ESART - Pósteres em encontros cientificos/técnicos
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- Danzas tradicionales de LousaPublication . Pinho, José FranciscoEste poster descreve com texto e imagens os elementos mais relevantes relativos às danças tradicionais da Lousa (freguesia situada a cerca de 20 Kms de Castelo Branco). Apresenta alguns dados a partir do trabalho de campo realizado e coloca algumas questões que se julgam pertinentes.
- A definição de um sistema de qualidade para avaliar o percurso formativo em IESPublication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, PauloA Agência para Avaliação e Acreditação da Qualidade no Ensino Superior em Portugal, assim como a Lei da Qualidade no Ensino Superior, foram publicadas em 2007. Foi solicitado a cada Instituição de Ensino Superior (IES) a conceção de um sistema de avaliação da qualidade ajustado à sua dimensão e funcionamento, compatível com a política da qualidade existente e estratégia definida. Este trabalho apresenta a conceção do Sistema Interno de Gestão da Qualidade no Percurso Formativo definido para o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste sentido são abordadas as várias fases de desenvolvimento do sistema e que consiste no desenvolvimento progressivos dos vários subprocessos identificados: Unidade Curricular; Curso; Unidade Técnico Científica; Unidade Orgânica; Instituição. A estes subprocessos estão associados os referenciais definidos, considerando-se os European Standard and Guidelines, e a lógica organizacional existente.
- O processo de Bolonha no IPCB : dos princípios à sua aplicaçãoPublication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, PauloO período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que deve ser uma característica das IES. A elaboração e divulgação de um relatório anual de concretização do Processo de Bolonha que, para além da exigência legal, e face às transformações verificadas no ensino superior resultantes do Processo de Bolonha, pretende mostrar o que tem sido desenvolvido pelas IES e especificamente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para garantir uma formação orientada para o desenvolvimento das competências específicas e transversais, para as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar e para as medidas de estímulo à inserção na vida ativa dos estudantes e podem ser consultados em www.bolonha.ipcb.pt