Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Comportamento dinâmico de pontes ferroviárias com plataforma balastradaPublication . Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões da; Heiden, Marko; Pircher, MartinNeste estudo procede-se à caracterização de dois modelos dinâmicos de plataformas ferroviárias balastradas e faz-se a sua implementação num modelo de elementos finitos de uma ponte. Efectua-se a análise dinâmica da referida ponte, com e sem plataforma balastrada, quando sujeita a um comboio ICE. Medições efectuadas a várias pontes com plataforma balastrada, permitiu fazer a aplicação dos modelos a uma situação real de uma ponte ferroviária e comparar os resultados com os valores medidos. Por último aplicaram-se os métodos simplificados DER e LIV, que estimam o valor máximo dos deslocamentos e das acelerações nas velocidades próximas da ressonância.
- Resposta em frequência de pontes ferroviárias considerando a interacção veículo/balastro/pontePublication . Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões daNeste artigo apresenta-se a calibração do modelo estrutural de uma ponte ferroviária com um vão simplesmente apoiado de 23.5 metros em betão pré-esforçado, para a qual se possuem medições da resposta de aceleração vertical do tabuleiro quando sujeita à passagem de tráfego real. O estudo é complementado com o cálculo e comparação da resposta dinâmica da ponte quando sujeita à passagem de dois tipos de composição ferroviária: uma locomotiva e o comboio de alta velocidade alemão ICE2. Nesta análise são definidas duas metodologias para o cálculo da resposta, nomeadamente, o modelo das forças rolantes e a interacção do sistema veículo/via férrea/ponte em que são utilizados três diferentes modelos dinâmicos de via férrea.
- Influência das irregularidades da via na resposta dinâmica de pontes ferroviárias de médio vãoPublication . Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões daAs irregularidades na via-férrea influenciam o comportamento dinâmico das pontes ferroviárias e aumentam os efeitos dinâmicos produzidos pela passagem dos eixos do comboio. Neste estudo é analisada a influência das irregularidades da via-férrea na resposta dinâmica de uma ponte, cuja primeira frequência natural de vibração se encontra sobre os limites definidos no Eurocódigo 1. São consideradas diferentes irregularidades, isolada a meio-vão e contínua de amplitude aleatória existente em toda a extensão do carril. As respostas máximas da ponte com as irregularidades são determinadas em termos de deslocamentos e acelerações, e comparadas com as obtidas sem as irregularidades. Recorre-se ao modelo dinâmico de via-férrea balastrada ERRI. São analisadas as acelerações na massa vibrante do balastro via-férrea bem como as forças de contacto entre a roda e o carril.
- Avaliação dos efeitos dinâmicos em pontes ferroviárias de alta velocidade de pequeno e médio vãoPublication . Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões daO comportamento dinâmico de pontes ferroviárias de alta velocidade é um dos principais aspectos a ter em conta no dimensionamento deste tipo de estruturas. Um dos parâmetros que é mais crítico em pontes de um único vão é o relativo às acelerações máximas verticais. Valores excessivos de acelerações podem por em causa a segurança da circulação na via, nomeadamente a instabilidade do balastro e o conforto dos passageiros. Este artigo tem como objectivo apresentar o trabalho de investigação desenvolvido em pontes ferroviárias de médio vão. O recurso à identificação modal de casos de estudo permitiu desenvolver modelos de elementos finitos capazes de simular o comportamento dinâmico em situação de serviço. Por outro lado tendo como base o modelo de elementos finitos desenvolvido veículo/via-férrea ponte foi analisado a influência das irregularidades verticais da via no comportamento das pontes.