Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Metodologias de ensino do violino em alunos com défice de auto-regulação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_ANA_PIRES.pdf1.72 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo aborda o ensino musical em contextos inclusivos, com foco na prática pedagógica supervisionada e na investigação sobre estratégias adaptativas no ensino do violino para alunos com défice de auto-regulação. O estudo foi estruturado por meio de uma metodologia de investigação-ação, combinando a revisão teórica e análise prática de um caso específico. A investigação compreendeu uma fase inicial exploratória que permitiu formular a pergunta e objetivos a atingir, de seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Os resultados demonstram que estratégias pedagógicas adaptadas podem não só promover a aprendizagem musical, mas também o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. Este trabalho reforça a importância da formação do professor como a colaboração entre professor e família no apoio ao aluno e da construção de práticas educativas mais inclusivas no ensino artístico.
Abstract: This study addresses music teaching in inclusive contexts, focusing on supervised pedagogical practice and the investigation of adaptive strategies for violin teaching to students with self-regulation deficits. The study was structured through an action-research methodology, combining theoretical review and practical analysis of a specific case. The investigation included an initial exploratory phase that allowed the formulation of the research question and objectives to be achieved. This was followed by a literature review, which enabled the theoretical framework of the work to be developed. The results demonstrate that adapted pedagogical strategies can not only promote musical learning but also enhance the well-being and holistic development of students. This work reinforces the importance of teacher training, the collaboration between teacher and family in supporting the student, and the construction of more inclusive educational practices in artistic teaching.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.

Keywords

Défice de auto-regulação Educação inclusiva Metodologia do ensino do violino Ensino de música Ensino artístico especializado Self-regulation déficits Inclusive education Violin teaching methodology Music teaching Specialized artistic education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue