Repository logo
 
Publication

Interpretação de uma seleção de obras para flauta de bisel de G.P.Telemann segundo o Vermischter Geschmack

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.advisorCarrilho, António José Ribeiro
dc.contributor.authorSeveriano, Débora Bessa
dc.date.accessioned2021-02-23T16:32:34Z
dc.date.available2021-02-23T16:32:34Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2021
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização Flauta de Bisel.
dc.description.abstractEste trabalho reflete investigação desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Trabalho de Projecto, estando dividido em quatro partes. Na primeira parte apresenta-se o contexto musical que circunda a vida e obra do compositor Georg Philipp Telemann, com foco no Vermischter Geschmack, e no seu trabalho de publicações. A segunda parte debruça-se sobre as formas musicais do século setecentista cujas obras que iremos examinar, exibem os diversos tipos de sonatas – a solo, trio e quarteto - a sonata concertante, o concerto, e a cantata; esclarecendo as suas origens, desenvolvimento e características. A terceira parte deste trabalho expõe a análise realizada às peças selecionadas do reportório para flauta de bisel na obra de Telemann: TWV 41:C2, TWV 42:c2; TWV 42:B4; TWV 43:a3; TWV 51:C1, TWV 1:1258. Por fim, concluímos com uma reflexão sobre a informação recolhida no que toca à obra do compositor e à análise realizada à seleção de obras do reportório de flauta de bisel.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This investigation reflects the studies developed within the course of Trabalho de Projeto, and it’s divided in three parts. The first presents the musical context by which the life and work of Georg Philipp Telemann are surrounded, his focus on the Vermischter Geschmack and his publications. The second part focuses on the musical forms of the late seventeenth and first half of the eighteenth century whose works we will examine further on. These include the sonata – solo, trio and quartet – the sonate auf concertenart, the concerto, and the cantata; whose origins, evolution and characteristics shall be brought to light. The third part of this study offers the analysis of the selected pieces from Telemanns recorder repertoire: TWV 41:C2, TWV 42:c2; TWV 42:B4; TWV 43:a3; TWV 51:C1, TWV 1:1258. Lastly, we reflect on the information collected about the composer’s work and on the analysis os the selected body of work for the recorder.pt_PT
dc.identifier.tid202654818
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7464
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectFlauta de biselpt_PT
dc.subjectTelemannpt_PT
dc.subjectBarroco germânicopt_PT
dc.subjectGosto misto germânicopt_PT
dc.subjectSonatapt_PT
dc.subjectTriopt_PT
dc.subjectSonata concertantept_PT
dc.subjectConcertopt_PT
dc.subjectCantatapt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectRecorderpt_PT
dc.subjectTelemannpt_PT
dc.subjectGerman baroquept_PT
dc.subjectGerman mixed tastept_PT
dc.subjectSonate auf concertenartpt_PT
dc.titleInterpretação de uma seleção de obras para flauta de bisel de G.P.Telemann segundo o Vermischter Geschmackpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Música – Área de Especialização Flauta de Biselpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Débora Bessa (20).pdf
Size:
15.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format