Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Reflexões sobre Património, Educação e Cultura. I Encontro em Património, Educação e Cultura
    Publication . Raposo, Fernando; Jorge, Fátima; Carvalhinho, Miguel
    Este livro reúne trinta artigos dos participantes no I Encontro em Património, Educação e Cultura (I EIPEC), organizado pelo Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que responderam ao desafio de partilhar resultados de investigação e de práticas profissionais nas áreas temáticas do evento.
  • Viola Beiroa: una perspectiva pedagógica
    Publication . Carvalhinho, Miguel; del Olmo Barros, María Jesús; Muñoz Rubio, Enrique
    A denominação Viola, relativo a um instrumento musical de corda com uma caixa de ressonância em forma de 8 e um braço, existe em Portugal desde o século XV. O termo Viola de Arame é referenciado a partir do século XVIII. A Bandurra ou Viola foi identificada por Jaime Lopes Dias (Dias, 1944) na segunda década do século passado e classificada como Viola Beiroa, pertencente à família das violas de arame portuguesas, por Ernesto Veiga de Oliveira na década de 60 (Oliveira, 1966), identificando ainda o último tocador o Ti Manel Moreira. Oriunda da zona centro Leste do país este instrumento era considerado raro e em risco de extinção. Em 2012 iniciámos um projeto de revitalização da Viola Beiroa promovido pela Fundação Inatel desenvolvendo várias ações abrangendo a catalogação de instrumentos existentes, a identificação e criação de repertório, cursos de formação de tocadores, cursos de construção de instrumentos, gravação de CDs, divulgação em atuações públicas, divulgação nos meios de comunicação social e na internet. Indissociável deste projeto, o presente trabalho pretende avaliar a pertinência e o interesse em integrar este instrumento na oferta formativa das escolas do ensino oficial de música em Portugal. Propõe uma série de estudos e peças, explorando a capacidade que este instrumento tem para fazer melodia acompanhada, que poderão integrar um programa do ensino oficial. Contempla ainda 3 estudos com grupos específicos e uma proposta didática que foi experimentada e avaliada por reconhecidos instrumentistas profissionais.
  • A música na tradição oral de Castelo Novo
    Publication . Carvalhinho, Miguel
    O presente artigo apresenta um trabalho de investigação de cariz etnomusicológico sobre a música de tradição oral da aldeia histórica de Castelo Novo, situada no distrito de Castelo Branco, concelho do Fundão: Os objectivos do trabalho, a metodologia utilizada, o estado da questão, a análise das canções. São ainda propostas duas situações que visam a defesa e a preservação deste tipo de repertório. A criação de um Centro de Estudos que, por um lado, organize os trabalhos já realizados sobre este assunto de forma a disponibilizá-los para investigações futuras. Por outro lado organizar congressos sobre esta temática, podendo desta forma associar-se a outros Centros de Estudo que trabalham a questão do património Iberoamericano. A proposta pedagógica que visa a inclusão deste tipo de repertório nos conteúdos programáticos de disciplinas do ensino vocacional e superior de música, de forma a tornar este repertório trabalhado por especialistas.
  • A viola Beiroa : uma perspectiva pedagógica
    Publication . Carvalhinho, Miguel
    A Viola Beiroa é um cordofone da família das violas de arame portuguesas. Distingue-se das suas congéneres pois tem duas cordas, mais agudas, situadas na parte superior do braço com um cravelhal próprio junto à caixa de ressonância. Esta ordem de duas cordas chamadas “requintas” não se podem pisar com os dedos da mão esquerda, soando sempre soltas quando tocadas pelos dedos da mão direita. Outra característica deste cordofone consiste no ângulo mais apertado do enfranque da caixa de ressonância. Finalmente os motivos que decoram o tampo são também diferentes dos da Viola Campaniça, Viola Braguesa, Viola Amarantina, Viola Toeira, Viola de Arame da Madeira e Viola da Terra dos Açores.
  • Música de tradição oral em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, S. Vicente da Beira, Soalheira e Souto da Casa
    Publication . Carvalhinho, Miguel; Barrios Manzano, Maria del Pilar
    Os objectivos do presente trabalho são os seguintes: • Recolher as canções que se cantam em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, São Vicente, Soalheira e Souto da Casa; • Fazer a análise musical das canções; • Fazer a análise semântica do texto das canções; • Fazer a análise formal do texto das canções; • Descrever o contexto em que se cantavam as canções; • Fazer o estudo comparativo entre as canções recolhidas neste trabalho e as de outros cancioneiros portugueses; Delinear estratégias de difusão deste repertório no ensino vocacional e ensino superior de música; • Delinear estratégias de difusão deste repertório em recitais.