Browsing by Issue Date, starting with "2010-"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Vehicular delay-tolerant networks: an introductionPublication . Rodrigues, Joel; Soares, V.N.G.J.
- The Bologna process in the context of teacher education: a model analysisPublication . Pereira, CristinaTeachers and pre-school teachers’ education appears as a vital strategic issue to operate changes of different kinds in education and, consequently, on concepts about the profession and teachers’ professionalism. The present legislation concerning Professional Qualifications for Teaching (Law n.4372007) was created in the context of the Higher Education reorganization according to the Bologna Process. By situating the professional qualification of pre-school teachers and primary school teachers at the second cycle level (Master’s), this law may contribute to reinforce the recognition of these actors’ importance in the promotion of quality development, which is so necessary in the Portuguese society, and necessarily refers to the need of a demanding, qualitative initial teacher education. Another crucial aspect in this law relates to the possibility of extending teachers’ practice into two basic education cycles. Having this context as background, the present communication intends to present and analyse some of the foundations of the curriculum organization for the Master’s Cycle in Pre-School and Primary School Education from the Castelo Branco School of Education, giving special attention to the integration of educational research methodologies in supervised teaching practice. We conclude with the presentation and analysis of the results obtained in the experimental version of questionnaire “Concepções sobre Processos Investigativos e Prática Docente” (Concepts on Research Processes and Teaching Practice) to the master’ students.
- Oportunidades, estrangulamentos e impactos no cenário da globalizaçãoPublication . Martins, Ernesto CandeiasApresentamos nossa visão de entendimento da globalização, a qual constitui uma fonte de oportunidades. Nessa abordagem propomos os seguintes objectivos: a ideia comum de globalização, concretizando os ganhos nas actividades locais (regulação e localização); as propostas de Castells sobre o novo papel do Estado (eficácia); a segurança ambiental; a crise da identidade social e pessoal e, ainda, o conserva-dorismo optimista de Porter sobre a cooperação e competição; a realidade das exclusões resultante da sociedade global e a cultura da transformação na sociedade da informação.
- Percepções de alunos do ensino superior português sobre a influência da ciência e da tecnologia na sociedade-um estudo integrado no projecto PIEARCTSPublication . Figueiredo, Margarida; Paixão, FátimaNeste trabalho apresenta-se um estudo sobre o modo como os estudantes do Ensino Superior em Portugal percepcionam, durante a sua formação académica de nível superior, a influência que a Ciência e a Tecnologia têm na Sociedade. A amostra total incluiu 347 estudantes que responderam a uma das formas do Questionário de Atitudes sobre Ciência Tecnologia e Sociedade (COCTS). Analisam-se em particular os resultados obtidos nas questões em que se avaliam as opiniões dos estudantes sobre a responsabilidade social da Ciência e da Tecnologia e sobre o seu contributo para a resolução de problemas e promoção do bem-estar económico.
- A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (Séc. XIX-XX)Publication . Martins, Ernesto CandeiasO autor aborda a questão da infância pobre, marginalizada, abandonada e delinquente, centralizando-se nas suas imagens e/ou representações e, consequentemente, da sua ‘não educação’ (aspecto material). Trata-se de uma temática que se insere na história da infância inadaptada (vertente cronológica), na história da criança (vertente categorial), na história da assistência educativa (vertente pedagógica) e na etnografia da infância marginalizada (vertente antropológica e sociológica). A partir dessas imagens será possível estruturar as suas histórias de vida, o seu quotidiano, as suas aprendizagens, os seus percursos, etc. Metodologicamente seleccionaram- se alguns textos (discursos e narrações numa perspectiva educativa e cultural) de periódicos (jornais e revistas) e de literatura infantil, que deram um conhecimento dessa infância e da prática do seu abandono e marginalização.
- A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (séc. XIX-XX)Publication . Martins, Ernesto CandeiasO autor aborda a questão da infância pobre, marginalizada, abandonada e delinquente, centralizando-se nas suas imagens e/ou representações e, consequentemente, da sua ‘não educação’ (aspecto material), trata-se de uma temática que se insere na história da infância inadaptada (vertente cronológica), na história da criança (vertente categoria), na história da assistência educativa (vertente pedagógica) e na etnografia da infância marginalizada (vertente antropológica e sociológica). A partir dessas imagens será possível estruturar as suas histórias de vida, o seu quotidiano, as suas aprendizagens, os seus percursos, etc. Metodologicamente seleccionaram-se alguns textos (discursos e narrações numa perspectiva educativa e cultural) de periódicos (jornais e revistas) e de literatura infantil, que deram um conhecimento dessa infância e da prática do seu abandono e marginalização.
- O educador social P.e Joaquim Alves Brás e a obra de Santa ZitaPublication . Martins, Ernesto CandeiasA presente investigação historico-descritiva e documental sobre a Obra de Santa Zita, do seu fundador (Joaquim Alves Brás) expresso nas suas ações e pensamento, pretende valorizar a “criada de servir” ou empregada doméstica desde o Estado Novo. Esta preocupação social e humana pelas empregadas domésticas, pretende dignificar pessoal e socioprofissional, do papel destas pessoas no trabalho no seio da familia portuguesa. Esta obra, com as suas instituições e valências, foram promovendo a mulher no seu trabalho doméstico, no âmbito, axiológico e de cooperação com a família empregadora. O autor historiográficamente analisou o espólio documental da Obra e do seu fundador, desde 1932, as politicas sociais existentes na época e outras fontes, avulso sobre os serviços da mulher ao nivel doméstico e familiar. O processo Reurístico do estudo teve varias fases: a do levantamento e tipificação documental e arquivístico, a análise de conteúdo aos documentos, revitas e imprensa, etc.; e a outa fase a de trabalho de campo com entrevistas as cooperadoras e pessoas contemporâneas ao fundador.
- (In)exclusão dos menores delinquentes portugueses (política jurídico-social no Estádo Novo – 1926-1974)Publication . Martins, Ernesto CandeiasO quadro dos serviços que mais directamente interessam a um país estão, indubitavelmente, o da protecção e prevenção do Estado à infância desvalida, marginalizada e delinquente, através de instituições e serviços oficiais que exerçam uma eficaz e constante vigilância em ordem a impedir a propagação de desvios e comportamentos anti-sociais. Em geral, segundo o autor, esses serviços envolvem toda uma obra de administração, incidindo nos fundamentos mesmos da sociedade e constituindo um âmbito importante da assistência pública. Para Martins a preservação das crianças contra os perigos morais e delitivos desdobrou-se no âmbito do direito penal (jurídico-penal), pelo problema da responsabilidade dos menores (discernimento) e ao âmbito da assistência social e educativa de corrigir e educar esses menores. Esses serviços aos menores e, também, aos adultos, só na 1ª República (1910-1926) logrou ter uma organização adequada à imediata e necessária intervenção (preventiva e correccional) que ao Estado incumbe, que desde os séculos XV e XVI esteve confiado a instituições de índole particular ou religiosa e a movimentos filantrópicos, que criaram instituições ou associações para assistir, amparar, acolher e educar muitos colectivos desprotegidos socialmente, destacando-se a infância desvalida e vadia. Este esforço foi acompanhado pela difusão do ensino popular com a abertura de aulas e escolas nocturnas para aprendizes e trabalhadores. Segundo Ernesto ao nível historiográfico os anuários das câmaras municipais, as memórias de higienistas, médicos (pediatras, psiquiatras), os boletins de associações assistenciais, profilaxia e de puericultura, aos dados demográficos, às publicações de pedagogia e outras obras de relevância médico-pedagógica e, ainda, a própria imprensa, insistem nas problemáticas sociais que implicava o processo de urbanização (concentrado nos centro urbanos) e de industrialização. Os efeitos sociais desses fenómenos, associado à imoralidade, à promiscuidade, miséria, actos delitivos e aumento de desviações sociais na infância, são vistos como situações de insegurança (económica, política, social) que obrigou ao trabalho e exploração infantil e juvenil e a consequente marginalização social e delinquência.
- A reforma educativa de 1973 no declinar do período marcelista portuguêsPublication . Martins, Ernesto CandeiasAs políticas educacionais do Estado Novo em Portugal tiveram diversos efeitos, segundo o autor, nos vários sectores do ensino, por exemplo, as Escolas do Magistério, de formação de professores primários, foram encerradas em 1936 (reabertas em 1942) alegando-se que um programa de formação de professores centrado em “objectivos pedagógicos” era uma perda de tempo, dinheiro e inteligência. É bem demonstrativo o fato dos currículos dos Magistérios terem sido aprovados em 1943 (Decreto Lei nº 52629), o que no dizer de Filomena Mónica (1978) “a escola salazarista pretendia modelar as crianças em vez de educá-las”. Com o afastamento de Salazar do governo (1968) e a nomeação de Marcelo Caetano como seu substituto, surge em 1973, uma reforma educativa, algo inovadora na época, designada por “Reforma de Veiga Simão”. Discutir com profundidade teórica esta Reforma no período Marcelista Português é o objectivo do autor.
- The student attention in physical education classesPublication . Petrica, JoãoIn the direction to look for a better Knowing of the teaching process, to the level of that we cannot see: the thought, and particulary, the thought of those to which the learning concerns, we direct our study for the attention of the pupils. In fact, it seems not to be doubt that, in education, if the pupils will not be with attention to what they are doing, their learning will leave inevitably compromised. The basic purpose of this research was to know what students were thinking during Physical Education Classes. For data collection we used an instrument with a single question of closed and alternative reply, so that it could be filled in the fastest way. The questionnaire was applied to a large group of 10-13 years old pupils, in the classes observed to pré-service physical Education Teachers. The analysis of the questionnaires allowed us to get a global image of this aspect of the thought of the pupils, to be able to represent the profile of their attention in the lessons of the human movement.
