Browsing by Author "Mateus, Rute Isabel Caldeira"
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- A aplicação digital WheelDecide e suas potencialidades educativas : resultados de uma investigação no 1.º CEBPublication . Gil, Henrique; Mateus, Rute Isabel CaldeiraAs tecnologias digitais apresentam um papel relevante nas escolas contribuindo para a promoção de diferentes contextos de ensino e de aprendizagem. A aplicação digital WheelDecide apresenta diversas finalidades a nível educativo apesar de poder ‘apenas’ ser encarada como uma roleta convencional. É uma roleta temática de conteúdos que pode ser personalizada e, por essa razão, pode incluir conteúdos de todas as áreas do conhecimento do 1.º CEB o que lhe permite ser explorada de acordo com as necessidades e especificidades dos alunos. De modo a compreender se a WheelDecide promove melhores aprendizagens nos alunos realizámos uma investigação de natureza qualitativa, optando pela investigação-ação, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Foram implementadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta/participante, notas de campo, entrevistas semiestruturadas à professora titular e a duas docentes do 1.º CEB e a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação. Nas primeiras sessões práticas a roleta de conteúdos foi elaborada pela professora. Numa fase posterior, foram os alunos que construíram as suas próprias roletas de conteúdos o que fez com que fossem os alunos a decidirem quais os conteúdos a envolver, quais as perguntas a apresentar, o que obrigou a que os alunos dominassem os conteúdos envolvidos. Através destas atividades foi possível averiguar que a aplicação digital WheelDecide promove melhores aprendizagens num contexto de trabalho colaborativo no âmbito do processo de avaliação formativa. Foi possível constatar que as aprendizagens realizadas recorrendo à utilização da aplicação digital foram facilitadas e despertaram o interesse dos alunos. Tendo em consideração a triangulação de dados das sessões práticas e da análise de conteúdo às entrevistas realizadas às professoras do 1.º CEB e ao tratamento de dados dos inquéritos por questionário aplicados aos pais dos alunos, houve um largo consenso de que se devem utilizar recursos digitais em contexto de sala de aula, porque os alunos se mostram mais envolvidos nas suas aprendizagens. Para além das potencialidades já identificadas, é importante realçar-se a fase de elaboração da roleta de conteúdos pelos alunos, que os ‘obrigou’ a discutirem entre si quais os conteúdos a envolver. Ao mesmo tempo, implementou-se uma avaliação formativa, no sentido de se averiguar o que estava mais ou menos consolidado em termos de aprendizagens.
- Contributions and potential of the WheelDecide digital application in a Basic Education classPublication . Gil, Henrique; Mateus, Rute Isabel CaldeiraCurrently, Information and Communication Technologies (ICT) are found in practically all areas of activity and are of essential importance, and therefore, schools are no exception. The internship report aimed to investigate whether the WheelDecide digital application can promote collaborative work and the formative assessment process. To understand this issue, we carried out a qualitative investigation, opting for action research within the scope of Supervised Teaching Practice in Basic Education, in a 2nd year school class, with 21 students. In accordance with the selected methodology, direct/participant observation, field notes, semi-structured interviews with the class teacher and two teachers who teach at the 1st CEB, the application of questionnaire surveys for guardians and photographic records. During the investigation, five intervention sessions were developed, and during the process, different opinions were collected, which allowedtriangulation of the data obtained, determining that using WheelDecide can promote collaborative work and create opportunities to carry out evaluation. formative. In this sense and considering the data analysis from semi-structured interviews, we found that teachers consider this resource to have potential, capable of providing significant learning. In the opinion of those in charge of education, it is possible to see that the use of this digital resource can trigger better learning, creating a more motivating environment, even though the presence and supervision of the teacher is not dispensable. After triangulating the data obtained, the importance of using this resource to create innovative contexts that provide more meaningful learning is recognized.
- Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEBPublication . Gil, Henrique; Mateus, Rute Isabel CaldeiraAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na pre sente sociedade, e, a escola não é exceção. Deste modo pretendeu-se investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. Realizámos uma investigação de natureza qualitativa numa turma de 2.º ano de escolaridade. Na investigação foram desenvolvidas sessões de intervenção e recolhidas opiniões que permitiram triangular os dados, apurando-se que a WheelDecide promove o trabalho colaborativo e cria oportunidades para se proceder à avaliação formativa.
- Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEBPublication . Gil, Henrique; Mateus, Rute Isabel CaldeiraNa atualidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se em praticamente todas as áreas de atividade e têm uma importância imprescindível, e assim sendo, a escola não é exceção. O relatório de estágio teve como objetivo investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. De modo a compreender esta questão realizámos uma investigação de natureza qualitativa, optando pela investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com 21 alunos. De acordo com a metodologia selecionada foram utilizadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta/participante, as notas de campo, as entrevistas semiestruturadas à professora titular da turma e a duas docentes que lecionam no 1.º CEB, a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação e o registo fotográfico. No decurso da investigação foram desenvolvidas cinco sessões de intervenção e no decorrer do processo foram recolhidas as diversas opiniões que permitiram realizar a triangulação dos dados obtidos, apurando-se que a utilização a WheelDecide consegue promover o trabalho colaborativo e criar oportunidades para se proceder à avaliação formativa. Neste sentido e tendo em consideração a análise de dados das entrevistas semiestruturadas constatamos que as docentes consideram este recurso com potencialidades, capaz de proporcionar aprendizagens significativas. Já na opinião dos encarregados de educação é possível perceber que a utilização deste recurso digital pode desencadear melhores aprendizagens, criando um ambiente mais motivador, ainda que não seja dispensável a presença e supervisão do professor. Após a triangulação dos dados obtidos é reconhecida a importância da utilização deste recurso pela criação de contextos inovadores que proporcionam aprendizagens mais significativas.
- Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEB: Uma investigação na Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Mateus, Rute Isabel Caldeira; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraNa atualidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se em praticamente todas as áreas de atividade e têm uma importância imprescindível, e assim sendo, a escola não é exceção. Estas tecnologias digitais apresentam um papel relevante nas escolas contribuindo para diversas formas de aprendizagem. De um modo geral, as TIC constituem um fator de motivação para os alunos. O relatório de estágio teve como objetivo investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. De modo a compreender esta questão realizámos uma investigação de natureza qualitativa, optando pela investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e um alunos. De acordo com a metodologia selecionada foram utilizadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta/participante, as notas de campo, as entrevistas semiestruturadas à professora titular da turma e a duas docentes que lecionam no 1.º CEB, a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação e o registo fotográfico. No decurso da investigação foram desenvolvidas cinco sessões de intervenção e no decorrer do processo foram recolhidas as diversas opiniões que permitiram realizar a triangulação dos dados obtidos, apurando-se que a utilização da aplicação digital WheelDecide consegue promover o trabalho colaborativo e criar oportunidades para se proceder à avaliação formativa. Este recurso revelou-se uma mais-valia pela promoção de maiores níveis de motivação e interesse. Nas sessões desenvolvidas foram proporcionados contextos educativos lúdicos e oportunidade de aquisição de competências digitais por parte dos alunos. Através deste estudo foi possível constatar que a aplicação digital WheelDecide permite desencadear ambientes de aprendizagem mais motivadores para os alunos. Neste sentido e tendo em consideração a análise de dados das entrevistas semiestruturadas constatamos que as docentes consideram este recurso com potencialidades, capaz de proporcionar aprendizagens significativas. Já na opinião dos encarregados de educação e tendo em conta os inquéritos por questionário realizados aos mesmos é possível perceber que a utilização deste recurso digital pode desencadear melhores aprendizagens, criando um ambiente mais motivador, ainda que não seja dispensável a presença e supervisão do professor. Pela perspetiva da orientadora cooperante que vivenciou toda a dinâmica e todo o processo é reconhecida a importância da utilização deste recurso pela criação de contextos inovadores que proporcionam aprendizagens mais significativas.