ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos by Title
Now showing 1 - 10 of 759
Results Per Page
Sort Options
- 10 anos de acesso aberto ao conhecimento científico – O caso do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco, PortugalPublication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.Criado no âmbito do Projeto do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), o Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RCIPCB), entrou em atividade em 2010 com o objetivo de promover o acesso livre ao conhecimento científico produzido pelos docentes/investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). O projeto, de natureza reconhecidamente institucional, deparou-se com alguns obstáculos que, de forma recorrente, dificultam a concretização deste objetivo. Alguns exemplos, resistência de docentes/investigadores, direitos autorais a terceiros e desconfiança face à publicação. No entanto, o esforço desenvolvido pelo RCIPCB na captação de conteúdos e na implementação de estratégias atrativas e/ou mandatórias junto da comunidade e a colaboração de alguns docentes/investigadores que advogam as vantagens do acesso aberto ao conhecimento científico, têm contribuído para ultrapassar estas dificuldades.
- Uma abordagem metodológica para determinação do potencial para o Ecoturismo na Beira Interior com recursos a um Sistema Espacial de Apoio à Decisão (SEAD) de base SIGPublication . Quinta-Nova, L.C.O ecoturismo pode contribuir para a conservação dos valores ambientais, bem como para o desenvolvimento de sinergias positivas entre agentes do setor do turismo, turistas, biodiversidade e população local. O crescente interesse de ofertas turísticas de baixo impacto ambiental, que apoiem a economia local e com impactos sociais e ambientais mínimos, traduz-se numa vantagem competitiva para os territórios de baixa densidade onde os valores naturais e culturais se encontram ainda preservados. Com base nesse princípio, no âmbito do presente estudo pretende-se avaliar o potencial dos recursos naturais existentes no território da Beira Interior que possam ancorar a criação de produtos turísticos que respeitem os critérios fundamentais do ecoturismo. A identificação das áreas com aptidão para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo, bem como das suas condicionantes, foi efetuada com base na integração de um conjunto de critérios com recurso a ferramentas de análise espacial multicritério em ambiente SIG. Para o efeito foram integrados os seguintes descritores: riqueza de aves nidificantes, número de espécies de plantas e animais com estatuto de conservação, área com estatuto de conservação da natureza (áreas protegidas e áreas classificadas), diversidade paisagística, densidade da rede de percursos pedestres e cicláveis, e área ocupada com corpos e cursos de água. Os critérios foram classificados em três níveis de aptidão, calculados mediante a aplicação do Processo Analítico Hierárquico. Os resultados obtidos revelam que a região tem aptidão elevada para a prática de atividades de ecoturismo, dado o elevado património natural e ambiental, fatores destacados como distintivos para práticas de turismo sustentável. Com base nos resultados do estudo será apresentado um conjunto de considerações sobre a implementação de boas práticas no âmbito do turismo sustentável. Considera-se que a informação produzida no estudo poderá ser útil para o delineamento de novas políticas de valorização dos recursos naturais através do turismo.
- Ácido ascórbico, betalaínas, e fenóis totais em ecótipos de Opuntia spp.Publication . Reis, C.M.G.; Gouveia, Cecília; Vitorino, Conceição; Gazarini, Luiz Carlos; Ribeiro, M.M.A.; Peres, Maria de FátimaO género Opuntia spp. pertence à família Cactaceae, sendo a espécie Opuntia ficus-indica (OFI) a que tem maior importância económica. Em frutos de vinte populações provenientes de quatro espécies do género Opuntia spp. (OFI, O. robusta, O. dillenii and O. elata), com origem em Portugal, foram estudadas as características cromáticas, a acidez, o pH, o teor em sólidos solúveis totais (SST) e ainda os teores em ácido ascórbico (AA), betalaínas e fenóis totais (FT). As cultivares Italianas de OFI ‘Bianca’, ‘Gialla’ e ‘Rossa’ foram incluídas como termo de comparação. Os valores mais elevados de acidez foram registados nos frutos de O. dillenii e O. elata e os menores em OFI. Os frutos de O. dillenii apresentaram os teores mais elevados de betalaínas e FT, ao passo que as concentrações mais elevadas de AA foram registadas nos frutos de O. elata. Os ecótipos de OFI mostraram variação na concentração de compostos bioativos. Em OFI, a cv. de polpa vermelha ‘Rossa’ é a que apresenta maior concentração de betalaínas, seguida pelos ecótipos de polpa laranja e, finalmente, os ecótipos de polpa branca. Os valores mais elevados de FT foram encontrados nos ecótipos de polpa branca. O género Opuntia spp. é uma fonte de compostos bioativos, pelo que o consumo dos seus frutos representa uma boa forma de ingestão de compostos de elevado valor nutricional.
- Ácidos fenólicos, alcoóis fenólicos secoiridoides, flavonoides e tocoferóis em azeites virgensPublication . Peres, Maria de Fátima; Martins, Luísa; Mourato, Miguel; Vitorino, Conceição; Dias, Suzana FerreiraAs características excepcionais do azeite virgem extra devem-se não só ao seu perfil em ácidos gordos mas também à presença de compostos de natureza fenólica que contribuem para o seu valor nutricional. Os estudos mais actuais evidenciam diversos benefícios para a saúde destes compostos, o que levou a União Europeia a aprovar uma alegação nutricional em 2012 sobre “polifenóis do azeite”. Os compostos fenólicos do azeite virgem apresentam também propriedades sensoriais, nomeadamente pela sua contribuição para o sabor amargo. Além disso, contribuem para a estabilidade oxidativa do azeite, pelo que, quando presentes em elevada quantidade, aumentam o seu tempo de vida. A sua avaliação nos azeites pode vir a ter uma importância fundamental para a diferenciação de azeites de elevada qualidade nutricional e sensorial. No presente trabalho, estudaram-se os compostos fenólicos de natureza hidrofílica e lipofílica, em azeites provenientes das cultivares ‘Cobrançosa’ e ‘Galega Vulgar’. Por HPLC-FLD, foram quantificados alfa, beta e gama tocoferóis (fenóis lipofílicos). Nos azeites de ambas as cultivares, os teores de alfa-tocoferol foram sempre superiores a 200 mg kg-1, apresentando os azeites ‘Galega Vulgar’ maiores teores de gama tocoferol. Relativamente ao perfil em compostos fenólicos (hidrofílicos), avaliados por HPLCDAD, foi possível quantificar os teores de hidroxitirosol, tirosol, ácido vanílico, vanilina, ácido o-cumárico, luteolina e apigenina. Identificou-se ainda a presença de 3,4-DHPEA-EDA, p-HPEA-EDA, 3,4-DHPEA-EA e p-HPEA-EA. O composto fenólico maioritário nos azeites foi o 3,4-DHPEA-EDA, representando em alguns azeites mais de 50 % do total de compostos fenólicos. Foram encontrados baixos teores de hidroxitirosol e tirosol, como é expectável em azeites recentemente extraídos. Os azeites ‘Cobrançosa’ apresentaram, em geral, teores mais elevados de flavonóides.
- Actividade ovárica post-partum em ovelhas de raça Merino da Beira BaixaPublication . Rodrigues, J.P. Várzea; Andrade, L.P.; Andrade, C.S.C.R.Foi desenvolvido um estudo que teve por objetivos principais a determinação da percentagem de ovelhas que reiniciaram atividade ovárica bem como o intervalo de tempo que decorre entre o parto e o reinício da atividade ovárica (IP-RAO).
- Adaptação ao cultivo e valorização de Lavandula luisieriPublication . Delgado, F.M.G.; Oliveira, Maria do Rosário; González Coloma, Azucena; Mohamed, N.; Soria, Ana Cristina; Sanz, Jesus; Burillo, Jesus; Rodilla, Jesus; Silva, Lúcia; Reina, MatiasForam estudadas diversas populações de Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez endémicas da Península Ibérica (Beira Interior, Castilla-la-Mancha e Andaluzia; acessos de Casal da Fraga, Mata, Penamacor e Vila Velha de Ródão – Portugal; Toledo e Sevilha – Espanha), comparando as populações relativamente ao óleo essencial (quantitativamente e qualitativamente), assim como, a sua actividade insecticida sobre pragas fitófagas (Spodoptera littoralis, Mysus persicae e Leptinotarsa decemlineata). Em função dos seus componentes escolheram-se as duas populações mais interessantes em termos da sua actividade biológica (Penamacor e Toledo) e instalaram-se dois campos produtivos em Castelo Branco e Saragoça, por forma a inferir sobre a influência do local de produção na qualidade do material vegetal obtido. Será fornecida informação técnica sobre a instalação destes campos.
- Advances in ISO standardization of bee pollenPublication . Anjos, O.; Alpat, Ufuk; Özkök, Aslı; Campos, Maria da Graça; Margaoan, Rodica; Damarli, Emel; Almeida, Paulo Russo; Bobis, Otilia; Varadi, Alina Felicia; Bruneau, Etienne; Li, Hongliang; Geer, Leo de; Meeme, Rehema; Gloger, Thomas; González Porto, Amelia; Yorulmaz, Elif Önder; Samancı, Aslı Elif Tanuğur; Artık, Nevzat; Chhuneja, Pardeep KumarStandardization, although voluntary in many countries around the world, is extremely important for regulating the marketing of goods and services. The standardization of a product guarantees quality parameters not only in the production processes but also in the finished product, thus giving greater confidence to consumers.
- Advances in palynological analysis of bee pollen loadsPublication . Almeida, Paulo Russo; Margaoan, Rodica; Dastan, Tugce; Alpat, Ufuk; Bruneau, Etienne; Özkök, Aslı; Li, Hongliang; Anjos, O.Advances in palynological analysis of bee pollen loads
- Adventitious rooting in microshoots of chestnut hybrid (Castanea sativa x C. crenata) in the presence of indole-3-butyric acid: The role of changes in endogenous indole-3-acetic acid, indole-3-acetylaspartic acid and indole-3- butyric acid levelsPublication . Gonçalves, José Carlos; Diogo, Maria da Graça; Coelho, Maria Teresa; Vidal, N.; Amâncio, SaraEndogenous levels of IAA, IAAsp and IBA were quantified during the first 8 days of in vitro rooting of the chestnut hybrid, clone M3 by high performance liquid chromatography. Rooting was induced either by dipping the basal ends of the shoots into 1 gl-1 IBA solution for 1 minute or by subculturing the shoots on agar rooting medium with 3 mgl-1 IBA for 5 days. For root development the induced shoots were transferred to auxin-free agar medium. Auxins were measured in the apical and basal parts of the shoots by means of high performance liquid chromatography. Endogenous levels of IAA and IAAsp were higher in IBA-treated shoots than in control shoots. In extracts of the basal parts of the shoots, the concentration of free IAA showed a transient peak at day 2, in both root inductive methods, a subsequent gradual decrease for the remainder of the time course was observed. The concentration of IAAsp peaked at day 6 in extracts of the basal parts of shoots induced with 3 mgl-1 IBA for 5 days, whereas shoots induced by dipping showed an initial increase until day 2, and then remained stable. In extracts from basal shoot portions induced by dipping and by IBA in the medium, IBA concentration showed a transient peak at 24 h and 48 h, respectively, remaining stable after day 4 for the dipping method, whilst showing a significant drop between day 4 and 6 for the other induction treatment. All quantified auxins remained at a relatively low level, virtually constant, in extracts from apical shoot portions, as well as in extracts from control of non-rooting shoots.
- Aerodynamic conductances in a sparse mixed oak woodland (Quercus rotundifolia Lam. and Quercus suber L.)Publication . Pereira, Fernando Leite; Valente, Fernanda; Gazarini, Luiz Carlos; David, Jorge SoaresThe study of heat and mass exchange between the vegetation and its local environment plays a central role in the analysis of plant-atmosphere interactions. These studies can be undertaken at different scales, ranging from individual leaves to isolated trees or even the canopy scale. In each of these cases, heat and mass fluxes depend on the use of adequate values of transfer conductances. Within a broader study on interception loss from a sparse cork and holm oak woodland (montado) of Southern Portugal, aerodynamic conductances were determined for the boundary layers of both leaves (LBL) and the entire canopy.