Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Redes Sociais como complemento.pdf5.26 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O envelhecimento da população é atualmente uma realidade inquestionável, é necessário que os idosos tenham uma aprendizagem ao longo da vida, resultando numa melhoria dos conhecimentos, aptidões e competências. As Universidades Seniores são um lugar privilegiado na educação não formal deste grupo etário. Assim sendo, este artigo tem como principal objetivo identificar o potencial educativo das redes sociais como ferramentas da Web 2.0 no processo de aprendizagem ao longo da vida. Baseia-se numa investigação realizada na Universidade sénior Albicastrense (USALBI) em que se recorreu a uma observação não participante de 13 alunos numa turma de informática no ano letivo 2010/2011, tendo em conta a sua vivência na aprendizagem do Facebook. Os resultados alcançados, permitiram constatar que as potencialidades das TIC e os recursos disponíveis na Web 2.0, nomeadamente o Facebook, contribuem como um complemento útil na aprendizagem ao longo da vida e favorecem a infoinclusão destes cidadãos idosos.

Description

Keywords

TIC Idosos Aprendizagem ao longo da vida Redes sociais Universidades seniores

Pedagogical Context

Citation

PÁSCOA, Gina ; GIL, Henrique (2012) - Redes Sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0. In Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC. Bragança, 1-2 de Junho. Livro de Atas. ISBN 978-972-745-130-2. p. 96-108.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Bragança

CC License