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- Portuguese UGM characterisation using cyclic triaxial testsPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís Picado; Neves, José; Gardete, DinisCrushed materials with extensive granulometry – unbound granular materials (UGM) – are often used as unbound granular layers of road pavements, namely as granular sub-base and base. In spite of several studies having already been undertaken, the behaviour of these materials on pavement layers has not been sufficiently characterised, especially due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come. This has special importance for Portuguese pavement technology and has led to the development of two PhD theses in different schools (University of Coimbra and Technical University of Lisbon) using different approaches but both aiming at the characterisation of the aptitude of the same types of material (crushed limestone) being used as UGM. In addition, in the same terms, one of the theses has also characterised a crushed granite material. Basically, both theses included laboratory testing using cyclic triaxial tests and in situ mechanical characterisation to establish behaviour models for the crushed materials investigated. This paper describes the main results obtained from both theses and discusses the results on an integrated basis, pointing out the main indications that can be extracted from both in terms of the use of UGM on Portuguese pavement technology.
- Comportamiento de esquistos en los terraplenes y explanadas de los firmes de carreteras en PortugalPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís PicadoEl denominado "Complejo esquisto-grauváquico", que emerge en la zona Centro -Ibérica de la península, puede encontrarse en Portugal desde el Vai/e del Duero hasta la Beira Baixa, en la zona de Castelo Branco, en una banda que continua en Espana, y que al sur coincide aproximadamente con la falla Porto- Coimbra- Badajoz- Córdoba. Este complejo está constituido por material de origen metamórfico, esquistos y grauvacas, normalmente de bajo grado de metamorfismo, y representa una parte importante de la litología portuguesa. Debido al desarrollo de la Red Viaria acaecido en los últimos anos en Portugal, y dado que algunos de los trazados interceptan estas formaciones esquisto- grauvacóides, con frecuencia fue necesario el empleo de los materiales provenientes de las excavaciones. A pesar de todo, estas materiales apenas han sido utilizados como coronación de la explanada de los firmes, lo que en parte es debido al escaso conocimiento que se tiene de sus características. El estudio que se presenta en este artículo tiene como objetivo evaluar las características soporte de los firmes construídos con este tipo de materiales, y analizar su posible empleo como terraplenes, capa de coronación de explanada, o bien como capa granular de una estructura vial, siguiendo algunas especificaciones y recomendaciones de Portugal, Francia y los Estados Unidos de Norteamérica. Para ello, se comienza por hacer una breve caracterización geológica del material proveniente del Complejo esquisto-grauváquico, presentando a continuación una descripción geotécnica y la caracterización del comportamiento mecánico de un material de este tipo, resultado de un estudio experimental realizado en el tramo Raiva - Catraia dos Poços de la IC7. Finalmente se presenta, en forma resumida, el análisis de los resultados de ensayos basados en las especificaciones y recomendaciones aludidas anteriormente.
- Camadas não ligadas em pavimentos rodoviários: estudo do comportamentoPublication . Luzia, RosaOs materiais britados de granulometria extensa têm uma ampla aplicação nas camadas granulares não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente em sub-base e base granular. No entanto e apesar dos esforços realizados nesse sentido, o comportamento destes materiais naquele tipo de camadas não se encontra ainda suficientemente caracterizado, em especial no que diz respeito ao seu comportamento mecânico. Com o presente trabalho, cujo objectivo principal foi a caracterização e elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, aflorantes em Portugal continental, passíveis de serem utilizados em sub-base e base de pavimentos rodoviários, pretendeu contribuir-se para esse estudo.
- Estudo do comportamento de materiais britados não ligados em pavimentos rodoviáriosPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís PicadoO comportamento dos materiais britados de granulometria extensa em camadas de pavimentos, apesar de alguns estudos já realizados neste sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado. Para contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento está a desenvolver-se um trabalho cujo objectivo principal é a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, passíveis de serem utilizados em camadas de sub-base ou base de pavimentos rodoviários. Esta comunicação descreve os resultados obtidos até ao momento num dos tipos de material em estudo, o calcário. Essencialmente, é possível avaliar qual a gama de variação do módulo resiliente obtido em ensaios triaxiais cíclicos para o material calcário de que também se fornece a caracterização geotécnica. Finalmente, resume-se o trabalho que ainda se espera desenvolver.
- Mechanical behaviour of portuguese UGMPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís PicadoThe crushed materials of extensive granulometry (UGM) are often used as unbound granular layers of road pavements, namely as granular sub-base and base. The behaviour of these materials on pavement layers, in spite of several studies already performed on this matter, is not enough characterized, especially due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come from. This has special importance for Portuguese pavement technology. In the attempt of contributing for a better knowledge of that behaviour, a work was developed having the aim of obtain the mechanical characterization and the establishment of behaviour models for crushed materials coming from different lithologies, namely limestone and granite, susceptible of being used as UGM. This paper describes the principal results obtained from the work and pointing out the main directives that can be extracted from it, in terms of the global behaviour of a road pavement.
- Mechanical behaviour of UGM for portuguese conditionsPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís PicadoCoarse aggregate is widely used in the unbound granular layers (UGM) of roads, in particular as granular sub-base and base. However, although various studies have been conducted on these materials, their mechanical behaviour has not been yet properly characterized, in Portuguese conditions. This has special importance for Portuguese pavement technology. In the attempt of contributing for a better knowledge of that behaviour, an experimental work was undertaken to access the structural performance and to establish behaviour models for crushed materials coming from different lithologies, namely limestone and granite, susceptible of being used as UGM. This paper describes the principal results obtained from this work pointing out the main directions that can be extracted from it, in terms of the global behaviour of a road pavement.
- Caracterização geotécnica de escombreiras das Pedreiras do Poio e sua utilização em pavimentos rodoviáriosPublication . Velez, Sónia Rute Baptista; Luzia, RosaOs pavimentos rodoviários, em Portugal, nomeadamente as suas camadas não ligadas continuam a ser construídos quase exclusivamente com agregados naturais, geralmente britados. Deste modo, boa parte da exploração de agregados que ocorre a nível nacional é para utilização neste tipo de estruturas. Por todo o País existem indústrias extractivas de rocha com produção elevada de escombreiras, as quais levantam sérios problemas ambientais e cujos materiais poderiam, eventualmente, ser utilizadas nas camadas não ligadas, incluindo a fundação, de pavimentos rodoviários. Um exemplo deste problema ocorre no denominado núcleo de Pedreiras do Poio, Vila Nova de Foz Côa, em pleno Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde materiais xistosos, ardosíferos, são extraídos originando grande quantidade de escombreiras. Nesta comunicação apresentam-se os resultados da caracterização geotécnica daqueles materiais xistosos e avalia-se a possibilidade da sua aplicação na fundação de pavimentos rodoviários, à luz das especificações utilizadas em Portugal.
- Análise e modelação da contribuição das propriedades volumétricas das misturas betuminosas na sua compactabilidadePublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, Silvino; Luzia, RosaA utilização de misturas mais trabalháveis e compactáveis facilita a obtenção em obra dos requisitos exigidos às misturas betuminosas na fase de construção e permite um desempenho adequado destas. Neste trabalho realizou-se uma análise dos valores obtidos para índices determinados com base em curvas de compactação com o objetivo de avaliar estas propriedades. Os valores foram obtidos com base nos resultados provenientes da utilização de uma prensa de corte giratório na compactação de duas misturas, uma densa do tipo AC20, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA12,5. Os resultados foram modelados utilizando uma análise de regressão linear múltipla e de regressão polinomial evolutiva. Os resultados indicam que parâmetros como a porosidade, o VMA e o VFB mostram uma boa relação com os índices determinados. Este tipo de análise permite identificar quais as propriedades das misturas que podem ser controladas de modo a permitir obter misturas com trabalhabilidade adequada.
- Materiais xistosos: aplicabilidade em pavimentos rodoviáriosPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís Picado; Quaresma, LuísNeste estudo faz-se a caracterização, geotécnica e do comportamento mecânico, de dois materiais xistosos, pertencentes ao "Complexo Xisto-Graváquico", recolhidos no troço Raiva-Catraia dos Poços do Itinerário Complementar 7 (IC7) da rede rodoviária nacional, tendo como finalidade analisar a sua aplicabilidade em fundação e nas camadas granulares de pavimentos rodoviários. Procede-se ainda à análise dos resultados daquela caracterização a partir de um conjunto de especificações e recomendações Portuguesas, Francesas e Norte Americanas.
- Materiais britados não ligados em pavimentos rodoviários: comportamento mecânico para condições portuguesasPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís PicadoOs agregados britados de granulometria extensa continuam a ser frequentemente utilizados nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogeneidade dos maciços donde são provenientes. Na tentativa de contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento desenvolveu-se um trabalho cujo principal objectivo foi a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados provenientes de diferentes litologias, aflorantes nas regiões norte e centro de Portugal, passíveis de serem utilizados em sub-base e base não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente calcário e granito. Esta comunicação descreve os principais resultados obtidos bem como as principais conclusões que se podem retirar dos mesmos, no que respeita ao comportamento global de um pavimento rodoviário.