Repository logo
 
Publication

Metodologias de ensino do violino em alunos com défice de auto-regulação

dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.advisorQuelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires
dc.contributor.authorPires, Ana Isabel Matias
dc.date.accessioned2025-09-17T10:50:52Z
dc.date.available2025-09-17T10:50:52Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractEste estudo aborda o ensino musical em contextos inclusivos, com foco na prática pedagógica supervisionada e na investigação sobre estratégias adaptativas no ensino do violino para alunos com défice de auto-regulação. O estudo foi estruturado por meio de uma metodologia de investigação-ação, combinando a revisão teórica e análise prática de um caso específico. A investigação compreendeu uma fase inicial exploratória que permitiu formular a pergunta e objetivos a atingir, de seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Os resultados demonstram que estratégias pedagógicas adaptadas podem não só promover a aprendizagem musical, mas também o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. Este trabalho reforça a importância da formação do professor como a colaboração entre professor e família no apoio ao aluno e da construção de práticas educativas mais inclusivas no ensino artístico.por
dc.description.abstractAbstract: This study addresses music teaching in inclusive contexts, focusing on supervised pedagogical practice and the investigation of adaptive strategies for violin teaching to students with self-regulation deficits. The study was structured through an action-research methodology, combining theoretical review and practical analysis of a specific case. The investigation included an initial exploratory phase that allowed the formulation of the research question and objectives to be achieved. This was followed by a literature review, which enabled the theoretical framework of the work to be developed. The results demonstrate that adapted pedagogical strategies can not only promote musical learning but also enhance the well-being and holistic development of students. This work reinforces the importance of teacher training, the collaboration between teacher and family in supporting the student, and the construction of more inclusive educational practices in artistic teaching.eng
dc.identifier.tid204002800
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10293
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectDéfice de auto-regulação
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectMetodologia do ensino do violino
dc.subjectEnsino de música
dc.subjectEnsino artístico especializado
dc.subjectSelf-regulation déficits
dc.subjectInclusive education
dc.subjectViolin teaching methodology
dc.subjectMusic teaching
dc.subjectSpecialized artistic education
dc.titleMetodologias de ensino do violino em alunos com défice de auto-regulaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MESTRADO_ANA_PIRES.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: