Browsing by Author "Gentil-Homem, Pedro"
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- "Brace... brace... brace...”1: Instruções de segurança, (mais) um contributo da história do design para uma (outra) cultura visualPublication . Gentil-Homem, PedroAs instruções de segurança obrigatoriamente presentes nas bolsas dos assentos de todos os aviões comerciais, pelo seu caracter gráfico, assumiram um estatuto icónico associado à viagem aérea. Desenvolvemos a hipótese de que as suas ilustrações, expectavelmente instrutivas e precisas, construíram um discurso visual que extravasou a mera cultura aeronáutica tomando um lugar na Cultura do Design e na Cultura Popular. Desenvolveu-se uma investigação que permanecera tangencial no âmbito da nossa tese de doutoramento na qual visitámos estas (e outras) áreas muito específicas do Design para a companhia nacional TAP Air Portugal. Analisa-se agora esse espólio e reflecte-se sobre ele como um fenómeno transversal e abrangente
- "Uma casa portuguesa, com certeza" : design de interiores para os aviões da companhia aérea de Portugal (1945-1979)Publication . Gentil-Homem, PedroO contexto no qual se insere o presente artigo deriva de uma investigação para doutoramento em design (FAUL) nas áreas da História e Critica de design sobre a companhia aérea TAP Portugal, desde a sua génese (1945) até ao ano em que alterou a designação para Air Portugal (1979). O espaço interior de um avião de uma companhia de bandeira foi sempre uma extensão territorial “encenada” para consumo interno e externo, o que justificou, no caso dos TAP, um compromisso entre a ideologia e o gosto oficial do Estado Novo e os clichés da indústria de turismo à escala internacional. “Portugal no ar”, metonímia de avião TAP, procurou transmitir a imagem de um país moderno (apenas existente “nas nuvens”). Apesar da crescente importância da tecnologia, em linha com os êxitos da engenharia aeronáutica, cada avião TAP conseguiu ser a “casa portuguesa”, onde nacionais e estrangeiros puderam antecipar a chegada a Portugal, ou guardar a última recordação do país.
- Chá, café ou laranjada? : um contributo para a crítica de objectos especificamente “aéreos”Publication . Gentil-Homem, PedroDiversas áreas específicas do design tentam superar a artificialidade da vida a bordo de um avião, mimetizando facetas do quotidiano ao nível do solo. A recepção (e despedida) dos passageiros, coreografada à porta da cabina, ou os objectos que a povoam, são exemplos dessa tentativa de humanização de um es-paço culturalmente impessoal e asséptico. A refeição é um dos momentos que ultrapassa a mera necessidade alimentar, constituin-do um momento simultaneamente lúdico e disciplinador. O serviço e os objectos que dela fazem parte revestem-se de caracterís-ticas técnicas, funcionais e simbólicas, que permitem diferencia-los. Observamos como esta “encenação” viveu a realidade fechada e incipiente das décadas de quarenta e cin-quenta do Século XX, a mentalidade aberta pela revolução de 1974 e a maturidade do design português na década de oitenta.
- Destination Portugal”: duas visões de “gringo” sobre um país, um regime e umas férias bem passadas (1967 - 1972)Publication . Gentil-Homem, PedroA companhia aérea de bandeira TAP consolidou no imaginário nacional durante bastante tempo uma certa ideia de país evoluído, e como tal mais próximo das democracias europeias saídas da Segunda Guerra Mundial. Imagem essa assente numa (factual) ideia de segurança e avanço tecnológico que funcionou como antídoto para o atavismo que reinava à beira-mar plantado - um pequeno motivo de orgulho nacional. A empresa, actualmente com quase oitenta anos de existência, atravessou muitos contextos socioculturais, tendo essa imagem flutuado umas vezes ao sabor e outras contra a corrente do regime. O pre-sente artigo fornece outro contributo na linha de investigação do autor sobre a relação entre a Cultura do Design e a Identidade Nacional. Apresentam-se dois casos de estudo em design de comunicação de duas das maiores agências de publicidade à época em Nova Iorque, contrapondo duas imagens de Portugal muito distintas. Imagens criadas por “grin-gos” e “para gringos verem”1. Estes acontecimentos têm lugar num período importante da história do século XX português: a “Primavera Marcelista”, uma utopia propagandística que antecipava o “dobre a finados”2 do regime.
- Dificil é sentá-los. Design para o passageiro infantil e juvenil da TAP Portugal (décadas de 60 a 80)Publication . Gentil-Homem, PedroA artificialidade da vida durante uma viagem de avião é compensada através do recurso a diversos procedimentos e objectos que, no caso de estudo apresentamos, tentam controlar a natural impaciência de uma criança. O nosso artigo selecionou um conjunto de exemplares presentes a bordo dos aviões da TAP Portugal que considerámos emblemáticos do esforço para amenizar ou condicionar a sua atitude, preservando a sã convivência nesse espaço inescapável. O arco temporal compreendido entre as décadas de sessenta a oitenta pode considerado como o capítulo final de um serviço refinado entre as companhias aéreas, que se perdeu a partir da desregulação do mercado das rotas e tarifas aéreas generalizado a partir das décadas seguintes. Estes objectos, parecendo inócuos, possuíram a duplicidade funcional de entreter e simultaneamente prolongar a experiência e valores da marca TAP. O nosso artigo propõem--se resgatar a sua memória no discurso visual efémero da História do Design em Portugal.
- Entropia do sistema 1: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdadePublication . Gentil-Homem, PedroPerante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”
- Watanuki-san Otsukaresamadeshita[1] : um contributo improvável para a imagem da TAP Portugal na década de sessentaPublication . Gentil-Homem, PedroHirosuke Watanuki (1926-2021) deixou uma obra interessante, pouco divulgada e quase esquecida. Da sua multifacetada produção artística destacamos o contributo para a companhia de bandeira TAP Portugal que se apoiou nas suas ilustrações para promoção da imagem interna e externa. Mais do que um acto isolado, foi um exemplo sintomático da atitude heterodoxa de contratação de designers pela companhia aérea, a qual facilmente se extrapola para um certo modus faciendi dos encomendadores portugueses durante o arco temporal estudado. O contributo de um autor japonês pode, em nosso entender, ser o epitome dessa atitude. O artigo tenta fazer um levantamento exaustivo, das suas ilustrações para a TAP. Passados três anos sobre a sua morte cumpre- -nos prestar o justo reconhecimento, pela qualidade do trabalho que nos legou.