ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Agostinho, Clotilde Alves Nunes"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem da música em fase de iniciação e o prosseguimento dos estudos na prática instrumental : um estudo exploratórioPublication . Coelho, Mariana Celeste Oliveira; Lloyd, David Wyn; Agostinho, Clotilde Alves NunesO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à descrição e reflexão crítica da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e integra: a contextualização escolar e do meio envolvente; a organização, missão, visão e valores, os princípios orientadores bem como projeto educativo do mesmo; a caracterização dos alunos envolvidos na prática de ensino supervisionada, a planificação anual, algumas planificações e reflexões de aulas realizadas, terminando com uma reflexão pessoal sobre toda a prática pedagógica realizada ao longo do ano letivo. A segunda parte, é referente ao projeto de investigação que tem como objetivos centrais a análise da relação da aprendizagem de um instrumento na fase de iniciação com o prosseguimento dos estudos desse instrumento e se aprendizagem de um instrumento, em idade precoce, promove o desenvolvimento de outras competências. Neste sentido, procurou-se fazer uma revisão da literatura neste âmbito, principalmente a nível da iniciação musical/instrumental e das vantagens que ela proporciona ao nível do desenvolvimento integral da criança e à prossecução dos estudos. Por forma a realizar a investigação, construí dois instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário para alunos e pais/encarregados de educação, e o inquérito por entrevista para professores. A metodologia utilizada na pesquisa é de natureza mista, suportada na análise de dados quantitativos e qualitativos, no sentido em que a investigação é aplicada a um variado número de alunos de instrumentos como: violino, piano, percussão, violeta, guitarra, trombone, contrabaixo, clarinete e flauta transversal. Estes discentes pertencem a três graus de ensino diferentes, tais como: iniciação musical/elementar, ensino básico (1º ao 5º grau) e ensino secundário (6º ao 8º grau). A análise dos resultados evidencia que a iniciação musical é bastante importante na educação infantil, uma vez que esta tem um impacto positivo no desenvolvimento das crianças, tanto a nível pessoal como instrumental e que influencia o prosseguimento dos estudos na vertente instrumental.
- Atribuições causais e a aprendizagem do clarinetePublication . Dias, Bárbara Ramalho; Raimundo, José Filomeno Martins; Agostinho, Clotilde Alves NunesO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte descreve e analisa a Prática de Ensino Supervisionada de Clarinete desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte descreve o projeto de investigação realizado, cujo objetivo principal foi identificar quais as causas a que os alunos/intérpretes de clarinete atribuem para o êxito e/ou fracasso na aprendizagem/performance do clarinete e os seus efeitos na motivação para o desempenho académico/performance musical. Pretendeu-se também conhecer a opinião dos professores de clarinete acerca da importância das atribuições causais para o sucesso da aprendizagem/performance do clarinete. As causas que os alunos/intérpretes percebem como intervenientes nos resultados que atingiram, ajudam a compreender a forma como estes se vêem a si próprios e ao mundo que os rodeia. Os esquemas de atribuição causal vão influenciar o comportamento, as emoções e as cognições de cada aluno. Ao perceberem as causas de um resultado, podem guiar o seu comportamento futuro, alterando as causas passíveis de controlar os seus desempenhos. O conhecimento das atribuições causais funcionam como motivação para um aluno/intérprete atingir melhores resultados futuros. Sendo a motivação um impulsionador da aprendizagem e as atribuições causais um método de motivação, e de acordo com a experiência obtida enquanto docente na Prática de Ensino Supervisionada e como investigador no Projeto de investigação realço a importância das atribuições causais na aprendizagem do clarinete. Neste presente relatório estão descritas quais as causas mais atribuidas no bom e no fraco desempenho musical de estudantes de clarinete. Para situações de bom desempenho, as causas são maioritariamente internas, instáveis e controláveis, ou seja, dependem apenas do sujeito e passíveis de mudar. Para situações de fraco desempenho as causas apontadas neste relatório são maioritariamente externas, instáveis e incontroláveis, isto é, dependem do meio onde o sujeito está inserido e não dependem do controlo deste. As atribuições são cruciais para o desenvolvimento do aluno/intérprete de clarinete pois podem instigar comportamentos futuros. Desta forma, o aluno/intérprete de clarinete poderá ter controlo da sua preparação para a perfomance e do seu desempenho, e o professor poderá agir de forma objetiva na evolução do aluno.
- A influência da motivação no exercício da docência no ensino especializado da músicaPublication . Almeida, Joana Figueiredo Rosa de; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Agostinho, Clotilde Alves NunesEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e do Projeto do Ensino Artístico e constitui duas partes: a prática supervisionada e o trabalho de investigação. A primeira parte deste relatório consiste na descrição da prática supervisionada num contexto de ensino individual e de música de conjunto. A primeira parte do relatório pretende assim, apresentar toda a contextualização da instituição e dos alunos onde decorreu a prática supervisionada, bem como todas as planificações que constam deste processo. No final pretende-se ainda uma reflexão crítica pessoal da prática pedagógica realizada. A segunda parte deste relatório consiste num estudo de natureza investigativa, que pretende compreender a influência da motivação no exercício da docência no ensino especializado da música. A temática escolhida prende-se com a verificação de que no âmbito desta matéria, existe uma investigação pouco aprofundada sobre a motivação no exercício da docência na área do ensino especializado da música. Como tal, esta investigação torna-se pertinente, face a todo o descontentamento que presenciamos hoje em dia no contexto educacional. O ensino artístico nas últimas décadas tem sido alvo de grandes transformações, transformações essas, que, de igual forma, contribuíram para uma alteração dos contextos envolventes. No seguimento desta temática a investigação pretende explorar a importância da motivação na prática educacional artística e musical, questionando e equacionando os fatores que intervêm direta ou indiretamente no desempenho do docente, bem como fomentar o interesse e desenvolvimento de novas e mais aprofundadas investigações no campo da motivação na docência e com especial enfoque no ensino artístico especializado da música. Foi assim possível verificar que a motivação é fundamental para o exercício da docência. Para tal constatámos que fatores de reconhecimento, relacionamento e de realização profissional e pessoal, demonstram ser preferentemente geradores da motivação, e que fatores externos como as politicas públicas, as condições físicas, o salario, o vinculo laboral, por si só não foram considerados como promotores da motivação. Concluímos assim, que fatores internos apresentaram ser mais geradores da motivação face a fatores externos.
- A motivação no processo de aprendizagem musical : estudo de caso no Conservatório de Música de BarcelosPublication . Fonseca, Joana Lopes da; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona; Agostinho, Clotilde Alves NunesTendo como base as teorias motivacionais e a sua importância no processo de ensino aprendizagem, o presente projeto de investigação teve como objetivo identificar as motivações dos alunos para a aprendizagem da música, em particular da Viola D’Arco, assim como as estratégias motivacionais que os alunos consideram mais eficazes para se sentirem motivados e se envolverem no processo de aprendizagem. Neste sentido, procurou-se fazer uma revisão sobre algumas das principais teorias motivacionais e das suas implicações na aprendizagem e sucesso dos alunos, quer no campo da aprendizagem em geral, quer no campo da aprendizagem musical. De forma a operacionalizar a implementação/exploração de algumas estratégias de motivação consideradas promotoras de maior interesse e envolvimento na aprendizagem, criou-se um Ensemble de Violas D’Arco, focado na aprendizagem colaborativa entre pares, escolha de algum reportório e de atividades a realizar, indo ao encontro do interesse/gosto dos alunos, desenvolvimento do sentido criativo, interação professor-aluno, responsabilização pelo resultado individual e do grupo e no envolvimento nas atividades propostas, promovendo maior capacidade, autonomia e eficácia face às atividades. Com base na aplicação de dois questionários, um constituído por questões abertas e fechadas e outro constituído por questões abertas, a uma amostra de alunos do Conservatório de Música de Barcelos, foi possível avaliar o grau de motivação e interesse dos alunos face à Aprendizagem da Viola D’Arco, bem como explorar estratégias motivacionais no sentido de promover maior interesse, dedicação, e por conseguinte maior sucesso escolar. Os resultados obtidos referentes ao questionário de questões fechadas, foram analisados utilizando o método quantitativo. Quanto aos resultados das questões abertas, foram obtidos a partir da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos mesmos resultados evidenciou a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, entre eles: as recompensas externas; a satisfação e o prazer que a música proporciona; o seu valor intrínseco, ou seja, o gosto, a curiosidade pessoal; a realização pessoal, traduzida pelas crenças nas capacidades e competências dos alunos na realização das tarefas; o ensino mais individualizado, o desejo/ambição de destaque na comparação com os outros, o reconhecimento, e por fim a relação interpessoal, com destaque para o envolvimento entre pares e interação entre professores e alunos.
- A motivação para a aprendizagem da guitarra portuguesa : um estudo exploratórioPublication . Vaz, João Pedro Carias; Castelo, Custódio Azevedo Fidalgo do; Agostinho, Clotilde Alves NunesO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A parte I integra a descrição e análise do trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na Escola de Música do Centro Cultural Pedro Álvares Cabral de Belmonte, no ano letivo de 2020/2021. A parte II descreve o projeto de investigação realizado, que tem como objetivo principal identificar e analisar os motivos que levam os estudantes a aprender guitarra portuguesa. A literatura científica tem demonstrado que a motivação é uma força dinamizadora da aprendizagem e do rendimento escolar e que um indivíduo motivado possui um comportamento ativo e empenhado no processo de aprendizagem. A presente investigação tem por base uma metodologia de natureza descritiva suportada através da recolha de dados, com base em questionários, realizados a estudantes de guitarra portuguesa. Desta forma, foi possível identificar e compreender as motivações que levaram os participantes do estudo a escolher a guitarra portuguesa como instrumento de estudo. Os dados obtidos reforçam a importância da motivação na aprendizagem, designadamente na aprendizagem da guitarra portuguesa e na escolha do instrumento. Os resultados sugerem que os motivos que influenciaram a opção pela guitarra portuguesa foram o contacto com o instrumento na escola, as audições e as noites de fados. Os aspetos mais apelativos foram a sua “arquitetura” assim como o som/timbre. As motivações que contribuíram para a continuação e persistência do estudo deste instrumento musical são, sobretudo, motivações intrínsecas.
- Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violinoPublication . Silva, Alexandra Ramos da; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Agostinho, Clotilde Alves NunesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia d’Artes de Cinfães no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Na primeira parte foi realizada uma caracterização da escola e dos alunos e apresentadas algumas das planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica das experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e suas implicações para a minha prática profissional. Tendo como base os inúmeros estudos desenvolvidos que demonstram a importância da motivação para a aprendizagem e para o sucesso escolar dos alunos, na segunda parte do relatório é apresentado o estudo de investigação intitulado Motivação na Aprendizagem do Violino, que procura investigar, através da opinião de alunos, professores e pais/encarregados de educação, se a motivação assume um papel importante na aprendizagem de um instrumento musical, nomeadamente o violino. Quem são os principais responsáveis pela ativação da motivação? O aluno? Os professores? Os pais? Todos? Os dados recolhidos neste relatório final mostram que só uma boa relação entre estes três agentes educativos (alunos, professores e pais), nomeadamente o acompanhamento/supervisão e a orientação apoiante e estimulante dos diferentes intervenientes, potencia a motivação e a aprendizagem dos alunos. Os resultados dos inquéritos aos intervenientes permitem evidenciar que a motivação é essencial no processo de aprendizagem do Violino, traduzindo-se num melhor desempenho, maior interesse e dedicação e, consequentemente, numa aprendizagem de sucesso.