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Educação física-motora na aptidão física e conhecimento corporal de sujeitos com deficiência

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O presente estudo teve como propósito avaliar e comparar o conhecimento corporal e a aptidão física de sujeitos com deficiência, após implementação de programa com duração de seis meses, bem como verificar as propriedades psicométricas de um novo instrumento, através da sua validação factorial exploratória e confirmatória. A bateria de testes multicomponente contemplou quatro dimensões: conhecimento corporal, locomoção, estabilidade e manipulação de objetos. A amostra foi constituída por 162 sujeitos, 69 do género feminino e 93 do género masculino, com uma média de idades de 40.20±12.83 anos, pertencentes a 7 instituições portuguesas do distrito da Guarda, Covilhã e Castelo Branco. A análise factorial exploratória e confirmatória permitiu assumir que o modelo é válido para a população em estudo. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas nas dezanove tarefas da bateria de testes, tendo os sujeitos melhorado a sua aptidão física e o seu conhecimento corporal. Observaram-se diferenças significativas entre géneros no salto horizontal, salto vertical, passe e receção de bola, condução de bola, corrida e resistência. Contudo, não foram observadas diferenças significativas entre géneros, nos parâmetros do conhecimento corporal. Verificou-se ainda uma associação entre a aptidão física e o conhecimento corporal.
Abstract: This study aims to assess and compare the body awareness and the physical condition of people with disabilities, after implementing a six-month program, as well as to verify the psychometric proprieties of a new instrument of evaluation through a exploratory and confirmatory factorial validation. The multicomponent test battery covered four dimensions: body awareness, locomotion, stability and manipulation of objects. The sample consisted of 162 subjects, 69 females and 93 males, with the average age of 40.20 ± 12.826 years, belonging to seven Portuguese institutions in the districts of Guarda, Covilhã and Castelo Branco. The exploratory and confirmatory factorial analysis allowed us to assume that this model is valid for the study population. We found statistically significant differences in nineteen tasks from the multicomponent test battery and that the subjects improved their physical condition and body awareness. Significant differences were observed between genders in the horizontal jump, vertical jump, pass and ball reception, keeping control, run and endurance. However, there was no significant difference between genders regarding to body awareness parameters. Lastly, we verified the existence of a correlation between the physical fitness and the body awareness.
Resumen: El propósito de este estudio fue evaluar y comparar el conocimiento corporal y la condición física de sujetos con discapacidad, después de la implementación de un programa de seis meses, así como verificar las propiedades psicométricas de un nuevo instrumento, a través de su validación factorial confirmatoria y exploratoria. La batería de pruebas multicomponente cubrió cuatro dimensiones: conocimiento corporal, locomoción, estabilidad y manipulación de objetos. La muestra estuvo constituida por 162 personas, 69 mujeres y 93 hombres, con una edad media de 40,20 ± 12,83 años, pertenecientes a 7 instituciones Portuguesas en los distritos de Guarda, Covilhã y Castelo Branco. El análisis factorial exploratorio y confirmatorio nos permitió asumir que el modelo es válido para la población de estudio. Hubo diferencias estadísticamente significativas en las diecinueve tareas de la batería de pruebas, y los sujetos mejoraron su condición física y conciencia corporal. Se observaron diferencias significativas entre géneros en el salto horizontal, salto vertical, pase y recepción del balón, manejo del balón, carrera y resistencia. Sin embargo, no hubo diferencias significativas entre géneros en los parámetros de conciencia corporal. También hubo una asociación entre la condición física y la conciencia corporal.

Description

Keywords

Deficiência Consciência corporal Condição física Programa de intervenção Disabilities Body awareness Physical condition Intervention program Discapacidad Conciencia corporal ondición física Programa de intervención

Citation

Marta , C., Almeida, T., Silveira , P., Alves , A., Casanova , N., & Mesquita , H. (2023). Educação física-motora na aptidão física e conhecimento corporal de sujeitos com deficiência. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 29–47. https://doi.org/10.46691/es.vi.68

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