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Martins, Ernesto Candeias Martins

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  • A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Pretendemos abordar pedagogo português Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto da Escola Nova, norteando-nos por uma pesquisa de metodologia hermenêutica na análise aos seus pressupostos pedagógicos sobre os problemas escolares e, principalmente a sua preocupação pela adolescência e jovens delinquentes, infratores e/ou indisciplinados. Recorremos conceptualmente aos seus textos (fontes primárias) e à sua obra compilada por Ferreira Marques, a fontes secundárias sobre Escola Nova e História da Educação em Portugal da época. O método hermenêutico permitiu-nos compreender os escritos daquele pedagogista, na frágua da temática, quer pelo questionamento, quer pelo alicerçar dessa compreensão sobre (análise) o conteúdo a interpretar. Ou seja, a hermenêutica sendo a palavra, em que a correspondente interpretação vem sempre do texto, converteu-se em mediadora desse processo interpretativo. Os objetivos foram os seguintes: analisar os contributos de Vasconcelos ao estudo científico da criança/infância, em especial no seu desenvolvimento físico e mental, sob a influência da Escola Nova; compreender a sua análise à adolescência e delinquência juvenil, na relação que estabeleceu entre a inteligência (percentagens de deficiências mentais) e tipos de delitos/crimes cometidos. Pretendemos resgatar este pedagogo para a História da Educação em Portugal, divulgando os seus contributos em prole do estudo da criança, da adolescência e jovem delinquente.
  • As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Faria de Vasconcelos (1880-1939) foi um escolanovista com grande projeção na ciência pedagógica da época, ao estudar os problemas escolares dos anormais pedagógicos e deficientes. Dedicou parte da sua obra e ações sobre essa temática, refletindo e criando instituições para colmatar e resolver muitos desses problemas dos ‘anormais escolares’ e jovens na escolha da sua profissão, propondo métodos apropriados de intervenção, escolas especiais e especialização dos professores. A argumentação assenta numa metodologia hermenêutica de análise às publicações daquele pedagogista e outras fontes da época norteando-nos pelos seguintes objetivos: compreender a perspetiva de Vasconcelos sobre a educação/ensino dos anormais escolares; analisar as ideias e ações deste pedagogo na pedagogia contemporânea e/ou da pedologia e enquadradas no Movimento da Escola Nova; aprofundar o seu papel no Instituto de Reeducação Mental Pedagógica (1929-32) dedicado a realizar exames e intervenções às crianças ‘anormais’ e outras ações paralelas. O período histórico de abordagem, percorre os inícios do séc. XX, coincidente com a permanência de Vasconcelos na Bélgica (1904-14) e, posteriormente a sua ação em Portugal (1925-32) dedicada às crianças ‘anormais pedagógicos’. A pedagogia especial sobre ‘anormais’ teve uma difusão de ideias psicopedagógicas, psiquiátricas e psicotécnica impregnando o pensamento e intervenções de Vasconcelos na sua obra.
  • A visão do ensino técnico-profissional português : evolução histórica das medidas e rupturas
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Martins, Susana Isabel Bártolo
    Hermeneuticamente, e na perspectiva histórico-educativa, o texto aborda a evolução do ensino técnico-profissional em Portugal desde o fim do século 18. Analisa as medidas e decisões legislativas que visavam implementar o ensino profissional. Todo o percurso do ensino profissional caracterizou-se por uma série de avanços e recuos, ligados à evolução política do país. Ao seu início promissor, com Marquês de Pombal, seguiu-se um forte impulso no século 19, mas posto em xeque durante as convulsões liberais e a 1ª República. No Estado Novo, foi destinado às classes desfavorecidas, o que conduziu à sua estigmatização.
  • Faria de Vasconcelos na esteira de Georges Rouma na (re) organização da educação pública boliviana: Das ideias da escola nova à formação de professores
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Em 1915, por recomendação de Ferrière e Clapaprède, Faria de Vasconcelos é convidado a ir para Cuba e, depois, em 1917 para a Bo¬lívia, integrando a “Missão belga” de pedagogos. O número de psicólogos europeus, mais bem pedagogos, nessa missão foi reduzido na Bolívia nos princípios do séc. XX, destacando-se a contratação (1904) pelo Governo de Ismael Montes de Georges Rouma para ser responsável da reforma edu¬cativa liberal desenvolvida no âmbito aquelas missões pedagógicas belgas (1904-09 e 1909-17), onde se integrou Faria de Vasconcelos. O Governo liberal boliviano (1899-1920) pôs em prática a modernização/ regenera¬ção da educação pública, proveniente de décadas anteriores, associada aos acontecimentos económicos e sociais (Guerra Federal de 1898/9). Os mo¬delos pedagógicos europeus foram uma atração dos governos liberais dos países andinos, especialmente os da Bélgica, centro ativo a nível mundial na investigação de pedotecnia, paidologia e pedagogia científica e, ainda educação especial crianças irregulares e, daí a sua projeção em toda a Amé-rica Latina. A finalidade desses pedagogos europeus era a de organizar o sistema educativo (primário, secundário), num contexto cultural comple¬xo, e criar escolas normais (urbanas, rurais) de formação de professores ca¬pazes de educar o povo. Neste texto recorremos a várias fontes educativas e pedagógicas Bolívianas (Bardina, Finot, Martínez, etc) e periódicos (La Escuela Nueva, Estudios Bolívianos, Revista Pedagógica de la Escuela Normal de Sucre, Anuários de Administração e legislação Bolíviana, Biblioteca G. Rouma, etc.), que nos permitiram analisar pedagogicamente este período de ação de G. Rouma e Faria de Vasconcelos na Bolívia. Assim, a nos¬sa análise cinge-se ao período de Faria de Vasconcelos na Bolívia (1917-1920), aquando da reforma liberal da educação nesse país da América do Sul.
  • Ação de Faria de Vasconcelos no âmbito da orientação profissional/escolar no IOP
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    São vários os contributos de Faria de Vasconcelos (1880-1939) à orientação escolar e profissional no contexto da pedotecnia da Escola Nova, dando uma atenção diferenciada aos alunos com problemas escolares. Impregnou-se da pedologia e psicotecnia da época para descobrir os interesses e motivações no desenvolvimento e na vida consciente da criança e da sua infância. No Instituto de Orientação Profissional empreende investigações para uma melhor inserção profissional dos trabalhadores, facilitando-lhes a sua atuação profissional na empresa, para além de acentuar a adesão às normas da sociedade industrial. O instituto, destinado a interferir na organização social, assenta as suas ações (exames/testes) em novas técnicas psicopedagógicas, empregando processos científicos analisando as influências de personalidades, criando bases e experiências em prol da psicologia vocacional na escolha do curso e/ou profissão. Vasconcelos realizou pesquisas de diagnóstico psicopedagógico aos menores normais e “anormais” no processo escolar. Todo o eixo da orientação norteia a nossa argumentação histórico-descritiva ressalvando o valor científico dado à orientação nos problemas escolares/educativos dos alunos, cuja solução a psicologia moderna investigava, privilegiando esse papel da orientação à especialização de técnicos e formação específica nos professores. Esta prática (psico) pedagógica preconizada por Faria de Vasconcelos abre novos horizontes na compreensão dos desafios (atuais) da educação, na época.
  • O escolanovista Faria de Vasconcelos e a educação das crianças anormais: ação (psico)pedagógica no Instituto de Reeducação Mental e Pedagógico (1929-31)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Abordamos o escolanovista português, Faria de Vasconcelos (1880-1939), que foi uma figura pedagógica incontornável do Movimento da Escola Nova, no âmbito dos seus contributos às crianças anormais. O arco histórico percorre as primeiras décadas do séc. XX, período onde apenas existia para as crianças anormais o Instituto Médico-Pedagógico, Colónia Agrícola S. Bernardino e Instituto Médico-Pedagógico ‘Florinhas da Rua’. Norteamo-nos por um argumento analítico e hermenêutico, sob uma metodologia historico-descritiva ocumental, cujo corpus teórico-conceptual assenta nas fontes primárias deste pedagogo e das ‘Obras Completas’, reunidas e analisadas por Ferreira Marques; espólios de arquivos e monografia do Instituto de Reeducação Mental e Pedagógico; e nas fontes secundárias existentes em várias bibliotecas, revistas e dissertações académicas. Centralizamo-nos nas ações, ideias e experiências de Faria de Vasconcelos na educação nova e na educação especial. Os objetivos são: analisar a difusão e influências do Movimento da Educação Nova, no contexto português da época; analisar as ideias sobre a educação das crianças ‘anormais’ (retardadas/atrasadas escolarmente) neste escolanovista e o impacto da Proposta de Lei de João Camoesas (1923), assim como a sua ação tida no Instituto de Reeducação Mental e Pedagógica (1929-31). A educação das crianças ditas ‘anormais’ foram psicopedagogicamente um dos temas centrais de Faria de Vasconcelos que pretendia uma educação integral (inclusiva). Os seus contributos psicopedagógicos, como escolanovista e, em especial, à educação das crianças ‘anormais’ foram importantes, especialmente a criação do Instituto e, por isso, constitui um dos maiores vultos da História da Educação em Portugal, de grande prestígio europeu e na Latino-América.
  • Faria de Vasconcelos e a educação/pedagogia contemporânea
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Faria de Vasconcelos foi um pedagogista contemporâneo que se empapou pelos conhecimentos pedagógicos e manteve fixo o seu olhar no seu tempo histórico, para nele perceber não só as luzes dos ideais da Escola Nova, mas também o escuro da educação/pedagogia tradicional, que vigorava na época. Com esse olhar admitia que a escola deveria proporcionar os espaços e os meios educacionais adequados para desenvolver nos alunos as competências e a visão crítica, respeitando os seus interesses, as suas subjetividades, como também experimentando os saberes (pragmatismo ativo), pois o educar/ensinar constituía uma ação de procura e resolução de problemas, na procura de satisfazer as suas necessidades. Este exercício pedagógico permitia desenvolver a autonomia e a formação da cidadania, mas também levar o aluno rumo à alteridade e valores humanistas. Este pedagogista albicastrense advogava pelo estudo científico da criança e da sua infância, pelo desenvolvimento do seu processo educativo, onde a escola e os professores deveriam estar atentos à sua adaptação, ao ritmo de aprender (certezas e incertezas) e aos seus problemas escolares. Recorremos nesta palestra à obra escrita, ao pensamento psicopedagógico e humanista deste pedagogo, utilizando a metodologia da análise hermenêutica aos seus escritos, especialmente as Lições de Pedologia e Pedagogia Experimental’, aos ‘Problemas escolares’ e ‘As características de educação contemporânea’ (Revista Seara Nova, 1921) Com a pretensão de refletir e interpretar, à luz do pensamento de Faria de Vasconcelos e à luza da atualidade, abordaremos a conceção e enfoque da educação e da pedagogia contemporânea, no contexto da época e sob influência das ideias da Escola Nova. Esta análise terá um ponto prévio de enquadramento e, posteriormente dois pontos onde explanaremos a nossa análise reflexiva.
  • Faria de Vasconcelos ‘por Terras D’Além-mar’ latino americano: da pluralidade à defesa e promoção das culturas locais bolivianas numa interculturalidade emancipatória e participante
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Abordaremos hermenêuticamente neste texto quatro pontos essenciais em Faria de Vasoncelos sob a temática da multi e interculturalidade, tendo como marco referencial a sua obra Por Terras d’Além-Mar, com especial atenção: à defesa dos direitos do povo boliviano no contexto do direito internacional da Sociedade das Nações (Conflito da Guerra do Pacífico em 1879); a distinção entre a multiculturalidade e a interculturalidade no contexto dos países latino-americano, apostando Faria de Vasconcelos por uma interculturalidade emancipatória e participativa na sociedade boliviana; uma análise aprofundada à narração da obra Por Terras d’Além-Mar, no âmbito patrimonial, sociocultural e educativo; a educação intercultural da criança boliviana na diversidade de culturas naquela época de princípios do séc. XX e no contexto da (re) organização da reforma da educação pública (liberal) em Bolívia.
  • A perspetiva da pedagogia contemporânea em Faria de Vasconcelos e as tendências educativas geradas pela Escola Nova
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Norteamo-nos por uma perspetiva pedagógica e hermenêutica de argumentação, ao abordar o escolanovista Faria de Vasconcelos, tendo como alicerce a sua obra e clarificando algumas das suas ideias no contexto da EN e no seio da Pedagogia Contemporânea, da pedagogia científica (psicologia experimental e/ou aplicada), da pedagogia como Ciência Educativa, no movimento da pedologia portuguesa. Por fim analisaremos o impacto da EN na História da Educação e nas tendências, teorias e/ou modelos educativos que se produziram ao longo do século passado, com especial atenção a alguns aspetos relevantes e mudanças na educação/ pedagogia.