ESGIN - Pósteres em encontros científicos/técnicos
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Recent Submissions
- Harmonização contabilística europeia: focus na nova proposta de directiva contabilística europeia e suas implicações nas PME’s em Espanha e PortugalPublication . Cruz, AnaO objectivo deste trabalho é, por um lado, constituir um contributo na divulgação dos passos recentes da harmonização contabilística europeia, no que diz respeito à nova proposta de directiva contabilística, apresentar e analisar os aspectos mais revelantes da mesma, nomeadamente a uniformização das categorias de empresas estabelecidas na Europa, o que conduzirá a alterações face às atuais directivas contabilísticas em vigor, e consequentemente também face às legislações contabilísticas nacionais dos países europeus, inclusive Espanha e Portugal.
- O processo de Bolonha no IPCB : dos princípios à sua aplicaçãoPublication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, PauloO período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que deve ser uma característica das IES. A elaboração e divulgação de um relatório anual de concretização do Processo de Bolonha que, para além da exigência legal, e face às transformações verificadas no ensino superior resultantes do Processo de Bolonha, pretende mostrar o que tem sido desenvolvido pelas IES e especificamente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para garantir uma formação orientada para o desenvolvimento das competências específicas e transversais, para as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar e para as medidas de estímulo à inserção na vida ativa dos estudantes e podem ser consultados em www.bolonha.ipcb.pt
- A definição de um sistema de qualidade para avaliar o percurso formativo em IESPublication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, PauloA Agência para Avaliação e Acreditação da Qualidade no Ensino Superior em Portugal, assim como a Lei da Qualidade no Ensino Superior, foram publicadas em 2007. Foi solicitado a cada Instituição de Ensino Superior (IES) a conceção de um sistema de avaliação da qualidade ajustado à sua dimensão e funcionamento, compatível com a política da qualidade existente e estratégia definida. Este trabalho apresenta a conceção do Sistema Interno de Gestão da Qualidade no Percurso Formativo definido para o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste sentido são abordadas as várias fases de desenvolvimento do sistema e que consiste no desenvolvimento progressivos dos vários subprocessos identificados: Unidade Curricular; Curso; Unidade Técnico Científica; Unidade Orgânica; Instituição. A estes subprocessos estão associados os referenciais definidos, considerando-se os European Standard and Guidelines, e a lógica organizacional existente.
- Características e motivações dos empresários : o caso dos fundadores de pequenos negócios na cidade da GuardaPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste trabalho de investigação, é produzir um conjunto de informações base, com a finalidade de determinar as características e motivações dos fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda. Visando alcançar o objectivo geral acima referido, procedeu-se à sistematização dos objectivos da seguinte forma: 1º - Apresentação da amostra de empresas que fazem parte desta investigação e análise de alguns elementos relativos ao sector do pequeno negócio comercial da cidade da Guarda. 2º - Produzir um conjunto de informações acerca de quem são e determinar as principais motivações dos empresários da cidade da Guarda, permitindo conhecer quais as razões mais importantes, que levam estas pessoas a iniciarem o seu próprio negócio (análise factorial). 3º - Comparar as características pessoais, experiência profissional e motivações destes empresários de acordo com a dimensão da empresa (análise da variância).