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Advisor(s)
Abstract(s)
Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do paço de Castelo Branco. Para apoiar a visita foi criado um conjunto de tarefas que, a par de visarem uma aprendizagem ativa da matemática, pretendiam despertar os alunos para a presença desta no mundo que nos rodeia. Apresentamos uma das tarefas propostas aos alunos no Jardim do Paço e analisam-se e discutem-se os resultados da atividade, bem como os textos e os desenhos livres realizados, após a visita, em sala de aula. A resolução da tarefa requereu dos alunos a mobilização e aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos reais, contribuindo para aprendizagens contextualizadas. O empenho, a alegria e a motivação manifestada pelos alunos na realização das atividades apontam para uma forte interação entre os dois contextos, formal (escola) e não formal (Jardim do Paço de Castelo Branco).
Description
Keywords
Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Geometria Medida
Pedagogical Context
Citation
JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima ; NUNES, Maria Fernanda (2012) - Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didatica. ISSN 1647-3582. Vol. 4, nº 1, Junho, nº Especial, p. 226-246.
Publisher
CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de Formadores
