Repository logo
 
Publication

A quarta posição como introdução da mão esquerda no ensino do violoncelo

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
dc.contributor.advisorStrynckx, Catherine
dc.contributor.authorBarros, Vanessa Eiras
dc.date.accessioned2024-02-02T11:17:49Z
dc.date.available2024-02-02T11:17:49Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatóório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatóório Regional de Castelo Branco. Na primeira parte, foi feita uma contextualização sobre a Instituição e a cidade onde este está inseridinserido, com detalhes acerca sua da oferta formativa. De seguida, apresentamos a caracterização dos alunos de classe de conjunto e do aluno de instrumento, bem como as planificações das aulas observadas e implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES)/ Estágio Pedag ó gico e DidDidático com as respetivas descrições reflexivas. A segunda parte deste relatóório integra um estudo investigativo emergente da PES que pretende analisar a possibilidade de adotar um novo méétodo para o Ensino do Violoncelo, atravéés da quarta posição. Para esta investigação foi necessário reunir informação e ananálise do desenvolvimento da té cnica violoncelvioloncelística e do desenvolvimento do instrumento ao longo dos sé culosculos, atravéés dos registos que foram sendo publicados. Para considerar a possibilidade de obter uma estratégia diferente no ensino/aprendizagem do instrumento e, tendo em conta a ausência de registos específicos no contexto desta técnica, foi preciso a análise de um inqu é rito solicitado a vários docentes da disciplina de instrumento, por forma a conseguir um resultado qualitativo, relativamente ao nosso objeto de estudo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This internship report focuses on the curricular unit Supervised Teaching Practice, developed at the Castelo Branco Regional Conservatoire. In the first part, we contextualise the institution and the city in which it is located, with details of its training offer. Next, we present the characterisation of the ensemble class students and the instrument students, as well as the lesson plans observed and implemented as part of the Supervised Teaching Practice ( Pedagogical and Didactic Internship with the respective reflective descriptions. The second part of this report includes an investigative study that emerged from PES and aims to analyse the possibility of adopting a new method for teaching the cello, using the fourth position. For this research it was necessary to gather information and analyse the development of cello technique and the development of the instrument over the centuries, through the records that have been published. In order to consider the possibility of obtaining a different strategy for teaching/learning the instrument and given the lack of specific records in the context of this technique, it was necessary to analyse a survey requested from various teachers of the instrument in order to obtain a qualitative result in relation to our object of study.pt_PT
dc.identifier.tid203501870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8804
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de violoncelopt_PT
dc.subjectMétodos tradicionaispt_PT
dc.subjectMão esquerdapt_PT
dc.subjectQuarta-posiçãopt_PT
dc.subjectCello teachingpt_PT
dc.subjectTraditional methodspt_PT
dc.subjectLeft handpt_PT
dc.subjectFourth positionpt_PT
dc.titleA quarta posição como introdução da mão esquerda no ensino do violoncelopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vanessa Barros(18).pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: