ESECB - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESECB - Escola Superior de Educação by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB com a plataforma digital «Code.org»Publication . Matos, Carina; Gil, Henrique; Silveira, PauloNum contexto educativo cada vez mais mediado pelas tecnologias, é essencial desenvolver, desde cedo, competências para uma participação crítica na sociedade digital. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação-ação com 26 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, orientada para o desenvolvimento do Pensamento Computacional articulado com os conteúdos curriculares, recorrendo à plataforma «Code.org». Neste estudo, a programação foi utilizada como meio pedagógico para exercitar competências do PC. A intervenção estruturou-se em três fases sequenciais, integrando atividades de Matemática, Português e Estudo do Meio, combinadas com desafios de programação visual. A recolha de dados, de natureza mista, incluiu um Teste de Pensamento Computacional, questionários, entrevistas, focus group e observação participante. A triangulação (análise estatística e análise de conteúdo) permitiu avaliar resultados e o processo de ensino e aprendizagem, revelando melhorias nas competências de sequenciação, decomposição, abstração, definição de algoritmos, repetição e reconhecimento de padrões, bem como desenvolvimento na capacidade de resolução de problemas, motivação para a aprendizagem, trabalho em equipa e criatividade. Os resultados sustentam a relevância da integração intencional do PC e do «Code.org» no currículo como estratégia pedagógica para responder aos desafios da digitalização do ensino.
- Effects of lower limb power, aerobic capacity and hand grip strength on the technical efficiency of young tennis playersPublication . Honório, Samuel; Santos, Jorge; Serrano, João; Rebelo, Miguel; Semião, Pedro; Vitorino, Diogo; Groflin, Yannick; Fernandes, Helder Miguel; Vaz, Luís; Silva, Ana Filipa; Thomas, Ewan; Kramperova, Veronika; Batista, Marco; SamuelIntroduction: Tennis is a sport with no time limit. This can result in matches lasting less than an hour or up to five hours. This variability requires that high-competition tennis athletes be trained both at an anaerobic level for better performance, and at an aerobic level, to help with recovery between points, during the game. Methods: This cross-sectional study intended to analyse how lower limb power, aerobic capacity and hand grip strength influences the technical efficiency of tennis players. Training among young tennis players provides a positive and crucial role in building technique effectiveness, so early but convenient and adapted preparations through training play an essential role in helping these young players to improve their skills in this game. Twenty-six athletes, aged between 8 and 16 (M=11.26±2.25), 18 males (69.2%) and 8 females (30.8%) were included. They performed the Hand-Grip strength test, the aerobic capacity was tested via one-mile (1609 meters) test. For technical efficiency, they performed 50 right and 50 left shots, checking which ones reached the area inside and outside the tennis court and the leg power capacity through the Chronojump system. Non-parametric tests were applied, Mann-Whitney, Wilcoxon and Kruskal-Wallis and also Rho Spearman correlations between variables. Results: Comparisons between level of training (p≤0.02) and years of practice (p≤0.04) revealed that all the variables had a direct and positive influence on the technical efficiency of these tennis players. As for correlation results, all independent variables have a strong correlation with tennis technical efficiency (0.480 to 0.736). Conclusions: Findings suggest that higher physical fitness capacities are associated with greater technical efficiency.
- Hábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didáticoPublication . Marques, Alexandra; Ingrês, Sónia; Rodrigues, Teresa; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas na educação pré-escolar é crucial para o sucesso académico e particularmente desafiante para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este estudo investiga o impacto da aplicação digital Hábil uma ferramenta educativa no nível de envolvimento de uma criança com PEA em atividades educativas. Através de um estudo de caso e da aplicação da Escala de Envolvimento de Laevers, foram analisados quatro momentos distintos de utilização da aplicação para avaliar a participação ativa da criança. Os resultados indicam que o uso de tecnologia adaptada às necessidades específicas da criança aumenta significativamente o envolvimento e a aprendizagem significativa, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por recursos digitais. Este estudo destaca o potencial da aplicação Hábil como uma ferramenta eficaz no apoio à educação inclusiva na Educação Pré-Escolar.
