Repository logo
 
Publication

A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2022-04-28T12:39:57Z
dc.date.available2022-04-28T12:39:57Z
dc.date.issued2022-04-22
dc.descriptionA Conferência faz parte da avaliação do Projeto de Investigação MRIR financiado de 2018 a 2022 pela FCT envolvendo vários parceiros do Pinhal Sul - Distrito de Castelo Brancopt_PT
dc.description.abstractRelacionámos as memórias evocadas de relatos de vida de 7 professores primários aposentados, que narraram (relatos de vida) as suas representações como alunos da primária, da secundária e do Magistério Primário no Estado Novo e, posteriormente, como professor no exercício da sua profissão (identidade docente), no período antes e depois de 1974. Utilizámos uma metodologia qualitativa, norteado pelo enfoque biográfico-narrativo, na construção das histórias de vida desses professores, na base de uma hermenêutica fenomenológica (ser professor) e crítica à análise de conteúdo das suas narrativas. A técnica de recolha de dados foi a entrevista em profundidade e a observação participante (registos em notas de campo), submetendo o conteúdo das narrativas à categorização (categorias/subcategorias analíticas) e à interpretação no tempo e contexto socio-histórico. Os resultados demonstraram uma relação entre as histórias de vida e reminiscências relatadas em articulação com os processos identitários (biográfico e relacional), que permitiram a construção do percurso e identidade de ser professor primário, naquele tempo e contexto histórico. Conseguimos contribuir com este estudo para a História da Educação Social e História da Educação no período analisado.pt_PT
dc.description.abstractWe related the memories evoked from life reports of 7 retired primary teachers, who narrated (life reports) their representations as primary, secondary and primary magisterium students in the Estado Novo and, later, as a teacher in the exercise of their profession (teacher identity), in the period before and after 1974. We used a qualitative methodology, based on the biographical-narrative approach, in the construction of the life histories of these teachers, based on a phenomenological hermeneutics (being a teacher) and critical to the content analysis of their narratives. The technique of data collection was in-depth interview and participant observation (records in field notes), submitting the content of the narratives to categorization (analytical categories/subcategories) and interpretation in time and socio-historical context. The results demonstrated a relationship between the life histories and reminiscences reported in conjunction with the identity processes (biographical and relational), which allowed the construction of the path and identity of being a primary teacher, at that time and historical context. We were able to contribute to this study for the History of Social Education and History of Education in the period analyzed.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT; Universidade de Lisboa e Instituto de Educação; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2022) -A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente). Conferência - International Conference - Rescued Memories, Reconstructed Identities - MRIR no Instituto de Educação/ULisboa, nos dias 21 e 22 de abril. ULisboa-IE-FCT, p. 46.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7952
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPrograma de Investigação MRIR - Instituto de Educação - Universidade de Lisboa - FCTpt_PT
dc.relationFCT - MRIR (POCI-01-0145-FEDER-029091)pt_PT
dc.relation.ispartofseries1;Projeto de Investigação MRIR - FCT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectHistória de vidapt_PT
dc.subjectBiografia-narrativapt_PT
dc.subjectProfessor primáriopt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.subjectRepresentações do ensinopt_PT
dc.subjectHistória da Educaçãopt_PT
dc.subjectLife storypt_PT
dc.subjectBiography-narrativept_PT
dc.subjectPrimary teacherpt_PT
dc.subjectTeacher identitypt_PT
dc.subjectRepresentations of teachingpt_PT
dc.subjectHistory of Educationpt_PT
dc.titleA voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente)pt_PT
dc.title.alternativeThe voice and representations of retired primary teachers: (Re)construction of life histories (Before and after 1974 in the teaching exercise)pt_PT
dc.typelecture
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.issueNúmero especialpt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleProjeto de Investigação MRIR- FCT - ULisboa-IEpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typelecturept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
0-International Conference_Projeto MRIR_Re)construindo histVIDA-Prof primários_22 abril 22.pdf
Size:
6.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format