Publication
A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didática
| dc.contributor.author | Pais, António | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-05T12:28:59Z | |
| dc.date.available | 2018-02-05T12:28:59Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description.abstract | Na perspetiva didática, a literatura fantástica constitui um excelente recurso de integração social e curricular, explorando a aproximação do literário à interface fantástico/realidade. A leitura em voz alta e o diálogo partilhado sobre o lido devem representar a característica didática dominante de abordagem e devem determinar em conjunto com os fatores culturais e de individualidade social de partida a seleção dos suportes de narração para a interação. A abordagem que propomos parte do princípio que o recurso às técnicas tradicionais de narração, neste caso o Kamishibai (teatro de papel), permite a criação de objetos didáticos que, nos mais variados contextos sociais, facilitem a criação de ambientes de leitura e diálogo potencialmente eficazes para o desenvolvimento literácito das comunidades envolvidas. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | PAIS, A. (2015). A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didática. In AZEVEDO, F. [et al.], coords. - Ensino do português : do jardim ao primeiro ciclo : práticas em sala de aula. Braga : Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-39-6. p. 23-36. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-8952-39-6 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5917 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Centro de Investigação em Estudos da Criança | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Suportes de narração | pt_PT |
| dc.subject | Kamishibai | pt_PT |
| dc.subject | Oralidade | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento literácito | pt_PT |
| dc.title | A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didática | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 23 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Ensino do português : do jardim ao primeiro ciclo : práticas em sala de aula | pt_PT |
| person.familyName | Pais | |
| person.givenName | António | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9240-0682 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe |
