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Authors
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Abstract(s)
Na perspetiva didática, a literatura fantástica constitui um excelente recurso de integração social e curricular, explorando a aproximação do literário à interface fantástico/realidade.
A leitura em voz alta e o diálogo partilhado sobre o lido devem representar a característica didática dominante de abordagem e devem determinar em conjunto com os fatores culturais e de individualidade social de partida a seleção dos suportes de narração para a interação.
A abordagem que propomos parte do princípio que o recurso às técnicas tradicionais de narração, neste caso o Kamishibai (teatro de papel), permite a criação de objetos didáticos que, nos mais variados contextos sociais, facilitem a criação de ambientes de leitura e diálogo potencialmente eficazes para o desenvolvimento literácito das comunidades envolvidas.
Description
Keywords
Suportes de narração Kamishibai Oralidade Desenvolvimento literácito
Citation
PAIS, A. (2015). A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didática. In AZEVEDO, F. [et al.], coords. - Ensino do português : do jardim ao primeiro ciclo : práticas em sala de aula. Braga : Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-39-6. p. 23-36.
Publisher
Centro de Investigação em Estudos da Criança