ESECB - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo das narrativas visuais para a aceitação da diversidade cultural – uma experiência com crianças do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Bartolomeu, Jéssica Diogo; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. A Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças de 3 anos de idade. A Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e incluiu a componente investigativa que tem como tema: “O Contributo das Narrativas Visuais para a Aceitação da Diversidade Cultural – uma Experiência com Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O tema de investigação surge como uma tentativa de resposta a uma preocupação pessoal face à crescente diversidade cultural nas escolas, pretendendo averiguar qual o contributo da Literatura para a Infância, em particular dos livros de imagens, na aceitação da diversidade cultural e na compreensão do conceito de identidade pessoal, durante a intervenção pedagógica e socialização ocorrida em contexto escolar. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática, não descurando a reflexão, que pretende identificar problemas e planear estratégias para os ultrapassar. Para tal, recolhemos dados através da observação participante com o auxílio de notas de campo, registos áudio e fotográfico, registos gráficos (guiões dos alunos) e debate. Por fim, para dar resposta aos objetivos da investigação, procedeu-se à análise dos dados recolhidos. Este Relatório apresenta-se como o fim de uma etapa preenchida por muitas aprendizagens e experiências que nos marcaram para a vida. A Prática Supervisionada ajudou-nos a crescer como profissionais mas também a nível pessoal.