ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Author "Afonso, Marisa Ribeiro"
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- O desenho infantil na educação pré-escolarPublication . Afonso, Marisa Ribeiro; Pereira, Cristina Maria GonçalvesO presente Relatório de Estágio constitui o reflexo das Práticas Supervisionadas desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Faz parte integrante deste Relatório de Estágio uma investigação-ação relativa ao desenho infantil na educação pré-escolar. O interesse por esta temática surgiu aquando no 1.º ciclo de estudos (Licenciatura em Educação Básica), nos foi proposto pela docente que lecionava a unidade curricular Didática da Expressão Plástica um trabalho que se focou na análise das caraterísticas gráficas do desenho, não tendo havido oportunidade de analisar a importância que este tem para a evolução e desenvolvimento das crianças. O projeto de investigação foi implementado no ano letivo 2013/2014, numa sala de educação pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, na qual desenvolvemos a nossa prática pedagógica. A problemática deste estudo centrou-se, sobretudo, no modo como a expressão gráfica pode contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, em idade pré-escolar. Estabelecida a questão problema, definimos os objetivos que nos permitissem validá-la, designadamente: conhecer dados identificadores das etapas do desenho infantil; conhecer/analisar o contexto escolar na ação da produção do desenho das crianças; identificar o que as crianças pensam sobre o desenho; verificar se as crianças comunicam através do desenho conhecimentos “trabalhados”; verificar se o desenho contribui para a interiorização de conhecimentos transmitidos pela educadora. Com base na questão problema e nos objetivos estabelecidos intitulámos este Relatório de Estágio “O desenho infantil na educação pré-escolar”, apostando numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo a uma multiplicidade de técnicas e instrumentos de recolha de dados: entrevistas semiestruturadas realizadas à educadora cooperante e às crianças participantes no estudo; inquéritos realizados aos encarregados de educação; observação participante; notas de campo; registos áudio e fotográficos; registos gráficos realizados pelas crianças, permitiram-nos averiguar a consecução entre os objetivos e a problemática em questão.