ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by advisor "Afonso, Maria Margarida de Carvalho e Silva"
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- Hábitos alimentares : relação entre os conhecimentos face à alimentação e o comportamento de crianças no período de almoçoPublication . Alves, Cláudia Filipa Barbosa; Afonso, Maria Margarida de Carvalho e SilvaO presente relatório resulta das práticas educativas desenvolvidas em Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, embora o objeto de maior reflexão, que se apresenta, seja o da Educação Pré-Escolar. A Prática em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças de um jardim de infância da cidade de Castelo Branco; apresenta-se as fases de desenvolvimento dessa prática desde a sua organização até à sua implementação e reflexão. No entanto, fizemos também investigação. Fizemos questão de implementar uma investigação que, embora pequena em dimensão temporal e de amostra envolvida, nos permitiu desenvolver competências investigativas que em nosso entender são essenciais a qualquer professor que pretenda conhecer bem a realidade em que se move, resolver os problemas que surgem e melhorar continuamente a sua prática pedagógica. O tema escolhido para a investigação foi a alimentação. A alimentação é um tema fundamental para a promoção da saúde e, quando feita de uma forma adequada, proporciona um crescimento e um desenvolvimento saudáveis e a educação alimentar deve fazer parte das preocupações educativas de qualquer professor. O trabalho de investigação teve como objetivo geral conhecer os hábitos alimentares e os fatores que influenciam as escolhas alimentares das crianças e como objetivos específicos: • Investigar os conhecimentos que as crianças possuem em relação à alimentação; • Observar os comportamentos das crianças face à alimentação; • Indagar sobre outras razões/variáveis que influenciam o comportamento das crianças face a alimentação. Este estudo é qualitativo e baseia-se no comportamento de um grupo de crianças em contexto pré-escolar. A amostra em estudo é não probabilística por conveniência sendo constituída por dez crianças inscritas num jardim de infância de Castelo Branco. A fim de realizar a colheita de dados, o instrumento que utilizamos foi a observação natural e participante, notas de campo, registo fotográfico, produções das crianças e técnicas de triangulação. Verificámos que a maioria das crianças possui conhecimentos alusivos a uma alimentação saudável, variada e equilibrada. As sessões de intervenção permitiram uma melhoria dos conhecimentos e comportamentos das crianças em relação à alimentação.
- Os jogos didáticos e a educação científica: um estudo de caso no pré-escolarPublication . Pinge, Luciana Raquel do Carmo; Afonso, Maria Margarida de Carvalho e SilvaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico elaborou-se o presente relatório de estágio que apresenta as práticas pedagógicas implementadas em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento também é apresentada uma investigação, relacionada com os jogos didáticos e a educação científica, implementada com crianças do pré-escolar. A investigação apresentada tem por base a seguinte questão-problema: “Os jogos didáticos podem constituir-se como recurso promotor da educação científica de crianças do Pré-Escolar?”. Com o intuito de fornecer aportes a esta questão, definiram-se três objetivos: caraterizar jogos didáticos do ponto de vista pedagógico e científico; indagar sobre estratégias de utilização de jogos didáticos na promoção da educação científica das crianças do Pré-Escolar; avaliar implicações da utilização de jogos didáticos enquanto potenciais recursos promotores da educação científica das crianças do Pré-Escolar. Para que estes objetivos fossem atingidos selecionaram-se e caraterizaram-se jogos didáticos dirigidos a crianças do Pré-Escolar e, posteriormente, aplicou-se, em contexto educativo, um desses jogos. Foram ainda registadas as suas implicações na educação científica das crianças em termos de conhecimentos científicos, capacidades investigativas e atitudes relevantes em ciências. Metodologicamente o estudo é de cariz qualitativo, envolvendo um estudo de caso e onde foram utilizados, como instrumentos e técnicas de recolha de dados, a observação participante, as notas de campo, a entrevista semiestruturada, os registos fotográficos e um instrumento de observação e avaliação do impacto da utilização do jogo didático. Os resultados obtidos em relação ao potencial do jogo didático na educação científica das crianças, embora tenham que ser vistos com as devidas limitações devido ao facto de a investigação ter sido concretizada num espaço de tempo curto e envolver um número pequeno de crianças, são promissores. Em termos absolutos o jogo didático revelou-se particularmente positivo nas dimensões: conhecimentos (conceitos), capacidades investigativas (medição/quantificação e classificação), atitudes (perseverança e espírito de cooperação). Quando os resultados do impacto do jogo didático são comparados com os da atividade prática experimental da respetiva unidade didática, os dados apontam para a influência positiva do jogo, embora essa influência varie de criança para criança, sendo particularmente positiva para as que têm uma personalidade mais inibida e alguma dificuldade aos níveis do trabalho colaborativo e em lidar com o insucesso. Ainda em comparação com a atividade prática experimental, mas agora em relação aos conhecimentos científicos, capacidades investigativas e atitudes relevantes em ciências, os dados apontam, em termos relativos, para um impacto maior ao nível das atitudes (espírito de cooperação em particular) e dos conhecimentos científicos (conceitos e factos). Em relação às capacidades investigativas, o jogo didático revelou-se mais positivo na promoção das capacidades de quantificar/medir e de classificar. Em síntese, o jogo didático revelou-se positivo e pode constituir-se como um recurso, individual ou complementado com outros, na promoção da educação científica de crianças ao nível do Pré-Escolar.
- Uma prática pedagógica, com recurso a atividades experimentais, favorece a aprendizagem científica dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico?Publication . Reis, Tatiana Caldeira; Afonso, Maria Margarida de Carvalho e SilvaEste relatório apresenta o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Prática Supervisionada (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Integra ainda o desenvolvimento de uma investigação que se centra no ensino das ciências com recurso às atividades experimentais. O estudo foi desenvolvido no ano letivo 2014/2015 numa turma do 3.º ano de escolaridade e procurava responder à seguinte questão de investigação: Uma prática pedagógica, com recurso a atividades experimentais, favorece a aprendizagem científica dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Tendo em conta as questões e objetivos da investigação que propusemos desenvolver, optámos por uma investigação de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Como técnicas de recolha de dados utilizamos a observação participante, notas de campo, registo fotográfico, registos dos alunos e entrevista. Utilizou-se ainda instrumentos para avaliar as capacidades investigativas, conhecimentos científicos e atitudes dos alunos na realização de atividades experimentais. Esta investigação pretende salientar a importância das atividades experimentais na aprendizagem científica dos alunos. De uma forma geral, e tendo em conta os resultados obtidos, verificamos que as atividades experimentais favoreceram a aprendizagem científica dos alunos, motivou-os e manteve-os interessados. Através da análise dos registos dos alunos pode-se afirmar que os conhecimentos científicos, as capacidades investigativas e as atitudes inerentes às atividades melhoraram.