Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Exploração de ideias geometricas no jardim.pdf23.02 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do paço de Castelo Branco. Para apoiar a visita foi criado um conjunto de tarefas que, a par de visarem uma aprendizagem ativa da matemática, pretendiam despertar os alunos para a presença desta no mundo que nos rodeia. Apresentamos uma das tarefas propostas aos alunos no Jardim do Paço e analisam-se e discutem-se os resultados da atividade, bem como os textos e os desenhos livres realizados, após a visita, em sala de aula. A resolução da tarefa requereu dos alunos a mobilização e aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos reais, contribuindo para aprendizagens contextualizadas. O empenho, a alegria e a motivação manifestada pelos alunos na realização das atividades apontam para uma forte interação entre os dois contextos, formal (escola) e não formal (Jardim do Paço de Castelo Branco).

Description

Keywords

Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Geometria Medida

Pedagogical Context

Citation

JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima ; NUNES, Maria Fernanda (2012) - Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didatica. ISSN 1647-3582. Vol. 4, nº 1, Junho, nº Especial, p. 226-246.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de Formadores

CC License