ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
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Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Almeida, José Fernando Soares de"
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- A importância do treino mental na aprendizagem de um instrumento musicalPublication . Lopes, Luís Carlos Bastos; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Almeida, José Fernando Soares deO presente Relatório de Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em dois pontos. O primeiro ponto trata o estágio realizado no Conservatório Regional de Castelo Branco no ano letivo de 2021/2022, nas disciplinas de Trompete e Classe de Conjunto, inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. É apresentada em síntese a contextualização da cidade e concelho de Castelo Branco, abordada a história do Conservatório Regional de Castelo Branco, caraterização dos alunos envolvidos nas disciplinas referidas, conteúdos programáticos, metodologias de avaliação, assim como as planificações e descrição das práticas educativas realizadas ao longo do ano letivo. Na segunda metade do Relatório, é apresentado o desenvolvimento de uma investigação com o objetivo de compreender qual a influência do treino mental na aprendizagem do instrumento musical. A saúde mental é imprescindível para o ser humano conseguir usufruir de uma qualidade de vida positiva. Ainda existe muito para explorar sobre a saúde mental no músico e a influência que tem na aprendizagem do seu instrumento. Apesar da pouca informação existente sobre a saúde mental dos músicos, é possível afirmar que o desenvolvimento do indivíduo enquanto instrumentista se torna mais lento e limitado.É possível treinar a mente e ajudar a desenvolvê-la. Para tal, foi criado um guia prático que inclui cinco exercícios de diversos autores, dois de respiração, dois de meditação e um de visualização mental. Nesse guia prático encontra-se incluída uma tabela de preenchimento diário de apoio à prática dos exercícios, na qual são registados diariamente os dados relativos a essa prática. Foi construída e implementada, ainda, um questionário respondido por todos os envolvidos no estudo, tendo-se obtido uma melhor perceção do contributo desta prática na aprendizagem do instrumento musical.
- Manual de preparação de excertos orquestrais de trompetePublication . Valério, Manuel Esteves; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Almeida, José Fernando Soares deEste manual de exercícios tem como objetivo auxiliar trompetistas na preparação de excertos orquestrais. Os excertos orquestrais são partes de peças musicais que são frequentemente tocadas em audições e concursos para músicos de orquestra. Os exercícios propostos neste manual visam desenvolver competências técnicas específicas necessárias para executar com precisão os excertos orquestrais. Primeiramente é apresentada uma fundamentação teórica de alguma da técnica trompetística que considero importante para uma performance consolidada. Compreendemos as competências precisas e as metodologias de referência para o estudo de trompete. Relativamente ao manual, este está dividido em diferentes seções, abordando diversos aspetos importantes da preparação dos excertos. Primeiramente, são fornecidos exercícios de aquecimento que visam aquecer os músculos e preparar o trompetista para a prática. As seções seguintes abrangem técnicas específicas, como a articulação, a flexibilidade, a rapidez e a resistência. Cada técnica é explicada em detalhe e são propostos exercícios específicos para trabalhar essas competências. Além disso, são disponibilizados exemplos de excertos orquestrais mais comuns e as suas respetivas sugestões de prática. Esses exemplos ajudam o trompetista a aplicar as técnicas aprendidas nos exercícios em situações reais de performance. O manual também inclui dicas sobre como estudar os excertos orquestrais de forma eficiente e como dividir o estudo em pequenas seções. O relatório ainda inclui uma descrição e reflexão da Pratica de Ensino Supervisionada realizada na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI).
- Manual para trompete : exercícios técnicos e repertório relevante para a aprendizagem no ensino secundário – curso profissionalPublication . Pinheiro, Cláudio António Moreira; Almeida, José Fernando Soares deO presente trabalho, foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, administrada no Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que confere habilitação profissional para a docência em escolas do ensino vocacional e profissional de música. Este decorreu de forma articulada com o Conservatório de Artes Canto Firme, de Tomar. Na primeira parte, será apresentada a síntese da prática pedagógica, desenvolvida nas disciplinas de Trompete e Música de Câmara, realizada no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, no ano letivo 2015/2016. Posteriormente, será apresentada uma contextualização histórica e do meio envolvente da escola, projeto educativo, planificações, relatórios de aula da Prática Pedagógica e uma reflexão crítica relativamente à Prática Pedagógica. Na segunda parte, será apresentada uma proposta de um Manual de Trompete: Exercícios técnicos e repertório relevante para a aprendizagem no Ensino Secundário - Curso Profissional. Esta secção, encontra-se dividida em sete capítulos: no primeiro debruço-me sobre uma contextualização histórica e evolutiva dos Cursos Profissionais de Música em Portugal e a forma como são estruturados atualmente, no segundo é feita referência às metodologias e conceitos de dez pedagogos relevantes no ensino do trompete atualmente, no terceiro realizo uma descrição pormenorizada da minha experiência pessoal enquanto docente do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão - Variante Trompete, no quarto será feita referência ao motivo e objetivos da proposta, no quarto serão apresentados os questionários realizados a seis docentes que lecionam atualmente os Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão - Variante Trompete em Portugal e respetivos resultados, no quinto é feita uma proposta de um programa curricular, contendo planificações modulares e a sugestão do trabalho que deve ser implementado e desenvolvido em cada módulo, por fim, é realizada uma reflexão final do trabalho desenvolvido ao longo de toda esta investigação.