Browsing by Author "Sousa, Richard Perassi"
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- Análise semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"Publication . Tarachucky, Laryssa; Sousa, Richard Perassi; Gomez, Luiz Ribas; Menegazzi, Douglas LuizUma marca de cidade é um instrumento que faz uso de elementos gráfico-expressivos para simbolizar situações vividas em determinado lugar ou então representar o estabelecimento de diretrizes adotadas para sua promoção e desenvolvimento. O presente artigo traz uma leitura semióca da marca “Floripa Inteligente” como representação gráfica de um projeto de city branding desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO/UFSC. Focase na apresentação da base teórica aplicada ao desenvolvimento da marca citada tendo em vista a comunicação de um pensamento e gestão de Florianópolis como smart city como eixo de construção de suas representações gráficas.
- A comunicação digital da marca na cultura de tribosPublication . Abdalla, Gabriela Cassiano; Sousa, Richard PerassiCom as mudanças socioculturais ocorridas após segunda guerra mundial, continuamente, instituições e empresas precisaram se adaptar a ideias e atitudes que emergiram dos movi-mentos chamados de “Contracultura”. Em função da diversificação étnico-cultural, foram sendo alterados os modelos de comunicação das marcas com o público. Progressivamente, a comunicação de massa foi parcialmente subs-tituída por abordagens de Marketing de nicho, principalmente com recursos digitais online. Assim, o foco da comunicação da marca recaiu sobre os aspectos estético-simbólicos atrati-vos aos atuais ou potenciais consumidores e clientes, cuja maioria encontra-se vinculada às redes sociais online. Devido às características interpessoais da sociedade integrada na comu-nicação digital, atualmente, a comunicação de algumas empresas é dirigida principalmente para pessoas que se identificam com os valores da identidade de marca. Considerando isso, relata-se aqui a pesquisa descritivo-qualitativa realizada como “estudo de caso”, sobre a co-municação da marca brasileira Lola Cosmetics, cujos emissores buscam reunir uma comunida-de digitalmente integrada que, teoricamente, é integrada à atual cultura de tribos
- Elementos da comunicação visual de marca de lugares : análise da composição da marca do PeruPublication . Evangelista, Eduardo; Feijó, Vanessa; Braviano, Gilson; Ribas Gomez, Luiz; Sousa, Richard PerassiEm um cenário cada vez mais competitivo, as marcas auxiliam no processo de identificação e diferenciação de um produto, serviço, território ou lugar, tornando-se cada vez mais importante na conquista do seu reconhecimento diante de seu público. Assim como empresas procuram se destacar diante a concorrência, os países competem para buscar a atenção de turistas e investidores. O Peru, percebendo a necessidade em atrair e impulsionar as exportações, investimentos e turismo, reformulou sua identidade visual e apresentou-a em 2011. O presente estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica e de um estudo de caso da marca turística do Peru, que teve como objetivo analisar a utilização dos elementos da comunicação visual verificando se sua aplicação transmite ao público a expectativa desejada pelo país.
- A influência do branding nos serviços sociais industriaisPublication . Silva Júnior, José Elias da; Sousa, Richard PerassiNo presente artigo, descrevem-se aspectos de construção e remodelagem de serviços em Educação e Saúde, a partir da concepção da marca “VEMFAZER!”, adotada pelo Serviço Social da Indústria do Estado de Santa Catarina – SESI/SC. Em síntese, os desdobramentos informativos comunica tivos da marca são aqui apresentados e discutidos, considerando-se aspectos comunicacionais, arquitetônicos e didáticos.
- Informar e sensibilizar: estudo da comunicação de marca de moda em suporte gráfico digitalPublication . Campos, Amanda Queiroz; Sousa, Richard PerassiCom as transformações no design da informação, também sofreram alterações os processos de comunicação visual. O estudo pretendeu compreender a transmissão de informações em um website de moda. A pesquisa evidenciou que as informações foram passadas, principalmente, através de imagens. Estas se mostraram eficientes em explicar, sentir, transmitir e sensibilizar o conteúdo para o usuário.
- Uma perspectiva naturalista do usuário de designPublication . Ceccato, Patrícia; Aquino, Daniela de; Sousa, Richard Perassi; Gomez, Luiz RibasEste estudo reúne uma série de informações sobre design centrado no usuário e naturalismo. Através da compilação e análise de dados bibliográficos, breves conhecimentos sobre cada tema foram relacionados com o intuito de apresentar uma perspectiva naturalista do usuário de produtos de design. O método de pesquisa utilizado foi a investigação bibliográfica, que abrange as áreas de design, design centrado no usuário e naturalismo filosófico. Exemplificando as relações entre essas áreas, alguns conhecimentos obtidos pela neurociência fornecem uma perspectiva naturalista do usuário de design, de modo a mostrar como fatores biológicos podem influenciar sua interação com objetos de design.
- A tecnologia e o processo de gestão do designPublication . Lauro, Aline Bertolini de; Sousa, Richard Perassi; Figueiredo, Luíz Gonçalves deO presente trabalho trata do conceito de tecnologia, configurando sua abrangência para relacioná-la à área de Gestão de Design, descrevendo como ocorre a relação entre tecnologia e gestão no campo de estudos e atividades em Design. Nele, também estão indicadas as possibilidades gerais da tecnologia na gestão dos processos e dos produtos de Design. Como método, foi realizada uma revisão da literatura na temática em estudo e, com base nos conceitos estudados e em outros argumentos teóricos, desenvolveu-se esta reflexão sobre as possibilidades de interação e cooperação entre tecnologia, gestão e design.