Browsing by Author "Madeira, Paulo"
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- Análise da lucratividade dos clientesPublication . Madeira, PauloUm bom sistema de Análise da lucratividade de Clientes pode ajudar a melhorar a rendibilidade global do negócio, selecionando os clientes de qualidade, e a indicar o principal caminho a segui rpara atingir uma maior lucartividade, indicando o impacto financeiro actual e potencial dos movimentos estratégicos dos clientes.
- Balanced scorecard: um novo sistema de avaliaçãoPublication . Madeira, PauloO BSC é um instrumento de gestão para passar da estratégia à ação. Complementa os tradicionais indicadores financeiros com as dimensões clientes, processos internos e aprendizagem. Os melhores scorecards resultam da definião de medidas de avaliação orientadas para uma organização num determinado ambiente competitivo, que serve um segmento de mercado específico e que apresenta um conjunto de competências próprias.
- Benchmarking : a arte de copiarPublication . Madeira, PauloO benchmarking é mais do que roubar ideias. Só funciona se se perceber o que o que está a copiar. Em termos práticos quando uma organização pretende adoptar um novo método de contabilidade de gestão, segue uma das três seguintes vias: a) recorre a consultores externos; b) utiliza recursos internos; ou c) recorre a técnicas de benchmarking.
- Declínio e recuperação empresarial nas PMEPublication . Madeira, PauloCompreender os factores que restringem e melhoram o desempenho das PME (pequenas e médias empresas), percebendo o que as conduz a entrar em declínio e quais as melhores acções para as recuperar do mesmo, é essencial para os seus gestores assim como para os políticos. Identificar quais os factores explicativos (sintomas e causas) do declínio do desempenho organizacional, as características da sua manifestação e as respectivas consequências ao nível da gestão, permitirá dotar os gestores das PME de um quadro compreensivo do fenómeno que os auxiliará na tomada de decisões correctivas e de prevenção, tornando a empresa mais capaz de sobreviver no longo prazo, evitando uma eventual liquidação da actividade. Se o desempenho das PME pode ser melhorado, ganhará a empresa em si mesmo, evitando a falência, a sociedade e a economia como um todo. Sob as condições de declínio, os gestores não só se encontram perante uma variedade de prescrições de como responder, mas também se encontram perante pressões pessoais e organizacionais que fazem com que torne qualquer resposta de gestão difícil de implementar. Perante tais dificuldades, um conjunto de linhas directrizes que possam ajudar os gestores a diagnosticar e responder apropriadamente perante uma situação de declínio é especialmente útil.
- Declínio organizacional e estratégias de recuperação nas pequenas e médias empresas: uma abordagem holísticaPublication . Madeira, PauloO objectivo da tese é investigar – tomando como base uma amostra de 122 Pequenas e Médias Empresas portuguesas, utilizando a metodologia estatística de modelação através de equações estruturais (Strucutural Equation Modeling – AMOS 5.01 do SPSS), analisando numa visão holística – padrões de inter relações entre diversas dimensões organizacionais e ambientais: factor humano, ambiente, recursos e capacidades organizacionais, actuação estratégica, causas do declínio e acções estratégicas de recuperação, com o intuito de melhor compreender a sua influência no nível de desempenho, percebendo as razões (contextuais) de seu declínio e (o contexto e conteúdo) da sua recuperação. Os resultados obtidos evidenciam uma associação directa, positiva e significativa, entre, a menor competência dos recursos humanos e o reduzido acesso a informação interna e externa de gestão, e os baixos níveis de desempenho. Perante a noção da existência de uma elevada competição e uma menor procura dos produtos do sector de actividade, a atitude da gestão baseada num estilo muito centralizado e com níveis moderados de complacência, relaciona-se de forma significativa com uma actuação estratégica, de crescimento moderado no actual binómio produto/mercado, com uma reduzida utilização de técnicas de rastreio do meio envolvente. Esta actuação estratégica afecta de forma contínua o desempenho, manifestado numa redução do Resultado Líquido do Exercício e na Rentabilidade do Activo. A percepção dos gestores de que a causa do declínio foi devida a um ambiente competitivo, leva-os a implementar um conjunto de acções visando a reestruturação operacional, melhorando a sua competitividade por via da redução da estrutura de custos e do número de efectivos. Tais acções são significativamente influenciadas pelo enfraquecimento da concorrência, pela capacidade negocial de melhores condições de pagamento e recebimento, e pela existência de adequados meios financeiros (fluxos de caixa positivos e financial slack resources). Esta actuação estratégica de recuperação revelou-se determinante na melhoria do desempenho, para a qual também contribuiu de uma forma significativa a actuação comercial e de marketing através da obtenção de informações sobre clientes (inquéritos e estudos de mercado) e de uma análise criteriosa (selecção) de clientes.
- Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidadePublication . Caiado, Jorge; Madeira, PauloMuitos autores têm investigado os factores que determinam o desempenho académico dos alunos dos cursos de Contabilidade e Gestão, no entanto, os resultados a que se tem chegado não são muito conclusivos e, nalguns casos, são mesmo contraditórios. No presente estudo propõe-se averiguar quais os factores demográficos (idade, sexo, situação profissional, proveniência geográfica)e factores de capacidade académica (nota de acesso ao ensino superior e notas ás disciplinas de Contabilidade Analítica, Contabilidade Geral e Matemática) que exercem influência sobre a média final do curso de bacharelato em Contabilidade dos alunos de uma escola do litoral quando comparada com uma escola do interior de Portugal. Através de uma metodologia baseada na análise da correlação linear simples e na regressão múltipla, conclui-se que, exceptuando a idade, apenas as variáveis associadas à capacidade académica do aluno explicam parte da variação do seu desempenho no curso de Contabilidade e que a magnitude dos seus efeitos não difere significativamente com a localização geográfica das escolas (litoral/interior).
- Empresas em situação difícil : recuperação ou falênciaPublication . Madeira, PauloNeste artigo são apresentadas as noções gerais do problema e as várias vertentes do mesmo (jurídica, económica, sociológica, etc).
- Empresas em situação difícil : recuperação ou falênciaPublication . Madeira, PauloNeste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência. Apresenta-se o processo de recuperação e falência em Portugal.
- Empresas em situação difícil : recuperação ou falênciaPublication . Madeira, PauloNeste artigo apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência.
- Empresas em situação difícil: recuperação ou falênciaPublication . Madeira, PauloNeste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência.