Publication
A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente)
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T12:39:57Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T12:39:57Z | |
dc.date.issued | 2022-04-22 | |
dc.description | A Conferência faz parte da avaliação do Projeto de Investigação MRIR financiado de 2018 a 2022 pela FCT envolvendo vários parceiros do Pinhal Sul - Distrito de Castelo Branco | pt_PT |
dc.description.abstract | Relacionámos as memórias evocadas de relatos de vida de 7 professores primários aposentados, que narraram (relatos de vida) as suas representações como alunos da primária, da secundária e do Magistério Primário no Estado Novo e, posteriormente, como professor no exercício da sua profissão (identidade docente), no período antes e depois de 1974. Utilizámos uma metodologia qualitativa, norteado pelo enfoque biográfico-narrativo, na construção das histórias de vida desses professores, na base de uma hermenêutica fenomenológica (ser professor) e crítica à análise de conteúdo das suas narrativas. A técnica de recolha de dados foi a entrevista em profundidade e a observação participante (registos em notas de campo), submetendo o conteúdo das narrativas à categorização (categorias/subcategorias analíticas) e à interpretação no tempo e contexto socio-histórico. Os resultados demonstraram uma relação entre as histórias de vida e reminiscências relatadas em articulação com os processos identitários (biográfico e relacional), que permitiram a construção do percurso e identidade de ser professor primário, naquele tempo e contexto histórico. Conseguimos contribuir com este estudo para a História da Educação Social e História da Educação no período analisado. | pt_PT |
dc.description.abstract | We related the memories evoked from life reports of 7 retired primary teachers, who narrated (life reports) their representations as primary, secondary and primary magisterium students in the Estado Novo and, later, as a teacher in the exercise of their profession (teacher identity), in the period before and after 1974. We used a qualitative methodology, based on the biographical-narrative approach, in the construction of the life histories of these teachers, based on a phenomenological hermeneutics (being a teacher) and critical to the content analysis of their narratives. The technique of data collection was in-depth interview and participant observation (records in field notes), submitting the content of the narratives to categorization (analytical categories/subcategories) and interpretation in time and socio-historical context. The results demonstrated a relationship between the life histories and reminiscences reported in conjunction with the identity processes (biographical and relational), which allowed the construction of the path and identity of being a primary teacher, at that time and historical context. We were able to contribute to this study for the History of Social Education and History of Education in the period analyzed. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT; Universidade de Lisboa e Instituto de Educação; Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2022) -A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente). Conferência - International Conference - Rescued Memories, Reconstructed Identities - MRIR no Instituto de Educação/ULisboa, nos dias 21 e 22 de abril. ULisboa-IE-FCT, p. 46. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7952 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Programa de Investigação MRIR - Instituto de Educação - Universidade de Lisboa - FCT | pt_PT |
dc.relation | FCT - MRIR (POCI-01-0145-FEDER-029091) | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | 1;Projeto de Investigação MRIR - FCT | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | História de vida | pt_PT |
dc.subject | Biografia-narrativa | pt_PT |
dc.subject | Professor primário | pt_PT |
dc.subject | Identidade docente | pt_PT |
dc.subject | Representações do ensino | pt_PT |
dc.subject | História da Educação | pt_PT |
dc.subject | Life story | pt_PT |
dc.subject | Biography-narrative | pt_PT |
dc.subject | Primary teacher | pt_PT |
dc.subject | Teacher identity | pt_PT |
dc.subject | Representations of teaching | pt_PT |
dc.subject | History of Education | pt_PT |
dc.title | A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente) | pt_PT |
dc.title.alternative | The voice and representations of retired primary teachers: (Re)construction of life histories (Before and after 1974 in the teaching exercise) | pt_PT |
dc.type | lecture | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 46 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Número especial | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Projeto de Investigação MRIR- FCT - ULisboa-IE | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | lecture | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 0-International Conference_Projeto MRIR_Re)construindo histVIDA-Prof primários_22 abril 22.pdf
- Size:
- 6.24 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format