IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 133
Results Per Page
Sort Options
- Plano de desenvolvimento estratégico de Vila Velha de RódãoPublication . Almeida, C.A.M.; Castela, Ana Paula; Garcia, Ana Rita; Ramos, George; Quinta-Nova, L.C.; Filipe, Sara Brito; Santos, D.O presente trabalho tem como objectivo principal a realização de uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento para o concelho de Vila Velha de Ródão e a eventual correcção dos princípios orientadores para a coordenação das políticas a seguir.
- Contribuição para o estudo da ecologia e da conservação de Asphodelus bento-rainhae P. SilvaPublication . Esteves, Maria de Lurdes; Almeida, José Pedro Pestana Fragoso de; Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão GuerreiroAsphodelus bento-rainhae P.Silva é uma espécie de Liliaceae endémica da vertente norte da Serra da Gardunha (Fundão). Atendendo à sua reduzida distribuição geográfica e ao facto de ser considerada uma espécie ameaçada é fundamental o conhecimento detalhado dos factores ecológicos que condicionam a sua distribuição e abundância. Os objectivos deste trabalho são, assim, a determinação da densidade total e da densidade de plantas em floração em diversos tipos de habitat em função de vários parâmetros ecológicos. Pretende-se com estes dados contribuir para que a gestão dos habitats possa ser efectuada de forma a compatibilizar os usos do solo com a conservação da espécie. Este aspecto é particularmente importante visto que se assiste actualmente a uma alteração dos usos agro-florestais da zona, nomeadamente o incremento de áreas de cerejal. Foram realizadas contagens do número de plantas em 648 parcelas de 1 m2 procurando abarcar os diversos habitats e situações ecológicas onde ocorre A. bento-rainhae. Através do modelo de regressão de Poisson, pelo método da quasi-verosimilhança, foi possível identificar as variáveis ambientais estatisticamente significativas no valor médio de densidade de A. bento-rainhae. Para determinar, de forma precisa, o modo como cada uma das variáveis anteriormente identificadas influencia a densidade, recorreu-se à realização de testes não paramétricos. Concluiu-se que as variáveis determinantes na densidade da espécie foram o tipo de habitat e o respectivo grau de cobertura. A maior densidade total da espécie (5,09) verificou-se em habitats pouco abertos (bosque de castanheiro e bosque de pinheiro, e orlas de bosque), enquanto que a densidade de floração foi significativamente superior (0,91) em habitats de menor grau de cobertura (orlas de cerejal, cerejal sem intervenção, orlas de bosque e matos). Parece, além disso, possível a compatibilização dos pomares de cerejeiras com a conservação de A. bento-rainhae.
- PBIRROL : modelo de crescimento e produção para os povoamentos de pinheiro bravo de estrutura irregular do concelho de OleirosPublication . Alegria, C.M.M.Os modelos de crescimento e produção apresentam-se atualmente, como das principais ferramentas para o ordenamento e gestão da floresta. Alguns dos usos mais importantes dos modelos incluem a capacidade de predizer a produção futura e de explorar as opções de intervenção silvícola.
- Modelos para a predição de volumes do pinheiro bravo na região de Castelo BrancoPublication . Alegria, C.M.M.O volume da árvore e consequentemente o volume dos povoamentos são variáveis cujo conhecimento é vital para a comercialização do lenho da árvore. O preço da venda da madeira de pinheiro bravo varia consoante a sua utilização e o local da venda.
- Contributo para a gestão das relações entre a cultura da cerejeira e a conservação de Asphodelus bento-rainhae na Serra da GardunhaPublication . Rodrigues, Isabel Maria; Dentinho, Tomás Lopes Cavalheiro Ponce; Silva, José Luís CoelhoNa vertente norte da Serra da Gardunha (concelho do Fundão), Beira Interior há um conflito latente entre os interesses que visam a conservação da Natureza, de onde se destaca a protecção do endemismo Asphodelus bento-rainhae P. Silva, e o incremento da actividade agrária (área de propriedade privada) relacionada com a cultura da cerejeira (Prunus avium L.) que tem grande interesse socioeconómico para a região. O objectivo do presente estudo foi conhecer o trade-off entre a produção de cereja (t/ha) e a área ocupada na parcela por Asphodelus bento-rainhae (%) de modo a garantir uma ocupação do território que permita manter o equilíbrio entre o desenvolvimento das actividades económicas e a conservação dos recursos naturais. Foi utilizada informação relacionada com as parcelas de cerejeira, nas freguesias onde ocorre a distribuição de Asphodelus bento-rainhae, e que recebem apoio técnico em protecção integrada na cultura de cerejeira. O recurso a técnicas de análise multivariada, nomeadamente a análise de clusters e a análise de regressão linear múltipla, possibilitou a identificação das variáveis que influenciam a produção de cereja e a presença de Asphodelus bento-rainhae. A variável de maneio relacionada com a eliminação do revestimento com vegetação espontânea nos taludes entre os socalcos dos pomares, distinguiu-se do conjunto das variáveis utilizadas. Se o maneio do revestimento nos taludes for feito por corte há um aumento na área ocupada por Asphodelus bento-rainhae, e uma diminuição na produção de cereja. A utilização de outras alternativas para a eliminação do revestimento nos taludes, como seja a utilização de herbicida ou o corte associado à aplicação de herbicida, irá promover o aumento da produção de cereja e a diminuição da presença de Asphodelus bento-rainhae.
- Sebenta de Matemática AplicadaPublication . Dionísio, Rogério PaisO texto de apoio apresentado nos capítulos subsequentes consiste na compilação de notas de aulas dos anos anteriores e numa renovação da Sebenta de Matemática Aplicada produzida pelos Professores Teresa Rodrigues e Gabriel Pires. Este texto, além da reformulação do aspecto gráfico, apresenta ainda alguns desenvolvimentos de matérias que podem ser encontradas, em maior detalhe, na bibliografia indicada no fim da sebenta. Pretende-se assim, dotar os alunos de uma ferramenta de estudo que permita um contacto inicial com o conteúdo programático da disciplina de Matemática Aplicada sem necessidade de recolha de elementos parcelares. É obvio que o recurso à bibliografia complementar é imperioso.
- O estado da arte em ecologia da paisagem : resumosPublication . Quinta-Nova, L.C.; Delgado, F.M.G.; Caldeira, Raquel; Rodrigues, Isabel Maria; Oliveira, Maria do RosárioContém os resumos das comunicações e pósteres apresentados durante o evento.
- Percursos profissionais dos licenciados do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Batista, Ricardo Filipe Gonçalves; Tavares, António Fernando FreitasO ensino superior não só em Portugal como também noutros países deve ter especial atenção a várias determinantes que se revestem de extrema importância aquando da sua avaliação. Nos últimos anos muitos têm sido os debates em torno da empregabilidade e da ligação entre o sistema de ensino superior e o mercado de trabalho. Se por um lado se refere que as taxas de desemprego entre os licenciados são altas, por outro refere-se que Portugal deve aumentar o seu número de licenciados. A tutela já por várias vezes mencionou que conhecer os percursos profissionais dos licenciados é de extrema importância e deverá ser do conhecimento de toda a sociedade. Analisar os percursos profissionais dos licenciados do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) dos anos de 2001/2002, 2002/2003 e 2003/2004 pode trazer inúmeras vantagens quer para os órgãos de gestão do IPCB, quer para os futuros alunos, assim como para as famílias. Através da utilização do inquérito por questionário foram inquiridos via postal 1303 licenciados das seis escolas do IPCB. Do total de questionários enviados, foram devolvidos 31 e foram respondidos 468, o que representa uma taxa de resposta de 37%. Este trabalho permitiu obter feedback em relação à colocação no mercado de trabalho dos diplomados do Instituto Politécnico de Castelo Branco, assim como permitiu avaliar a imagem com que esses diplomados ficaram da Instituição que lhes conferiu o grau. Em termos gerais concluiu-se que à data de resposta ao questionário 83% dos diplomados encontrava-se empregado, sendo que os diplomados de Enfermagem são os que apresentam uma taxa de empregabilidade de 100%. Em média, os diplomados em análise demoraram entre 1 a 3 meses a encontrar o 1.º emprego, sendo que em Enfermagem na sua maioria demoraram menos de 1 mês. Do total de inquiridos, 22% desenvolve uma actividade profissional secundária com o objectivo de obter mais rendimentos. Em relação ao género verifica-se que aos diplomados do sexo masculino se apresentam melhores condições em termos de colocação no mercado de trabalho e em retrospectiva, a maioria dos inquiridos, se pudesse voltar atrás, escolheria o mesmo curso e a mesma instituição.