Repository logo
 
Publication

Estratégias de motivação na iniciação ao estudo do clarinete

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorCunha, Sérgio Filipe Neto
dc.date.accessioned2016-02-23T11:18:59Z
dc.date.available2016-02-23T11:18:59Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.pt_PT
dc.description.abstractA iniciação a um instrumento musical é um processo que requer bastante atenção por parte dos professores. Cabe a estes desenvolverem e aplicarem diferentes estratégias para incentivarem os seus alunos para a aprendizagem e o estudo do mesmo. Através de alguns fundamentos da Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura e da Teoria da Aprendizagem de Jerome Bruner foram desenvolvidas estratégias que procuram desenvolver a motivação intrínseca dos alunos e promover a autonomia para o estudo individual. Ao longo deste projeto de investigação são apresentados os procedimentos aplicados a um grupo formado por três alunos que se encontravam a iniciar a sua aprendizagem. Trata-se assim de um estudo de caso que, devido à influência do investigador no decorrer das aulas observadas, possuiu um cariz construtivista. A partir da observação das aulas e da análise das entrevistas verificaram-se resultados positivos na aprendizagem dos alunos e um aumento da motivação e autonomia para o estudo do clarinete. Antes da apresentação do estudo de investigação, é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu na Academia de Música de Castelo de Paiva durante o ano letivo 2014/2015.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Initiation to a musical instrument is a process that requires close attention from teachers. They should develop and implement different strategies to encourage their students to learn and the study the instrument. Through the application of some fundamentals of Social Learning Theory of Albert Bandura and Learning Theory of Jerome Bruner, strategies have been developed to encourage intrinsic motivation in students and promote autonomy for individual study. Over this research project are presented the procedures applied to a group of three students who were starting their learning. It is thus a case study that, due to the influence of the investigator during the observed classes, possesses a constructivist nature. From the observation of classes and analysis of interviews, positive results were verified in student learning and an increase of motivation and autonomy to study the clarinet was also observed. Before the presentation of the research study, a description and analysis is made of the Supervised Teaching Practice, which took place in Academia de Música de Castelo de Paiva during the school year of 2014/2015.pt_PT
dc.identifier.tid201049031
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3190
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectIniciaçãopt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectInitiationpt_PT
dc.subjectClarinetpt_PT
dc.titleEstratégias de motivação na iniciação ao estudo do clarinetept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RE_Sérgio_Cunha.pdf
Size:
15.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: