Browsing by Author "Pasqualotti, Adriano"
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- Envelhecimento e os desafios à investigação e intervenção : processos de infoexclusão e infointervençãoPublication . Pasqualotti, Adriano; Gil, Henrique; Carvalho, IreneO envelhecimento tem sido encarado como um desafio constituindo-se como objeto de estudo e de intervenção de entidades supra nacionais, nacionais e locais e das mais variadas áreas do saber. Tendo em conta a diversidade de saberes pretendemos com este texto compreender o envelhecimento, as políticas, a investigação e a intervenção social com destaque para a infoexclusão e a infointervenção. Como sabemos o contexto de crise económica e financeira e a retração das políticas públicas e sociais aumenta as desigualdades e coloca em causa o bem-estar das pessoas idosas. Somos desafiados por isso a questionar, de um ponto de vista crítico, as estratégias adotadas para dar resposta ao grupo de pessoas idosas destacando os processos de infoexclusão e formas de infointervenção.
- Interação no ciberespaço e treinamento cognitivo estimulam as áreas de atenção e memória em pessoas idosasPublication . Kieling, Mônica; Gil, Henrique; Pasqualotti, AdrianoA interação por meio do computador pode constituir uma alternativa para desenvolver a cognição em pessoas idosas. O objetivo do estudo foi avaliar as funções cognitivas das pessoas idosas que participaram de processos de interação em uma rede social na internet. A pesquisa é do tipo clínico randomizado, intervencionista e de caráter descritivo-analítico. A amostra do estudo foi composta por 41 mulheres idosas do Brasil. As idosas foram avaliadas neuropsicologicamente pré e pós intervenção. Para análise dos dados foi utilizado o teste Friedman. O nível de significância utilizado foi p _ 0,05. Os resultados indicaram uma melhora significativa nas funções cognitivas de atenção e memória nos grupos de intervenção e déficits cognitivos no grupo controle nas áreas de percepção, linguagem e praxias. Realizar treinamento cognitivo em redes sociais na internet pode melhorar algumas funções cognitivas de pessoas idosas, contribuindo para um envelhecimento ativo e com qualidade.
- A interação virtual através de videojogos e a capacidade funcional das pessoas idosasPublication . Soares, Ben Hur; Pasqualotti, Adriano; Bertolin, Telma Elita; Amaro, Fausto; Gil, HenriqueEste artigo relata um estudo sobre os efeitos dos exercícios físicos realizados de forma tradicional e com jogos digitais interativos na capacidade funcional dos idosos. O estudo incluiu a ingestão de Spirulina platensis, como um acessório de exercício físico. O estudo foi um ensaio clínico randomizado duplo cego, realizado em dois meses. A amostra foi composta por 20 mulheres e 15 homens idosos, divididos em três grupos: G1 (n= 12, 71,2 ± 7,5 anos) realizaram atividades físicas tradicionais, tais como levantamento de peso e de dança; G2 (n= 13,69 ± 5,8 anos) fez atividades interativas usando o Xbox Kinect (com o jogo ‘Body and Brain Connection’) e fez uso de Spirulina platensis; e G3 (n =10, 70,7 ± 4,8 anos) realizou as mesmas atividades interativas e usou um placebo. Os resultados mostram que as atividades físicas tradicionais e interativos melhorar três parâmetros de capacidade funcional, ou seja, a resistência aeróbia, agilidade e equilíbrio (p ≤ 0,05). No entanto, encontramos efeitos diferentes em dois parâmetros da capacidade funcional: não houve ganho de flexibilidade nos três grupos e havia apenas os ganhos em termos de velocidade do G1 e G2. A ingestão de Spirulina platensis em G2 pode estar aumentando a velocidade aeróbica. As conclusões gerais sugerem que atividades tradicionais e atividades físicas interativos são equivalentes na melhoria da capacidade funcional.
- Oportunidades e desafios da gerontecnologia em relação à quarta revolução industrialPublication . Pasqualotti, Adriano; Kieling, Mônica; Gil, HenriqueO texto faz uma alusão às oportunidades e aos consequentes desafios da gerontecnologia relativamente à quarta revolução industrial. É apresentado um estudo que visou avaliar as funções cognitivas das pessoas idosas que tiveram uma participação em processos de interação numa rede social na Internet. Os resultados do estudo vieram evidencia que a aprendizagem e a utilização da informática em processos de interação numa rede social digital podem vir a minimizar as perdas cognitivas associadas ao envelhecimento
- Proposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memóriaPublication . Oliveira Jr., Emerson; Gil, Henrique; Pasqualotti, AdrianoCom o crescimento da população idosa, um desafio a ser enfrentado quando se busca a manutenção de um processo de envelhecimento saudável é a preservação das funções neuropsicológicas de atenção e memória. Neste sentido, desenvolver atividades que busquem retardar ou minimizar o declínio dessas funções se torna cada vez mais necessário. Entre as tarefas cotidianas, as atividades instrumentais solicitam recursos cognitivos mais sofisticados necessitando de atenção e memória (SILVA; SILVA, 2018). A manutenção das habilidades cognitivas constitui um dos fatores associados à saúde e à qualidade de vida no envelhecimento (HERTZOG et al., 2008; SILVA et al., 2018). Neste contexto, atenção e memória devem ser constantemente exercitadas. A atenção está ligada às habilidades perceptivas, de visão, audição, táteis, memória, afeto e nível de consciência. Os tipos de atenção que possuem maior relevância sobre as funções cognitivas, em especial a memória, são aquelas relacionadas às sensações de visão e de audição (OLIVEIRA; ALMEIDA; SILVA, 2018). Memória pode ser definida como sendo a aptidão que possibilita que a pessoa se lembre, permitindo se conhecer em um presente, que é produto de sua história passada e raiz de seu futuro. Ainda, a memória pode ser compreendida como o meio pelo qual uma pessoa recorre às suas experiências passadas a fim de usar essas informações no presente, tomando por base o fundamento do aprendizado (FLAKS, 2018). Tanto a atenção quanto a memória podem ser estimuladas através de exercícios cognitivos. A estimulação cognitiva pode se dar através de atividades envolvendo aprendizagem. Neste contexto, apresenta-se o pensamento computacional (PC). Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Envolve processos cognitivos com o objetivo de resolver problemas de forma eficiente e criativa (WING, 2006). A aplicação de ações de educação continuada, com foco em treinamento cognitivo, torna-se indicada para pessoas idosas. Alicerçada pelo pressuposto de que a educação ao longo da vida deve se constituir em um direito básico de todas as pessoas, independente de idade, habilitações, experiências e percurso profissional, com a salvaguarda de todas as condições necessárias e suficientes que lhes permitam a aquisição de saberes e competências para a construção contínua do seu desenvolvimento pessoal, social e profissional (GIL, 2016). Para o desenvolvimento de ações de educação continuada pode ser empregado o PC. Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que permite que as pessoas possam se envolver com processos cognitivos objetivando a resolução de problemas de forma eficiente e criativa (ISBELL et al., 2009; WING, 2006).
- Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idososPublication . Oliveira Jr., Emerson; Bertolli, Luisa de; Marchi, Ana Carolina de; Pasqualotti, Adriano; Gil, HenriqueThis article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization.
- Proposição e avaliação da aplicação de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para pessoas idosasPublication . Oliveira Jr, Emerson; De Bortoli, Lis; Pasqualotti, Adriano; Gil, Henrique; De Marchi, Ana; Kieling, MônicaEste artigo apresenta a proposiçãoe avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências ,baseada nos pressupostos do pensamento computacional com foco para pessoas idosas. A amostra foi composta por 22 pessoas, entre adultas e idosas. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. Para a avaliação qualitativa, foram identificadas em quais partes da vida cotidiana dos participantes houve melhora. Para a análise quantitativa, foi empregado o instrumento de avaliação neuropsicológica breve –Neupsilin, avaliando a atenção, as funções executivas e a memória de trabalho. A aplicação do Neupsilin ocorreu em três momentos distintos: antes do início da intervenção, logo após o término da intervenção e seis meses após o encerramento da intervenção. O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades didáticas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos relativos à função neuropsicológica de atenção, além de proporcionar momentos de maior socialização com seus pares acarretando, assim, uma melhoria na sua qualidade de vida.
- Social network intervention enhances attention and memory functions in elderly women: a neuropsychological studyPublication . Kieling, Mônica; Oliveira Jr., Emerson; Gil, Henrique; Pasqualotti, AdrianoThe cognitive functions of elderly people who interact online were assessed. Interventional research of a descriptive-analytical nature was conducted. A sample of 41 elderly women was evaluated both before and after the intervention. The data analysis was carried out using the Friedman test, with a significance level set at p ≤ 0.05. The empirical material was examined through content analysis. A significant improvement in cognitive functions of attention and memory in the groups that underwent the intervention was observed. It is concluded that cognitive training on social networks can promote healthy aging by improving certain cognitive functions in the elderly.
- A systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory of elderly people in computerized cognitive trainingPublication . Junior, Emerson; Pasqualotti, Adriano; Gil, Henrique; Kieling, MônicaEste artigo aborda uma revisão sistemática sobre as funções neuropsicológicas da atenção e da memória em pessoas idosas submetidas a treinamento cognitivo computadorizado. A pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas, incluindo Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals e Wiley Online Library, considerando artigos publicados nos últimos 12 anos, em português, inglês e espanhol. Os critérios de elegibilidade incluíram a definição explícita da área de concentração, a utilização de treinamento cognitivo informatizado, a existência de resultados e um público composto por pessoas idosas. A seleção dos estudos foi realizada em três etapas: identificação, triagem e elegibilidade, contando com a participação de dois pesquisadores de forma simultânea e independente. A pesquisa bibliográfica resultou em um total de 328 estudos e, após exclusão dos estudos duplicados e revisão de títulos, resumos e textos completos, foram incluídos 20 estudos para a síntese qualitativa. A caracterização dos estudos incluídos na revisão sistemática foi apresentada em um quadro que detalha informações sobre os principais autores, ano de publicação, país de origem da pesquisa, critérios de elegibilidade, fontes de dados, instrumentos de avaliação, tipo de estudo, método, objetivos resultados esperados, resultados clínicos, métodos de análise, limitações, lacunas e implicações clínicas. Como resultado, verificou-se a importância da estimulação cognitiva como estilo de vida saudável para o cérebro, e identificou-se que a utilização do treinamento cognitivo informatizado apresenta ganhos nas funções neuropsicológicas de atenção e memória em pessoas idosas.