ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Subject "1st cycle of basic education (1st CBE)"
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- Estudo das implicações de um software educativo – EdiLim – no processo de ensino e de aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico : relatório de estágioPublication . Penedo, Inês de Almeida Rocha; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da sociedade atual. É fundamental que os estabelecimentos escolares e os seus diferentes mediadores valorizem as tecnologias e promovam a sua utilização nos diferentes contextos, para que esta utilização se torne sistemática e devidamente fundamentada. Desta forma, cabe ao professor enquanto orientador, mediar a relação existente entre os alunos e as TIC no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem. A investigação realizada pretendeu verificar quais as implicações da utilização de um software educativo – EdiLim- no processo de ensino e de aprendizagem com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para o efeito, os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promover as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em contexto de sala de aula; utilizar um software educativo - EdiLim - no processo de ensino e de aprendizagem; investigar quais as potencialidades do recurso educativo digital – EdiLim – na promoção de aprendizagens mais ativas e significativas. A implementação da investigação referida decorreu durante a realização da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB (PES-1.º CEB) com uma turma de alunos do 3º ano da Escola Básica Integrada João Roiz de Castelo Branco. A metodologia adotada para esta investigação apresentou um caráter qualitativo e, simultaneamente, uma abordagem que privilegiou a investigação-ação. A investigação foi baseada no trabalho de campo, que envolveu um grupo particular de alunos e a utilização de um software educativo, o EdiLim, no processo de ensino de aprendizagem, analisando e refletindo os resultados obtidos acerca das sessões de implementação com o software. Esta observação participante inclui para além da investigadora a Orientadora Cooperante e o «Par Pedagógico». As técnicas e instrumentos utilizados na recolha e análise dos dados foram a observação participante e as notas de campo, durante as sessões de intervenção, o inquérito por questionário, realizado aos alunos participantes e o inquérito por entrevista, com a respetiva análise de conteúdo, realizado a duas professoras do 1.º CEB. Foi, também, realizada a triangulação dos dados que possibilitou a perceção, em termos comparativos, de que a utilização do EdiLim veio promover aprendizagens mais ativas e significativas proporcionando o processo de ensino e de aprendizagem. Em suma, a utilização do software educativo EdiLim permitiu a realização de diferentes atividades, que conseguiram criar espaços e momentos lúdicos, onde os alunos se sentiram mais motivados e mais envolvidos.