, com incidência nas variáveis de gestão do tempo de aula e comportamentos de ensino. Devido à grande importância dos feedbacks para o desenvolvimento da prestação dos indivíduos foi realizada uma análise multidimensional dos mesmos, tendo em conta as várias variáveis definidas (Número de Feedbacks emitidos, Taxa e Frequência, Objetivo, Forma, Direção, Momento e Contexto). Os resultados evidenciaram que o treinador de judo não difere significativamente na sua intervenção comportamental nos dois contextos. Aparentemente o treinador de judo revelou um cuidado pedagógico face ao coletivo de judo adaptado, nomeadamente nos comportamentos de ensino e na análise multidimensional do feedback.
- Motivação autodeterminada e satisfação com a vida de atletas de desportos coletivos – estudo comparativo entre desporto adaptado e desporto regularPublication . Lercas, Afonso Jorge Vicente; Batista, Marco Alexandre da SilvaA prática desportiva proporciona benefícios não só físicos, mas também psicológicos e sociais. Atualmente sabemos que a motivação pode ser potenciadora no desempenho desportivo, e variáveis como as necessidades psicológicas básicas são de grande importância. No caso do Desporto Adaptado esta temática é ainda muito escassa e nesse sentido vamos no presente estudo avaliar e comparar a Motivação Autodeterminada, as Necessidades Psicológicas Básicas, a Satisfação com a Vida e os Afetos, entre os atletas do Desporto Adaptado e do Desporto Regular, nas modalidades de Andebol e Basquetebol. Participaram nesta investigação 183 atletas (N=183) de quatro modalidades diferentes, dos quais 80 são atletas de desporto adaptado e os restantes 103 são atletas de desporto regular. Dos 183 atletas participantes, 155 (84.7%) são do género masculino e 28 (15.3%) são do género feminino, as idades dos atletas de desporto adaptado estão compreendidas entre os 16 e os 69 anos (𝑥̅=38; DP=11.47) e de Desporto Regular entre os 14 e os 56 anos (𝑥̅= 21; DP=7.32). Utilizámos quatro questionários que avaliam as variáveis que pretendemos, são eles: Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ), Basic Psychological Needs Exercise Scale (BPNES), Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS). Os resultados que obtivemos a partir da análise descritiva e inferencial, mostram valores médios superiores nos atletas de Desporto Adaptado comparativamente ao Desporto Regular nas variáveis da motivação autónoma, motivação controlada, necessidades psicológicas básicas e afetos positivos, em oposição, no Desporto Regular, nas variáveis da amotivação, satisfação com a vida e afetos negativos. Os nossos resultados foram abonatórios de que a prática desportiva tem efeito positivo significativo sobre a satisfação com a vida em atletas do desporto regular, que têm mais horas de prática semanal do que os atletas de desporto adaptado. Corroborámos os pressupostos da Teoria da Audeterminação, com a correlação positiva significativa obtida no desporto adaptado, entre a motivação autónoma e as constituintes das necessidades psicológicas básicas, bem como a satisfação com a vida e os afetos positivos. Observámos que as necessidades psicológicas básicas e os afetos positivos se mostraram bonspreditores da satisfação com a vida em atletas do desporto adaptado. Ao nível da magnitude do efeito da prática de desporto adaptado, o número de anos de prática mostrou um efeito reduzido a moderado nas variáveis em análise.
- Practice motivation and life satisfaction of athletes of team sports: Comparative study between adapted and regular sportPublication . Batista, Marco; Lercas, Afonso Jorge Vicente; Santos, Jorge; Honório, Samuel; Serrano, João; Petrica, JoãoIntroduction: Sports practice provides not only physical but also psychological and social benefits. Objective: The subject of Adapted Sport is still very scarce and according to that in this study we evaluated and compared Self-Determined Motivation, Basic Psychological Needs, Life Satisfaction and Affects among Athletes of Adapted Sport and Regular Sport, in Handball and Basketball. Methodology: A total of 183 athletes (N = 183) participated in which 80 were athletes of adapted sports and the remaining 103 were regular athletes, aged between 16 and 69. We used four questionnaires that evaluate the variables described: Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ), Basic Psychological Needs Exercise Scale (BPNES), Life Satisfaction Scale (SWLS) and Positive and Negative Affects Schedule (PANAS). Results: Our results were positive that sports practice has a significant positive effect on life satisfaction in regular athletes, who have more hours of weekly practice than athletes in adapted sports. We have proved the Auto-determination Theory, with the positive correlation obtained in the adapted sport athlete’s, between the autonomous motivation and the basic psychological needs, as well as the life satisfaction and the positive affections. We observed that basic psychological needs and positive affects were good predictors of life satisfaction in athletes of adapted sport. In terms of size effect magnitude of adapted sport practice, the number of years of practice showed a reduced to moderate effect in the variables under analysis.