Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
254.11 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Para além da escassez de materiais didácticos adequados, destaca-se a falta de conhecimentos históricos dos professores para a utilização de História da matemática no seu ensino. Aponta-se assim, a necessidade de formação dos professores neste domínio devendo perseguir três grandes objectivos complementares (1) conhecer e apreciar o passado da matemática (função informativa); (2) aprofundar a própria compreensão da forma como se constrói o conhecimento matemático (função epistemológica); (3) incorporar, reflectida e adequadamente, material histórico no seu ensino (função didáctica). O estudo que se apresenta aponta para a necessidade de criação, organização e validação de bons materiais de ensino
Description
Keywords
Ensino Básico Formação de professores História das ciências/matemática Estratégia de ensino Grandezas e medidas
Pedagogical Context
Citation
JORGE, Fátima ; CABRITA, Isabel ; PAIXÃO, Fátima (2005) - A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas. In Atas do Encontro do PROFMAT, Évora, 9-12 de Novembro.
Publisher
Associação de Professores de Matemática