Repository logo
 
Publication

O cartaz serigráfico

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.advisorMartins, Vera Barradas
dc.contributor.authorBarbosa, Susana Alexandra de Ascensão
dc.date.accessioned2016-05-25T15:15:16Z
dc.date.available2016-05-25T15:15:16Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.pt_PT
dc.description.abstractEsta investigação pretende demonstrar a importância que o processo serigráfico teve e continua a ter No Design de cartazes. O processo serigráfico não é um método desenvolvido recentemente. Este está intrinsecamente correlacionado com a História do próprio Homem enquanto ser vivo. O cartaz é um meio de comunicação visual privilegiado, na medida em que pretende “atingir” um grande número de pessoas e a sua leitura é fácil, intuitiva e bastante rápida. À semelhança do que acontecia noutras épocas, como “La Belle Époque”, em que o meio mais usado para a divulgação de um espectáculo ou evento, era o cartaz, também hoje em dia, este processo de comunicação assente em diversos aspectos do design gráfico, é muito utilizado como forma de promoção publicitária. A dissertação foi desenvolvida com base numa metodologia de investigação não intervencionista que incidiu sobre uma pesquisa relativa a temáticas pertinentes para o desenvolvimento deste projecto, relativas à temática do cartaz, dos sistemas de comunicação e ainda sobre serigrafia e o modo como esta se processa. Numa outra etapa, foi adoptada a metodologia Estudos de Casos, na qual se desenvolveu o estudo de alguns cartazes serigráficos com base nos estudos realizados anteriormente.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research is to demonstrate the importance that the serigraphic process had, and still has, on the Design of posters. The serigraphic process hasn’t been developed recently. It is intrinsically related with the History of man itself, as a living being. The poster is an effective communication method, because it’s function is to attract a large audience with it’s easy, intuitive and very fast reading. Similar to previous epochs, like “La Belle Époque”, in which the most common method for the divulgation of a spectacle or event was the poster, this method of communication, based on various aspects of Graphic Design, is still popular for advertising. This thesis has been developed with a basis of non-interventionist research methodology, which focused on research related to pertinent topics for the development of this project, and related to the theme of the poster, the communication systems and also the process of serigraphy. Another stage of the project adopted the methodology of Case Studies, and developed the study of some serigraphic posters based on the previously made research.pt_PT
dc.identifier.tid201167387
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5245
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCartazpt_PT
dc.subjectSerigrafiapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectPosterpt_PT
dc.subjectSilkscreenpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectGraphic designpt_PT
dc.titleO cartaz serigráficopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TM_SUSANA_BARBOSA.pdf
Size:
8.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: