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- Materiais multimédia para o ensino da língua e cultura portuguesaPublication . Pais, António; Carvalho, MárioNos nossos dias, o uso de um computador é tão indispensável como o uso de um veículo automóvel. Com efeito, hoje em dia, pode-se percorrer a “auto-estrada2 da informação navegando na internet, ou ainda, utilizando programas adequados para os desafios inerentes à prática educativa e que derivam do exercício da profissão docente. Neste sentido, o uso do computador deixou de ter um sentido restrito (como por exemplo o processador de texto), para abarcar um sentido amplo como é a autoformação.
- Elementos de integração didática e ensino da gramáticaPublication . Pais, AntónioPartindo da relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de didática da gramática, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino e aprendizagem da gramática podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos, do ponto de vista da crítica da razão didática, os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Didática da Gramática determina nesta etapa da escolaridade em que o caráter transversal e a dimensão implícita no ensino da gramática desempenham um papel fundamental: (i) linguística descritiva/gramática da palavra: palavra fonológica, palavra morfológica, palavra semântica e classes de palavras; (ii) ensino e aprendizagem do vocabulário (iii) representação gráfica e ortográfica; (iv) linguística descritiva/gramática da frase: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) linguística textual – gramática do texto. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Metas Curriculares de Português (MCP) e os Programas de Português do Ensino Básico (PPEB), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados.
- A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didáticaPublication . Pais, AntónioNa perspetiva didática, a literatura fantástica constitui um excelente recurso de integração social e curricular, explorando a aproximação do literário à interface fantástico/realidade. A leitura em voz alta e o diálogo partilhado sobre o lido devem representar a característica didática dominante de abordagem e devem determinar em conjunto com os fatores culturais e de individualidade social de partida a seleção dos suportes de narração para a interação. A abordagem que propomos parte do princípio que o recurso às técnicas tradicionais de narração, neste caso o Kamishibai (teatro de papel), permite a criação de objetos didáticos que, nos mais variados contextos sociais, facilitem a criação de ambientes de leitura e diálogo potencialmente eficazes para o desenvolvimento literácito das comunidades envolvidas.
- Lexical knowledge and lexiculture as elements of curricular integration : experiences in pre-service teachers training contextPublication . Pais, AntónioIn recent decades, there have been various endeavours in Europe and the United States to rejuvenate curricular development practices, aiming to reinstate didactic-curricular integration as a methodological approach to explicit lexical teaching. The genesis of the curricular integration concept we adopt stems from a phenomenological understanding of this issue and technical-didactic approaches to vocabulary teaching and learning within initial teacher education contexts. Building upon the multidimensional relationship between curricular integration and lexical knowledge architecture, we explore how different conceptions of curricular integration, applicable to students in initial teacher education, manifest during supervised teaching practice in primary education. Approaching this from a technical-didactic standpoint, we delineate the key domains shaped by the interface of Curricular Integration and Lexical Knowledge Architecture at this educational stage. Here, the transversal nature and explicit dimension of word teaching are pivotal for declarative knowledge, encompassing phonetic form, graphic and orthographic representation, inflectional paradigms, meaning in context, word class, and usage restrictions. Our research, grounded in Design-Based Research (DBR) principles, aims methodologically and investigative to cultivate processes and cycles of didactic action within initial teacher education. We focus on producing and implementing integrated curricular units that feature didactic-curricular integration, specifically targeting explicit vocabulary teaching. Our goal is to scrutinize and comprehend the connections between explicit vocabulary teaching, reading practices, and learning success across various curricular domains. The primary investigative objective is to propose and test integrated practical interventions for explicit vocabulary teaching, viable within supervised teaching practice settings. The specific cycles of DBR experimentation seek to operationalize and demonstrate the efficacy of technical-didactic development in approaches to explicit vocabulary teaching processes. We view this as a crucial integrating element, bringing prospective teachers closer to developing lexical awareness and promoting inclusive education and integrated academic success. This entails deep immersion in the linguistic and cultural contexts of the school communities they engage with. Through our research experiences, we have unveiled a direct impact relationship among these three realms, underscoring the technical-didactic importance of considering two key aspects related to explicit vocabulary teaching in early schooling: • The criteria for selecting vocabulary for explicit teaching, alongside reading and writing practices, considering semantic features and shared cultural significance of chosen words. • The methodological approach process, emphasizing, from a didactic perspective, fundamental knowledge of phonetic form, semantic and categorial selection properties, syntactic category, meaning, and selection constraints.
- Elementos de integração curricular, desenhos de aula e ensino explícito do vocabulárioPublication . Pais, AntónioCom base na relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de arquitetura do conhecimento lexical, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino explícito do vocabulário podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Arquitetura do Conhecimento Lexical determina nesta etapa da escolaridade em que o carácter transversal e a dimensão explícita do ensino da palavra desempenham um papel fundamental em termos de conhecimento declarativo: (i) forma fónica: palavra fonológica (fonema, sílaba e acento); (ii) representação gráfica e ortográfica; (iii) paradigma flexional – palavra morfológica (morfemas gramaticais – processos de flexão, morfemas lexicais – processos de formação de novas palavras); (iv) significado em função do contexto e relação com outras palavras: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) classe de palavra; (v)restrições de uso. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Aprendizagens Essenciais (AE), o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados para o ensino explícito do vocabulário.
- A unidade didática como instrumento e elemento integrador de desenvolvimento da competência leitora: crítica da razão didáticaPublication . Pais, AntónioOs estudos realizados nos últimos dez anos revelam a importância da integração didática como forma e opção metodológica de abordagem aos processos de ensino e aprendizagem para áreas tão específicas como a leitura ou a formação de leitores. Neste capítulo aprendam-se os fundamentos didatológicos base de construção de unidades didáticas com recursos à integração curricular e discutem-se os princípios didáticos a ela inerentes e que são fundamento para o desenvolvimento integrado da competência leitora.
- O programa de línguas e cultura portuguesas e a problemática da demonstração da qualidade educativaPublication . Pais, AntónioComo reconhece a Unesco o interesse generalizado que existe nos nossos dias pela qualidade da educação, e da própria escola enquanto organização, tem uma origem complexa e é o reflexo da preocupação social pelos níveis de aprendizagem. Esta preocupação que ressurgiu com força nos últimos anos está relacionada, por um lado, com a percepção socialmente existente (ainda por demostrar) de que as reformas educativas estão a contribuir para baixar os níveis de aprendizagem e, por outro, com a dificuldade que as administrações educativas e as escolas demonstram na transição da denominada fase de desenvolvimento quantitativo característico da década de 80, para a fase de desenvolvimento qualitativo característico da década de 90. Neste sentido, é nosso objectivo fazer e propor uma reflexão sobre a dimensão do fenómeno qualidade em educação, na perspectiva de construção de um sistema de demonstração da qualidade que contribua para elevar os níveis de desempenho num programa com a especificidade do Programa de Língua e Cultura Portuguesa em Espanha.
- Mundo (s) de la interculturalidad : literatura infantil y comunidades de lectoresPublication . Sardinha, Maria da Graça; Pais, António; Jorge, Cláudia CravoEn este trabajo se propone, desde un punto de vista didactológico, uma reflexión sobre la importância y el papel de la literatura infantil y juvenil en el desarrollo de los processos de enseñanza de polaridade entre los processos didácticos y el desarrollo contextualizado de projectos de acción, representa, en esencia, la base del fundamento y del desarrollo técnico y didáctico del projecto de promoción de la lectura que presentamos. El desarrollo del linguaje oral o de la misma competência linguística, considerada en sus dimensiones transversal y blobal, representan la matriz para su aplicación. Basado en la relación dinâmica Biblioteca-cominidad, el projecto de configura como un vehículo para la integración social, desarrollado a partir de la creación de un comunidade de lectores com extranjeros, possibilitando a los niños y sus padres una mayor participación en la construcción del conocimiento sobre el idioma. El desarrollo del linguaje oral y de la competência linguística, en sus dimensiones transversal y global, representan la matriz de su aplicación. Com este projecto, la Biblioteca Municipal de Castelo Branco se afirma como un espacio de dialogo, de cultura y de encuentro multicultural donde padres e hijos están invitados a participarem en momentos únicos de encuentro com el libro, la lectura y la lengua.
- Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradasPublication . Pais, AntónioNeste trabalho, com base na análise de diferentes formas de conceber e entender a integração didática na perspetiva curricular portuguesa e da consideração do trinómio didático - globalização da aprendizagem / motivação / ensino e aprendizagem integrados nos primeiros anos de escolaridade –, propomos, do ponto de vista científico - didático, uma reflexão sobre os princípios e fundamentos da sequenciação didática e da construção de unidades didáticas integradoras, com o objetivo de dar contributos significativos para que, desde a formação de professores, se possam criar bases teórico-práticas de definição de percursos de ensino e aprendizagem com potencial efetivo de integração nas dimensões epistemológica e curricular.
- Os caminhos do ensino e da aprendizagem do vocabulário : intercultura, corpus textual e lexiculturaPublication . Pais, AntónioA incidência de crianças com dificuldades de aprendizagem, em geral, e com dificuldades ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, em particular, continua a ser uma realidade marcante do dia-a-dia das nossas escolas. Neste contexto, a investigação realizada nas últimas décadas veio demonstrar a importância do desenvolvimento técnico-didáctico das formas de abordagem aos processos de ensino explícito do vocabulário, enquanto elemento e factor de aproximação das crianças aos livros e à leitura e a promoção do sucesso escolar.