Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.16 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As modalidades desportivas demandam uma atenção concentrada, detida e polarizada, como condição necessária para o processo de aprendizagem. Tomada como condição essencial para a aprendizagem, a atenção, é considerada uma poderosa variável mediadora, porque é notória a sua influência no processo de enino-aprendizagem, bem como a influência existente entre o comportamento do professor, do aluno e os resultados das aprendizagens. A partir desse pressuposto, a atenção focalizada surge como condição fundamental para a aprendizagem, pois, quanto maior o poder de manter o foco em determinado objeto ou tarefa, maiores serão as hipótese de sucesso. Pretendemos conhecer os aspetos aos quais estão atentos os alunos nos distintos momentos da aula de educação física, em modalidades desportivas individuais. A amostra foi formada por 156 alunos do terceiro ciclo do ensino básico, de ambos os géneros (84 sexo feminino e 72 sexo masculino).
Foi usado o questionário ATEST-EF (Petrica 2003), com o qual pretendemos conhecer em que estavam a pensar os alunos nas aulas de Educação Física, no qual os alunos teriam de assinalar em que estavam a pensar em determinados momentos da aula, este foi aplicado nas modalidades de Atletismo e Ginástica.
Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças estatisticamente significativas, entre os distintos momentos da aula e as modalidades desportivas, pois após aplicação do teste do Qui-Quadrado para a associação entre as variáveis “Atenção” e “Sinal” para as Modalidades Individuais verifica-se um valor de (p>0,05).
Description
Keywords
Educação física Partes da aula Pensamento do aluno Modalidades desportivas individuais Atenção
Citation
Santos, J., Petrica, J., Maia, L. (2020) O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física: diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas individuais. In Pedagogia do Desporto – Novas abordagens Académicas. Novas Edições Acadêmicas. Mauritius. ISBN 978-620-2-80606-0. pp 7-19.
Publisher
Novas Edições Académicas