Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Competências para o entrepreneurship : um modelo explicativoPublication . Carvalho, PedroO objectivo deste estudo é investigar as competências pessoais que são necessárias para a criação de novas empresas e para o desempenho da função empresarial. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre as competências individuais e na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional, sendo desenvolvidas hipóteses de investigação relacionadas com estes elementos. O estudo é composto por uma amostra de 481 alunos do ensino superior, que frequentam cursos relacionados com a área tecnológica e a área empresarial, sendo os dados recolhidos através de um questionário de administração directa. Os resultados obtidos indicam que, o sexo, os antecedentes familiares empreendedores e os factores designados por conceptual, necessidade de desenvolvimento pessoal e a auto-eficácia empreendedora estão relacionados de forma positiva com a formação da intenção empreendedora. Convém acrescentar que os resultados obtidos permitem também verificar, quando comparada a intenção empreendedora dos alunos a curto prazo e a médio prazo, a não existência de diferenças significativas nas variáveis. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
- Características e motivações dos empresários : o caso dos fundadores de pequenos negócios na cidade da GuardaPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste trabalho de investigação, é produzir um conjunto de informações base, com a finalidade de determinar as características e motivações dos fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda. Visando alcançar o objectivo geral acima referido, procedeu-se à sistematização dos objectivos da seguinte forma: 1º - Apresentação da amostra de empresas que fazem parte desta investigação e análise de alguns elementos relativos ao sector do pequeno negócio comercial da cidade da Guarda. 2º - Produzir um conjunto de informações acerca de quem são e determinar as principais motivações dos empresários da cidade da Guarda, permitindo conhecer quais as razões mais importantes, que levam estas pessoas a iniciarem o seu próprio negócio (análise factorial). 3º - Comparar as características pessoais, experiência profissional e motivações destes empresários de acordo com a dimensão da empresa (análise da variância).
- Características e motivações dos empresários : o caso dos fundadores de pequenos negócios na cidade da GuardaPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empresários. Esta investigação foi baseada num questionário administrado por entrevista presencial a 83 fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda (Portugal). Após verificação, foram seleccionados 80 questionários para análise dos resultados. Na primeira parte foi feita uma análise descritiva das características das empresas e do negócio. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise das características pessoais, actividade profissional e das motivações do fundador para iniciar o seu negócio (análise factorial), sendo identificados cinco factores motivacionais. Na terceira parte, foram determinadas as diferenças entre os fundadores de Pequenas-Empresas Comerciais (PECs) e os fundadores de Micro-Empresas Comerciais (MECs), relativamente às características pessoais, actividade profissional e dos factores motivacionais (análise da variância dos factores motivacionais). Os resultados obtidos permitiram concluir que existem algumas diferenças nas características pessoais e actividade profissional dos fundadores. Os fundadores de PECs dão maior importância ao Factor 1 - Necessidade de Realização.
- Modelo explicativo sobre a intenção empreendedoraPublication . Carvalho, Pedro; González, LuisO objectivo deste estudo é investigar a intenção empreendedora. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
- Factores determinantes da intenção empreendedoraPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste trabalho de investigação empírica, é produzir um conjunto de informações-base, com a finalidade de determinar quais são os principais factores que podem ter influência na intenção empreendedora. Deste modo, dentro deste objectivo geral, cinco objectivos específicos podem ainda ser estabelecidos, isto é, este estudo pretende essencialmente o seguinte: i) Possibilitar um melhor conhecimento de quais são os antecedentes pessoais que podem vir a ter influência na criação de empresas. ii) Identificar um instrumento para avaliar os conhecimentos necessários para o desempenho da. iii) Identificar um instrumento para avaliar as motivações empreendedoras. iv) Identificar um instrumento para avaliar a percepção individual acerca do nível de auto-eficácia empreendedora. v) Identificar um instrumento para avaliar a percepção individual acerca da influência da envolvente institucional.
- Malcata life village : proposta de um modelo de negócioPublication . Farinha, Luís; Carvalho, PedroA par das dificuldades económicas e financeiras que dominam o panorama internacional, Portugal não foge à regra, vendo a sua economia mergulhada numa crise profunda, marcada pelo elevado nível de preços das matérias-primas, com repercussões negativas ao nível da competitividade empresarial e níveis de empregabilidade. Atendendo a estas vicissitudes económicas e sociais, impera redescobrir novos modelos de negócio em área estratégicas para o desenvolvimento do país e em particular das regiões mais desfavorecidas. Surge assim o Turismo como elemento estratégico no desenvolvimento da economia nacional, associado a uma variedade de produtos identificados no âmbito do Plano Estratégico Nacional para o Turismo. Analisando a evolução global do envelhecimento populacional, com especial destaque no território europeu, ibérico e nacional, importa saber explorar este fenómeno social enquanto fonte de oportunidades a ter em conta no design de novos modelos de negócio, associando-o às novas tendências de consumo manifestadas pelos potenciais clientes. É neste sentido, que no domínio das diferentes vertentes do turismo, onde se inclui o turismo de saúde e bem-estar, o turismo médico, o alojamento, o turismo de negócios e touring cultural e paisagístico, que o modelo de negócios proposto identifica uma solução de investimento, a ter lugar numa região deprimida do nosso país – a região da raia central, em Malcata, Concelho do Sabugal.