ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Subject "1st CEB"
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- Análise da capacidade metacognitiva de alunos do 1º ciclo do ensino básico perante a resolução de problemas de lógica matemáticaPublication . Gomes, Susana Patrícia Marques da Silva; Afonso, Paulo José MartinsSendo este um relatório de estágio, concentram-se aqui os relatos das Práticas Supervisionadas realizadas no mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Básico. Este relatório também contempla a investigação realizada com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, acerca da capacidade metacognitiva perante a resolução de problemas de lógica matemática. O principal objetivo desta investigação foi descrever o nível metacognitivo dos alunos através da resolução de problemas de lógica matemática. Os respetivos objetivos específicos são: Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico ao contactarem inicialmente com problemas de lógica matemática. Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico após terem tido contacto com a resolução de vários problemas de lógica matemática. A metodologia adotada para a concretização desta investigação foi a investigação-ação, pois o professor recolheu a informação que necessita, analisou-a, assumiu o papel de modelo de modo a criar mudança e, por fim, voltou a recolher informações com a intenção de verificar se essas mudanças ocorreram ou não. A investigação foi realizada numa turma de 2º ano do 1º CEB, com um grupo de dez alunos. De modo a estudarmos duas tipologias diferentes de alunos, foram selecionados cinco alunos com um bom desempenho na área da Matemática e cinco alunos com um desempenho menos bom nesta área. Após o tratamento e análise dos dados, com base nas folhas de tarefa resolvidas, nas entrevistas orais e nos questionários aplicados verificámos o grupo A mostrou uma evolução positiva tanto na resolução escrita dos problemas como nos discursos metacognitivos, destacando-se as fases “execução do plano” e “verificação” do modelo de Polya. O mesmo não verificámos nos alunos do grupo B que mostraram um retrocesso nas resoluções escritas dos problemas e um ligeiro progresso nos discursos metacognitivos não se destacando em nenhuma das fases do modelo de Polya. Com a elaboração deste relatório constatamos que a metacognição deve ser desenvolvida desde tenra idade, pois quando os alunos adquirem esta capacidade os seus desempenhos, pelo menos na área da Matemática, tendem a ser positivos. Percebemos também que este tipo de atividades deixam os alunos motivados para a aprendizagem.