Repository logo
 
Publication

Educação física-motora na aptidão física e conhecimento corporal de sujeitos com deficiência

dc.contributor.authorMarta, Carlos
dc.contributor.authorAlmeida, Telma da Conceição Rodrigues
dc.contributor.authorSilveira, Paulo
dc.contributor.authorAlves, Ana R.
dc.contributor.authorCasanova, Natalina
dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.date.accessioned2024-04-26T12:40:22Z
dc.date.available2024-04-26T12:40:22Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente estudo teve como propósito avaliar e comparar o conhecimento corporal e a aptidão física de sujeitos com deficiência, após implementação de programa com duração de seis meses, bem como verificar as propriedades psicométricas de um novo instrumento, através da sua validação factorial exploratória e confirmatória. A bateria de testes multicomponente contemplou quatro dimensões: conhecimento corporal, locomoção, estabilidade e manipulação de objetos. A amostra foi constituída por 162 sujeitos, 69 do género feminino e 93 do género masculino, com uma média de idades de 40.20±12.83 anos, pertencentes a 7 instituições portuguesas do distrito da Guarda, Covilhã e Castelo Branco. A análise factorial exploratória e confirmatória permitiu assumir que o modelo é válido para a população em estudo. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas nas dezanove tarefas da bateria de testes, tendo os sujeitos melhorado a sua aptidão física e o seu conhecimento corporal. Observaram-se diferenças significativas entre géneros no salto horizontal, salto vertical, passe e receção de bola, condução de bola, corrida e resistência. Contudo, não foram observadas diferenças significativas entre géneros, nos parâmetros do conhecimento corporal. Verificou-se ainda uma associação entre a aptidão física e o conhecimento corporal.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This study aims to assess and compare the body awareness and the physical condition of people with disabilities, after implementing a six-month program, as well as to verify the psychometric proprieties of a new instrument of evaluation through a exploratory and confirmatory factorial validation. The multicomponent test battery covered four dimensions: body awareness, locomotion, stability and manipulation of objects. The sample consisted of 162 subjects, 69 females and 93 males, with the average age of 40.20 ± 12.826 years, belonging to seven Portuguese institutions in the districts of Guarda, Covilhã and Castelo Branco. The exploratory and confirmatory factorial analysis allowed us to assume that this model is valid for the study population. We found statistically significant differences in nineteen tasks from the multicomponent test battery and that the subjects improved their physical condition and body awareness. Significant differences were observed between genders in the horizontal jump, vertical jump, pass and ball reception, keeping control, run and endurance. However, there was no significant difference between genders regarding to body awareness parameters. Lastly, we verified the existence of a correlation between the physical fitness and the body awareness.pt_PT
dc.description.abstractResumen: El propósito de este estudio fue evaluar y comparar el conocimiento corporal y la condición física de sujetos con discapacidad, después de la implementación de un programa de seis meses, así como verificar las propiedades psicométricas de un nuevo instrumento, a través de su validación factorial confirmatoria y exploratoria. La batería de pruebas multicomponente cubrió cuatro dimensiones: conocimiento corporal, locomoción, estabilidad y manipulación de objetos. La muestra estuvo constituida por 162 personas, 69 mujeres y 93 hombres, con una edad media de 40,20 ± 12,83 años, pertenecientes a 7 instituciones Portuguesas en los distritos de Guarda, Covilhã y Castelo Branco. El análisis factorial exploratorio y confirmatorio nos permitió asumir que el modelo es válido para la población de estudio. Hubo diferencias estadísticamente significativas en las diecinueve tareas de la batería de pruebas, y los sujetos mejoraron su condición física y conciencia corporal. Se observaron diferencias significativas entre géneros en el salto horizontal, salto vertical, pase y recepción del balón, manejo del balón, carrera y resistencia. Sin embargo, no hubo diferencias significativas entre géneros en los parámetros de conciencia corporal. También hubo una asociación entre la condición física y la conciencia corporal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarta , C., Almeida, T., Silveira , P., Alves , A., Casanova , N., & Mesquita , H. (2023). Educação física-motora na aptidão física e conhecimento corporal de sujeitos com deficiência. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 29–47. https://doi.org/10.46691/es.vi.68pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46691/es.vi.68pt_PT
dc.identifier.issn1646-8848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8969
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEgitania Scienciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectConsciência corporalpt_PT
dc.subjectCondição físicapt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.subjectDisabilitiespt_PT
dc.subjectBody awarenesspt_PT
dc.subjectPhysical conditionpt_PT
dc.subjectIntervention programpt_PT
dc.subjectDiscapacidadpt_PT
dc.subjectConciencia corporalpt_PT
dc.subjectondición físicapt_PT
dc.subjectPrograma de intervenciónpt_PT
dc.titleEducação física-motora na aptidão física e conhecimento corporal de sujeitos com deficiênciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage47pt_PT
oaire.citation.issue31pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleEgitania Scienciapt_PT
oaire.citation.volumeII Edição Especial: Educaçãopt_PT
person.familyNameSilveira
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.givenNamePaulo
person.givenNameMaria Helena
person.identifier1527330
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier.ciencia-id971D-D0D2-20AD
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.orcid0000-0003-4552-2323
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
person.identifier.scopus-author-id57203914599
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2_Educação+física-motora+na+aptidão+física+e+conhecimento+corporal+de+sujeitos+com+deficiência (1).pdf
Size:
692.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: