| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 481.74 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Reconhecendo a importância que os espaços não formais assumem na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de avaliar o contributo da interacção entre os dois contextos, um não formal (Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco) e outro formal (casa de aula), Nesta perspectiva, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Descreve-se, nesta comunicação, o desenvolvimento de actividades centradas na associação das características das estações do ano à sua representação simbólica e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto, numa turma de 4ª ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Description
Keywords
Ensino Básico Educação em ciências Interação de contextos formais e não formais de educação Jardim do Paço de Castelo Branco
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Helena ; PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2011) - Viagem ao longo do ano nas estátuas do Jardim do Paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XIV Encontro Nacional de educação em Ciências, Braga, 29 de Setembro a 01 de Outubro : atas. p. 273-287.
Publisher
Instituto de Educação da Universidade do Minho
