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  • Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da Piedade
    Publication . Faustino, António; Serrano, João; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Petrica, João
    Os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
  • Abordagens sobre treino desportivo
    Publication . Petrica, João; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Batista, Marco
    Os contributos para o desenvolvimento das competências dos profissionais da área das Ciências do Desporto são sempre bem-vindos. Com o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento nesta área tão específica, elaborou-se este documento estruturado, contendo informação específica e pertinente. Mantemos também uma política editorial de abertura à comunidade científica da área das Ciências do Desporto, originando um livro que reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas diversas em contextos diferentes e da autoria de Professores/Investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico. Relativamente à estrutura, este documento está dividido em 13 seções - Artigos - de temáticas relacionadas com a área do Treino, mas com perspetivas distintas, realizados com base em investigações realizadas nos mais diversos contextos.
  • Effects of swimming and water walking on body composition and spirometric values in young children
    Publication . Honório, Samuel; Duarte-Mendes, Pedro; Batista, Marco; Serrano, João; Paulo, Rui; Oliveira, João Filipe Moiteiro Dias de; Petrica, João; Santos, Jorge
    Aquatic activities have been recommended as frequent practices due to the physical properties of water with improvements in body composition of young. Objective: To study if there are differences in body composition and spirometric values in children who practice swimming complemented with water walking and those who only practice swimming. Methodology: 28 individuals (6 to 12 years) were divided into two groups: swimming group (SG: n=9) and swimming complemented with water walking group (SWWG: n=19) in three different moments with 6 weeks between them. For body composition a bio-impedance scale was used and an anthropometric tape for the waist circumference. For spirometric values: forced vital capacity (FVC), forced expiratory volume in 1 second (FEV1) and even peak expiratory flow (PEF) a Cosmed Microquark spirometer was used. For statistical procedures the SPSS (20.0) program for descriptive statistics, the Shapiro Wilk test for testing the normality, inferential statistics (non-parametric Mann-Whitney tests, Friedman's Anova), and for the effect size the d-Cohen test. Results: Regarding the inter-group analysis (comparison between the SG and SWWG) we observed that there were significant differences in weight (p=0,004), forced expiratory volume in 1 second (FEV1: p=0,025) and peak expiratory flow (PEF: p=0,033). Concerning intra-group differences (improvements in the SG and SWWG), the SWWG showed significant improvements in weight muscle mass (p=0,029), fat mass (p=0,002), percentage of water (p=0,018),, body mass index (BMI: p=0,000), body percentiles (p=0,000), forced vital capacity (FVC: p=0,003) and forced expiratory volume in 1 second (FEV1: p=0,008). We have concluded that the practice of swimming and water walking have benefits with differences in the analysed group variables, however, the two activities complemented (swimming and water walking) present improvements much more significant.
  • Motricidade Infantil: Abordagens académicas de investigação
    Publication . Petrica, João; Serrano, João; Faustino, António; Duarte-Mendes, Pedro
    O livro reúne um conjunto diversificado de artigos resultantes de outras tantas pesquisas sobre a Atividade motora de crianças, seja ao nível de pesquisas sobre a aquisição motora, ao nível do jogo e da atividade lúdica, do envolvimento parental, dos videojogos, do recreio, ou abordem a atividade motora de crianças de minorias.Esta visão diversificada permite abrir novas ideias, inspirar novas pesquisas, complementar informação e, por isso, constitui-se como um excelente instrumento de estudo, trabalho, ou pesquisa.
  • Perceived Effort in Football Athletes: The Role of Achievement Goal Theory and Self-Determination Theory
    Publication . Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo S.; Travassos, Bruno; Duarte-Mendes, Pedro; Moutão, João; Machado, Sérgio; Luís, Cid
    This study examined the motivational determinants of athletes perceived effort in football considering the four-stage motivational sequence at the contextual level proposed by Hierarchical Model of Intrinsic and Extrinsic Motivation: task-involving climate, basic psychological needs, self-determined motivation (SDM), and perceived effort. Additionally, SEM multi-group analysis across different age-groups (U15, U17, U19, and U21 years) and serial mediation of basic psychological needs (BPNs) and SDM on the task-involving motivational climate and the perceived effort were also analyzed. Two independent samples of male football athletes (N = 403, N = 403), aged 13–20 years were enrolled in this study. The results support the adequacy of the structural model in explaining the perceived effort of football atheltes in all samples under analysis, and was invariant across U17, U19, and U21. However, it was not invariant across U15 and U17, U19 and U21. Furthermore, results from the serial mediation showed significant indirect effects in all samples, supporting self-determination theoretical assumptions, reinforcing the importance of BPNs satisfaction and behavioral regulation in the relation in analysis. The results show that when coaches promote a task-involving climate, the BPNs satisfaction of athletes improves. This climate will facilitate the regulation of their behaviors toward more autonomous forms of motivation, with positive outcomes in the athletes perceived effort.
  • Self-determination and healthy lifestyles: an exploratory study on veteran athletes
    Publication . Batista, Marco; Castuera, Ruth; Honório, Samuel; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Mesquita, Helena
    The Theory of Self-determination relates to motivation and assumes the importance of meeting basic psychological needs in the appearance of self-determined behavior, as the future engagement with sports or exercise that leads to other healthy lifestyles habits. We intend to: i) characterize the motivation and satisfaction of basic psychological needs to practice sport ii) knowing the lifestyles iii) realize that self-determination variables influences the healthy lifestyles. Agreed to participate 684 veteran athletes of both sexes (age: 43.8 ± 8.6 years; mostly with 3 to 5 hours of weekly training, years of practice: 19.5 ± 12.2). We have applied the Portuguese versions of Basic Psychological Needs Scale Exercise (BPNES), the Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ) and Healthy Lifestyle Questionnaire, with the inclusion of sociodemographic data. We used SPSS software (IBM, Statistics 21.0) for processing data, with a focus on descriptive statistics, Pearson correlation coefficient and multiple linear regression. The level of significance was set at p<0.05. The sample showed high levels in basic psychological needs and autonomous motivation, and lower values of controlled motivation and amotivation. In terms of lifestyles, revealed high levels of nutrition habits and rest, and lower values of tobacco consumption habits. Once correlated, the basic psychological needs showed positive and significant correlations with autonomous motivation levels, nutrition habits and rest. Levels of satisfaction with life showed significant and positive correlations with autonomous motivation levels and positive affect, and negative correlations with controlled motivation and amotivation. In regression analysis, nutrition habits and rest are predicted positively by autonomous motivation, as well as the basic psychological needs and negatively by controlled motivation. The results showed that veteran athletes have a good self-determination for sports practice, showing healthy lifestyles related to that same self-determination.
  • Níveis de aptidão física de idosos praticantes de hidroginástica
    Publication . Serrano, João; Farinha, Carlos; Petrica, João; Mesquita, Helena; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Honório, Samuel; Batista, Marco; Faustino, António
    Considerando que a prática de hidroginástica pode contribuir para um envelhecimento mais ativo e saudável. O estudo teve como objetivo conhecer o impacto das aulas de hidroginástica frequentadas ao longo de 4 meses na aptidão física dos idosos. A amostra foi constituída por 83 idosos, utentes das aulas de hidroginástica e foi dividida em 3 grupos tendo em conta o número de aulas frequentadas (Menos de 15; 15 a 25; mais de 25). Para a recolha de dados usamos a bateria de testes Funcional Fitness Test (Rikli & Jones, 1999). A aptidão física foi avaliada pelo investigador seguindo o protocolo de provas, sendo os testes aplicados numa sala adequada para o efeito e pela mesma ordem nos dois momentos (início e final do estudo com um intervalo de 4 meses). Quanto às provas estatísticas, não se verificando uma distribuição normal dos dados, aplicamos o teste não paramétrico para duas variáveis emparelhadas de Wilcoxon que nos permitiu verificar as diferenças entre os dois momentos de avaliação. Os resultados revelaram melhorias em praticamente todos os testes entre a 1ª e a 2ª avaliação. No teste levantar e sentar na cadeira o nº de repetições passou de 13,40 para 14,43, no teste flexão do antebraço passou de 18,24 repetições para 18,92, no teste sentado e alcançar a média apesar de ser negativa, passou de -5,47 cm para -3,46, no teste sentado, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar passou de 6,40 segundos para 6,31, no teste, alcançar atrás das costas passou de -17,07 cm para -15,61cm. Encontramos melhorias estatisticamente significativas no teste levantar e sentar na cadeira (sig. = 0,011), no teste sentado e alcançar (sig. = 0,001) e no teste alcançar atrás das costas (sig. = 0,001). O número de aulas frequentadas ao longo dos 4 meses entre os grupos não se mostrou diferenciadora para a melhoria obtida. O 1º grupo apresentou melhorias significativas em 3 provas (levantar e sentar na cadeira (sig. = 0,006), no teste sentado e alcançar (sig. = 0,004) e no teste alcançar atrás das costas (sig. = 0,002)).O 2º grupo apresentou melhorias significativas apenas numa prova (alcançar atrás das costas (sig. = 0,023)) e o 3º grupo apresentou melhorias significativas apenas numa prova (sentado e alcançar (sig. = 0,002)). Conclusões: prática de hidroginástica teve um impacto positivo na melhoria dos resultados da aptidão física nos idosos e o número de aulas frequentado não se mostrou diferenciador nos resultados obtidos.
  • Imagery ability in Boccia: Comparison among federate athletes from different medical sport groups
    Publication . Amorim, André; Travassos, Bruno; Duarte-Mendes, Pedro
    The aim of this study was to analyse and compare movement visualization ability in federate and non-federate Boccia athletes, and among federate Boccia medical sport groups. Forty-two Boccia athletes (Federate N = 24; Non-federate N = 18) at an average age of 35.8 (SD = 11.19) participated in this study. The Portuguese version of Movement Imagery Questionnaire - 3 (MIQ-3), was used for this study. The participants were evaluated on the internal and external visual imagery. Statistics was carried out following the method of interference based on the magnitude of the effects. Results showed a great effect of expertise in imagery ability. The comparison between federate and non-federate Boccia athletes showed a great effect in the Internal Visual subscale and a moderate effect in the External Visual subscale. It was also observed differences between athletes from different medical-sports groups, revealing that the requirements of the sport linked to their action abilities provides them with different Imagery abilities. These results clearly influence the prescription of imagery training programs for different groups taking into account different medical-practice groups.
  • O perfil comum dos programas de atividade física das academias seniores
    Publication . Serrano, João; Faustino, António; Rato, Verónica Raquel Henriques Fradique Dias; Petrica, João; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Batista, Marco
    Objetivos: Analisar e comparar os programas de atividade física das academias sénior do distrito de Castelo Branco, traçar o perfil comum dos programas e apresentar uma proposta de programa. Metodologia: Realizámos entrevistas aos responsáveis e professores de atividade física das Academias Seniores sobre o funcionamento das aulas e seus programas. Recolhemos informações sobre como essas aulas são lecionadas, a sua duração, estrutura, tipo de atividades realizadas, exercícios praticados, as suas intensidades e a opinião dos entrevistados sobre a eficácia do programa e as expectativas para os idosos. No final das conclusões sugerimos uma proposta de programa de atividade física. Resultados: Verificámos que na freguesia de Castelo Branco os idosos praticam mais e que na freguesia da Covilhã os idosos praticam menos atividade física. Os programas de atividade física foram criados para ajudar os idosos a ter uma melhor qualidade de vida. Nenhuma instituição tem suporte escrito do programa de atividade física. Os professores acham que esse programa é eficaz. Os conteúdos são semelhantes em quase todos os programas. Conclusão: Através da análise realizada pode concluir-se que existe um perfil comum dos programas de atividade física e que a maior parte dos conteúdos estão de acordo com a bibliografia.
  • Imagery ability in Boccia: comparison among federate athletes from different medical sport groups
    Publication . Amorim, André; Travassos, Bruno; Duarte-Mendes, Pedro
    The aim of this study was to analyse and compare movement visualization ability in federate and non-federate Boccia athletes, and among federate Boccia medical sport groups. Forty-two Boccia athletes (Federate N = 24; Non-federate N = 18) at an average age of 35.8 (SD = 11.19) participated in this study. The Portuguese version of Movement Imagery Questionnaire - 3 (MIQ-3), was used for this study. The participants were evaluated on the internal and external visual imagery. Statistics was carried out following the method of interference based on the magnitude of the effects. Results showed a great effect of expertise in imagery ability. The comparison between federate and non-federate Boccia athletes showed a great effect in the Internal Visual subscale and a moderate effect in the External Visual subscale. It was also observed differences between athletes from different medical-sports groups, revealing that the requirements of the sport linked to their action abilities provides them with different Imagery abilities. These results clearly influence the prescription of imagery training programs for different groups taking into account different medical-practice groups.