ESTCB - Livros ou capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTCB - Livros ou capítulos de livros by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- Manual de GMDSSPublication . Simões, Abel; Reis, Rui dos Santos; Dias, João Carvalho; Torres, PauloAté ao seculo XIX, os salvamentos só podiam ser feitos por embarcações que navegassem nas proximidades. Os pedidos de socorro eram enviados por transmissão sonora e sinalização por bandeiras sendo o alcance muito limitado. 0 primeiro código internacional de sinais foi publicado, em 1893, destinado prioritariamente na colaboração da segurança da navegação e das pessoas, especialmente quando existisse dificuldades de língua. A invenção da radio por Guglielmo Marconi (1874-1937) em 1895, com o primeiro transmissor e o primeiro recetor, concebido pelo russo Popov, veio revolucionar as comunicações em geral, e em particular o socorro e segurança no mar, e pôr fim ao isolamento dos navios e à sua tripulação em relação a outras pessoas tanto no mar, como em terra. Os navios passaram a poder enviar as suas mensagens de socorro a distâncias de dezenas ou mesmo centenas de milhas marítimas. 0 primeiro salvamento com participação de comunicações via radio ocorreu em março de 1899, quando o navio-farol de Goodwin Sands, equipado com um aparelho radiotelegráfico Marconi, assinalou que o navio "Elbe" estava encalhado. Este acidente e outros que lhe seguiram, foram a prova de que as radiocomunicações constituem um meio internacional de socorro valiosíssimo. Em 1901, foi realizada a primeira radiocomunicação entre Poldhu (UK) e a Terra Nova com a transmissão da letra S (três pontos), acontecimento que marca o começo da era da TSF. Em 1903, dais anos depois da primeira transmissão radiotelegráfica através do Oceano Atlântico, realizou-se, em Berlim, uma conferencia preliminar sobre TSF, com a participação de apenas sete países. Nesse mesmo ano, foram feitas em Portugal, experiências de TSF, com o navio mercante Portugal. Seria, no entanto, o paquete Lisboa, o primeiro navio da marinha mercante equipado com uma estação TSF. Na sua segunda viagem, afundou-se, quando se encontrava junto da Cidade do Cabo. Os tripulantes e passageiros foram salvos pelo navio alemão Adolph Wouman, na sequência do pedido de socorro, feito pelo paquete Lisboa. Três anos mais, tarde, em 1906, também em Berlim, realizou-se a primeira conferencia internacional radiotelegráfica, desta vez com a participação de 29 países. Nesta reunião foram elaborados uma convenção radiotelegráfica e um regulamento de radiocomunicações. Nesta mesma convenção foram adotadas as letras SOS como chamada internacional de socorro: anteriormente usava-se o sinal CQD (Come Quick Danger). Também ficou estabelecido que se devia dar prioridade absoluta a todas as mensagens de socorro, que seriam efetuadas nas frequências de 500 a 1000 kHz. Em 16 de Fevereiro de 1910, entrou ao serviço na casa da balança, o posto radiotelegráfico do Arsenal da Marinha, que foi a primeira estacão radiotelegráfica em. Portugal, substituído pelo posto radiotelegráfico de Monsanto em 1916. 0 acontecimento mais dramático na história do começo da TSF, foi o naufrágio do Titanic, entre a noite de 14 para 15 de Abril de 1912, na sua primeira viagem transatlântica, quando pretendia bater o recorde de travessia do Atlântico (Europa/ América). 0 navio, ao colidir com um iceberg, afundou-se em poucas horas. Neste acidente onde morreram mais de 1500 pessoas, 700 salvaram-se ao serem recolhidas pelo paquete Carpathia, que captou a mensagem de socorro. Três meses apes este acidente, teve lugar, em Londres, uma nova conferencia internacional de radio. A tragédia do Titanic, ainda viva na memoria de todos, teve grande influência nas decisões tomadas. Chegou-se a conclusão que, nas imediações do local do desastre, navegavam varies navios que poderiam ter salvo todos os náufragos, se estivessem equipados com uma estação. Para alem disso, se o operador do navio Califórnia, equipado com uma estação, tivesse uma escuta permanente, poderia também ter prestado o seu auxílio. Passou-se a dar preferência a frequência de 500 kHz, para os pedidos de socorro. Dois anos mais tarde, foi adotada a primeira convenção internacional da salvaguarda da vida humana no mar SOLAS, que não foi posta em prática, devido a primeira guerra mundial ter rebentado nesse mesmo ano. Nos anos 20, tem início a evolução da radiotelefonia. No ano de 1926 nascem as comunicações em onda curta (HF). Em 1927, realiza-se em Washington, uma nova conferencia internacional radiotelegráfica, reunindo 80 países. Nessa mesma conferencia criou-se a. comissão consultiva internacional das radiocomunicações, CCIR, (International Consultative Commitee) à semelhança das comissões que se ocupavam das questões telegráficas e telefónicas criadas na conferencia radiotelegráfica de Paris em 1925. comissão CCIR ficou encarregada de efetuar estudos e de emitir normas sobre questões técnicas e de exploração das radiocomunicações. Foi nesta conferencia que se elaborou verdadeiramente o primeiro regulamento das radiocomunicações e uma nova convenção. No mesmo ano, realizou-se em Londres a segunda conferencia SOLAS, cujas decisões entraram em vigor em 1935. Esta conferencia seguiu os mesmos moldes da conferencia de 1914 e teve em conta os progressos técnicos e científicos realizados desde então. Foi adotada a palavra MAYDAY para a chamada internacional de socorro. Em 1932, teve lugar em Madrid a terceira conferencia radiográfica internacional. Foi nesta conferencia, que as 3 convenções internacionais, telegráfica, telefónica e de radiocomunicações se agruparam numa só, com o nome de Convenção Internacional de Comunicações. Nessa mesma conferencia, a União Telegráfica Internacional, criada em 1865 em Paris, tornou-se a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Depois desta conferencia de Madrid muitas outras se realizaram, as quais foram introduzindo alterações no regulamento das radiocomunicações. Em 1933, a estação costeira da Marconi inicia o serviço de correspondência publica, que antes era assegurado pela estação de Monsanto. Em 1948, realiza-se nova reunião da convenção SOLAS. Desta vez, a regulamentação era destinada a todos os navios de passageiros e de carga com mais de 1600 TAB, que passaram a ter obrigatoriamente uma estação radiotelegráfica. Nesta nova convenção levou-se em conta os desenvolvimentos das radiocomunicações, nomeadamente a radiotelefonia e a radiogoniometria. Na década dos anos 50, foi dado um grande impulsoàs radiocomunicações, com a introdução do transístor, inventado pelos americanos Bardeen, Brattain e Shockley (1948). 0 transístor permitiu a redução do tamanho dos equipamentos e a implementação do VHF, como a utilização da banda lateral unica (SSB). Entretanto, em 1948, por iniciativa das Nações Unidas, foi criada a Organização Consultiva Marítima Intergovernamental, IMCO, sendo elaborada a respetiva convenção, que só entrou em vigor dez anos mais tarde. A designação anterior foi porem em 1982 alterada para Organização Marítima Internacional, IMO. Em 1959, teve lugar em Genebra (sede da UIT), uma conferencia Administrativa das radiocomunicações, tendo sido publicado um Manual para o Serviço Móvel Marítimo. As alterações à convenção SOLAS passaram a ser feitas no âmbito da IMCO (posteriormente IMO), através dos seus vários órgãos, de que se destaca a Comissão de Segurança Marítima, MSC, e a subcomissão de radiocomunicações, COM. Com o avanço da tecnologia de radiocomunicações elaborou-se, em 1974, uma outra versão da convenção, que passou a designar-se por SOLAS 74. Ficaram estabelecidos, entre outros pontos, a escuta na frequência radiotelefónica de socorro (2182 kHz) nos navios equipados com radiotelegrafia, a existência de um dispositivo de sinal de alarme radiotelef6nico e a introdução do equipamento de VHF. Enquanto a IMO foi modificando as convenções SOLAS, tendo como objetivo torná-las mais atualizadas, a UIT foi realizando novas conferencias administrativas internacionais de radiocomunicações, ampliando a extensão utilizável do espectro radioelétrico, atribuindo novas faixas de frequências aos serviços de radiocomunicações existentes e criando novos serviços. Assim, ao longo dos anos, os meios de comunicações de socorro e segurança foram sendo aperfeiçoados e normalizados na base de urna coordenação internacional. Em 1978, numa conferencia da IMO, foi criada a primeira Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e Serviço de Quartos para os marítimos, STCW. Esta convenção estabeleceu, pela primeira vez, as normas mínimas exigidas internacionalmente para as tripulações. Em 1979, foi adotada, a nível mundial, a Convenção Internacional de Busca e Salvamento Marítimo, SAR., a que levou a adoção de dois manuais. 0 manual MERSAR, para ser utilizado pelos marítimos e o IMOSAR., para os governos. A partir de 1962, com o aparecimento dos satélites artificiais e com a colocação em orbita do primeiro satélite de comunicações, o Telstar, as radiocomunicações passaram a ser realizadas com maior fiabilidade Em 1976, já com os estudos suficientemente avançados, a IMO adotou a Convenção relativa a organização internacional de satélites marítimos, INMARSAT. 0 sistema foi oficialmente inaugurado em Londres, no edifício da INMARSAT, pela viúva de Guglielmo Marconi, em fevereiro de 1982. A instituição do INMARSAT constituiu um grande avanço no desenvolvimento das radiocomunicações marítimas. 0 grande desenvolvimento da navegação e o consequente aumento dos sinistros marítimos levaram, em 1976, os Estados Unidos e Canadá a criarem o programa de busca e salvamento por satélite SARSAT, através de radio-balizas de localização de sinistros, EPIRB's. Um ano mais tarde, a Franca adotou o mesmo programa. Simultaneamente, o Ministério Soviético da marinha mercante (MORFLOT) vinha desenvolvendo o programa COSPAS, que se poderá traduzir por Sistema Espacial para Busca de navios desaparecidos. Dada a semelhança dos objetivos dos dois sistemas, os países envolvidos concordaram em 1979 num projeto comum. 0 sistema entrou em funcionamento em julho de 1982, com o lançamento pela União Soviética do primeiro satélite COSPAS/SARSAT, Cosmos 1383. Como já foi referido, desde o início do seculo XX, com o advento das radiocomunicações marítimas, a segurança e formação dos responsáveis das comunicações tem sido a principal preocupação das autoridades que têm a seu cargo a busca e salvamento. Foi essa preocupacao que levou a criação de um nova sistema de socorro e segurança martinhos, mais eficaz que o atual. A IMO, tendo em consideração as deficiências do sistema de socorro e segurança marítimos, iniciou, nos anos 70, o estudo do Sistema Global de Socorro e Segurança marítimos, GMDSS, com a colaboração da União Internacional das Telecomunicações. UIT, Organização Mundial Meteorológica, WMO, e Organização Hidrográfica Internacional, IHO. Mais tarde, foi obtida a participação da Organização Internacional das Telecomunicações Marítimas por Satélite, INMARSAT e dos países associados da rede COSPAS/SARSAT. A finalidade principal e conseguir que as informações meteorológicas, avisos aos navegantes e os pedidos de socorro cheguem aos navios e estacoes costeiras com mais eficiência. Em 1979, foi adotada na 11ª Assembleia da IMO, a resolução A420(XI), que estabeleceu a estrutura base do GMDSS. A implementação do GMDSS envolveu emendas ao Regulamento das Radiocomunicações que foram aprovadas na conferencia WARC-MOB-87. Foi criado um nova capítulo (N IX) contendo as disposições sobre as frequências e procedimentos para as radiocomunicações, assim corno os artigos 55 e 56, respeitantes à formação, certificação, classe e número de operadores previstos para as estações. Foram adotadas diversas resoluções, podendo destacar-se a continuação do atual sistema no que se refere às comunicações de socorro e segurança, e as responsabilidade das estações costeiras assumirem escuta nas frequências quer, no atual, quer do novo sistema. Alterado no âmbito da UIT, o Regulamento das Radiocomunicações foi necessário alterar, numa conferencia no âmbito da IMO, a Convenção SOLAS, para que o GMDSS entrasse em vigor. Nessa conferencia, foram alterados varies capítulos, nomeadamente os capítulos III (meios de salvação) e IV (radiocomunicações). Até 1 de Fevereiro de 1999, data na qual o sistema entrara definitivamente em vigor, haverá um período de transição e ainda se debate nas subcomissões da IMO, algumas clarificações de certas regras do SOLAS e resoluções para que o sistema se tome o mais eficaz possível. Podemos, pois, concluir, que o GMDSS foi concebido para, aplicando as inovações tecnológicas no campo das radiocomunicações, superar as deficiências do sistema tradicional, que se baseia numa combinação de radiotelegrafia e radiotelefonia. Portugal, através da Armada Portuguesa, que se ocupa das operações de busca e salvamento, tem planeado estações costeiras para as comunicações terrestes e via satélite, tanto no Continente, como nas ilhas dos Acores e Madeira. Está já em funcionamento a transmissão das informações de segurança marítima (MSI), através do NAVTEX. Foi inaugurada, em 1994, urna estação terrena INMARSAT C, pertencente à Marconi a qual ira dar apoio ao serviço SAR.
- Relação entre o aproveitamento no ensino secundário e no ensino superiorPublication . Ferreira, Ana Vaz; Daniel, Ana Cristina Marques; Ramos, George; Cravo, Ivone Teresa Gregório; Rigueiro, Constança; Rei, Constantino Mendes; Amado, Jorge Manuel Pascoal"Dentro do actual quadro português no que respeita ao (in)sucesso educativo, convém salientar as elevadas taxas de abandono e de retenção do Ensino Superior assim como a metodologia utilizada para o ingresso no mesmo ensino - numerus clausus, classificações mínimas, provas específicas, ... . Esta situação obriga a que se perceba que é urgente o incremento da cultura educativa ao nível do Ensino Secundário e Ensino Superior, o que só se poderá alcançar pela resolução dos problemas de eficiência que caracterizam esses dois patamares de Ensino. Neste contexto, interessa compreender por que razão as exigências de aprendizagem no Ensino Superior reflectem de forma tão flagrante lacunas formativas ao nível do Ensino Secundário e até que ponto esse grau de exigência não é o resultado de pedagogias orientadas para o primado enciclopédico e não para o desejável desenvolvimento intelectual do aluno, quer enquanto futuro profissional quer enquanto cidadão. Factores como a influência social, o ambiente sócio-económico e cultural envolvente do aluno são também objecto de análise no presente trabalho."
- Camadas não ligadas em pavimentos rodoviários: estudo do comportamentoPublication . Luzia, RosaOs materiais britados de granulometria extensa têm uma ampla aplicação nas camadas granulares não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente em sub-base e base granular. No entanto e apesar dos esforços realizados nesse sentido, o comportamento destes materiais naquele tipo de camadas não se encontra ainda suficientemente caracterizado, em especial no que diz respeito ao seu comportamento mecânico. Com o presente trabalho, cujo objectivo principal foi a caracterização e elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, aflorantes em Portugal continental, passíveis de serem utilizados em sub-base e base de pavimentos rodoviários, pretendeu contribuir-se para esse estudo.
- Proceedings of the 9th Conference on Autonomous Robot Systems and CompetitionsPublication . Gonçalves, Paulo; Torres, Paulo; Alves, Carlos Manuel OliveiraWelcome to ROBOTICA 2009. This is the 9th edition of the conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, the third time with IEEE‐Robotics and Automation Society Technical Co‐Sponsorship. Previous editions were held since 2001 in Guimarães, Aveiro, Porto, Lisboa, Coimbra and Algarve. ROBOTICA 2009 is held on the 7th May, 2009, in Castelo Branco , Portugal. ROBOTICA has received 32 paper submissions, from 10 countries, in South America, Asia and Europe. To evaluate each submission, three reviews by paper were performed by the international program committee. 23 papers were published in the proceedings and presented at the conference. Of these, 14 papers were selected for oral presentation and 9 papers were selected for poster presentation. The global acceptance ratio was 72%. After the conference, eighth papers will be published in the Portuguese journal Robótica, and the best student paper will be published in IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine. Three prizes will be awarded in the conference for: the best conference paper, the best student paper and the best presentation. The last two, sponsored by the IEEE Education Society ‐ Student Activities Committee. We would like to express our thanks to all participants. First of all to the authors, whose quality work is the essence of this conference. Next, to all the members of the international program committee and reviewers, who helped us with their expertise and valuable time. We would also like to deeply thank the invited speaker, Jean Paul Laumond, LAAS‐CNRS France, for their excellent contribution in the field of humanoid robots. Finally, a word of appreciation for the hard work of the secretariat and volunteers. Our deep gratitude goes to the Scientific Organisations that kindly agreed to sponsor the Conference, and made it come true. We look forward to seeing more results of R&D work on Robotics at ROBOTICA 2010, somewhere in Portugal.
- Autonomous and context-aware scheduling for public displays using place-based tag cloudsPublication . Ribeiro, Fernando Reinaldo; Rui, JoséPublic displays are an increasingly ubiquitous element of our sociodigital landscape with a strong potential to become key building blocks for AmI. For that purpose, they should have the ability to dynamically and autonomously select content from web sources according to the relevance of their content to the continuous flow of social settings around the display. In this paper, we explore the creation of a public display system that evaluates the relevance of content from web sources and selects the most relevant content according to a dynamic tag cloud that incorporates static place definitions, but is also sensitive to the people around the display. We have developed and evaluate a dynamic content selection system based on those principles. The results show that place visitors recognize the sensitivity of the system to their demands and that a place tag cloud can provide an important element for the interpretation of place and for the combination of the interests expressed by the place owner and the multiple place visitors.
- Use of water quality index to evaluate the influence of anthropogenic contamination on groundwater chemistry of a shallow aquifer, Loures valley, Lisbon, PortugalPublication . Silva, M.C.R.; Albuquerque, M.T.D.; Ribeiro, Luís Filipe TavaresA significant industrial development, associated with a demographic expansion, occurred during the last decades of the XX century, in Loures valley, a region located in the vicinities of Lisbon, the capital city of Portugal. This was accompanied with an important modification of land use and occupation patterns, mainly the decrease of the agricultural land. One of the main consequences was the deterioration of the groundwater chemistry observed in the shallow aquifer associated to Trancão river, a subsidiary of Tagus river. Factorial Correspondence Analysis has been used to build a water quality index, for evaluating the impact of the anthropogenic factors on groundwater of the shallow aquifer. By analysing the kriged maps of the values of the index, it was possible to identify the areas more sensitive to the anthropogenic impact.
- Stationary relay nodes deployment on vehicular opportunistic networksPublication . Rodrigues, Joel; Soares, V.N.G.J.; Farahmand, FaridBased on the concepts of Delay-Tolerant Network (DTN) and Opportunistic Networks, Vehicular opportunistic networks have been proposed to interconnect developing communities, or to implement disaster recovery networks when all other networks fail. Other possible application scenarios for these networks include traffic monitoring, accident warnings, advertisements, and information retrieval applications. The diversity of these network environments introduces challenging issues related to the architecture, protocol designs, interoperability, security, management, and stability of vehicular opportunistic networks. Furthermore, these networks are characterized by variable and intermittent connectivity and frequent network partition. The store-carry-and forward strategy can be used to cope with disconnections. However, in sparse networks with low node density, this strategy may be complemented with the introduction of stationary relay nodes into the network. These nodes are placed along vehicle's routes and create additional transmission opportunities. Therefore, when correctly positioned they will contribute to augment the message delivery ratio. This chapter investigates recent advances related to the deployment of stationary relay nodes on vehicular opportunistic networks. Furthermore, it presents a study that evaluates the impact of adding stationary relay nodes on the performance of DTN routing protocols applied to vehicular opportunistic networks. Two distinct environments were considered, rural and urban scenarios. Each of them combines different application scenarios, map areas, node density, and vehicle movement models. For both scenarios, results show that stationary relay nodes increase the number of contacts between network nodes, improving the overall performance of the network in terms of message delivery ratio.
- Vulnerabilidade do sistema aquífero na captação da Fadagosa de Nisa (Alentejo, Portugal): aplicação do indíce drastic aquiferPublication . Pais, Miguel Filipe Araújo Mota; Antunes, I.M.H.R.; Albuquerque, M.T.D.As termas da Fadagosa de Nisa, localizadas no nordeste Alentejano, possuem uma relevante importância na economia desta região. Estão inseridas numa região hidrogeológica de fraca aptidão aquífera, onde predominam granitos fracturados, com fendas preenchidas por material argiloso. A circulação da água é característica de meios fissurados, sendo abastecidas por um único furo, com uma produtividade de 2 l/s. Estão localizadas numa região em que predomina a agricultura, o que lhe confere uma vulnerabilidade para a contaminação. A avaliação da vulnerabilidade de águas subterrâneas é fundamental nos processos de tomada de decisão, visando o ordenamento do território e preservação dos recursos da região. O objectivo deste trabalho consiste na avaliação espacial da vulnerabilidade da água subterrânea na envolvência da captação da Fadagosa de Nisa. Para tal foi utilizado o índice de vulnerabilidade Drastic, recorrendo-se ao software ArcGIS para o tratamento da informação e elaboração de cartografia de vulnerabilidade. Os valores obtidos na aplicação do índice Drastic sugerem uma vulnerabilidade baixa a elevada (V = 67-153). Contudo, a maioria da área apresenta vulnerabilidade baixa (V = 67-119), enquanto as áreas de vulnerabilidade moderada (V = 119-149) correspondem a manchas de pequenas dimensões, dispersas pela zona de estudo. A zona envolvente da captação da Fadagosa de Nisa apresenta vulnerabilidade baixa, pois ocorre em formações graníticas com um denso sistema de falhas associado e a profundidade do nível freático (65 m), possivelmente dificultam a infiltração de potenciais elementos poluentes. The thermal catchment of Fadagosa-Nisa is located at Alentejo and have a relevant importance in the economy of this region. Geologically it is predominantly composed of fractured granites, with fractures often filled with clay materials. The occurrence and movement of groundwater is mainly controlled by these fractures and other discontinuities. The study catchment is characterized by low immediate yields (2 l/s) and located in a regionwhere agriculture is the main economic activity. Agriculture is the main economic activity and a potential contamination risk. Groundwater vulnerability assessment is crucial in decision-making processes, aiming resource conservation planning. The core objective of this study is to assess the spatial vulnerability related to the groundwater catchment of Fadagosa Nisa thermal area. The vulnerability was estimated using Drastic index and computed using appropriate ArcGIS software’s tools for information processing and preparation of vulnerability maps. The Drastic index indicates a low to high (V = 67-153) vulnerability. However, most of the area presents a low vulnerability (V = 67-119). Moderate vulnerability (V = 119-149) correspond to small areas dispersed across the study area. The Fadagosa-Nisa thermal area occurring in granitic formations with a dense system of faults, associated with the water deep (65 m), has a low vulnerability to the potential contaminants infiltration.
- Proceedings of the 1st Standardized Knowledge Representation and Ontologies for Robotics and Automation WorkshopPublication . Gonçalves, Paulo; Haidegger, Tamás; Prestes, Edson; Schlenoff, CraigWelcome to IEEE-ORA (Ontologies for Robotics and Automation) IROS workshop. This is the 1st edition of the workshop on! Standardized Knowledge Representation and Ontologies for Robotics and Automation. The IEEE-ORA 2014 workshop was held on the 18th September, 2014 in Chicago, Illinois, USA. In!the IEEE-ORA IROS workshop, 10 contributions were presented from 7 countries in North and South America, Asia and Europe. The presentations took place in the afternoon, from 1:30 PM to 5:00 PM. The first session was dedicated to “Standards for Knowledge Representation in Robotics”, where presentations were made from the IEEE working group standards for robotics and automation, and also from the ISO TC 184/SC2/WH7. The second session was dedicated to “Core and Application Ontologies”, where presentations were made for core robotics ontologies, and also for industrial and robot assisted surgery ontologies. Three posters were presented in emergent applications of ontologies in robotics. We would like to express our thanks to all participants. First of all to the authors, whose quality work is the essence of this workshop. Next, to all the members of the international program committee, who helped us with their expertise and valuable time. We would also like to deeply thank the IEEE-IROS 2014 organizers for hosting this workshop. Our deep gratitude goes to the IEEE Robotics and Automation Society, that sponsors! the IEEE-ORA group activities, and also to the scientific organizations that kindly agreed to sponsor all the workshop authors work.
- ETSI opportunistic spectrum sharing technology for (TV) white spacesPublication . Mueck, Markus Dominik; Sato, Naotaka; Sun, Chen; Freda, Martino; Ojanen, Pekka; Zhou, Dong; Xiao, Junfeng; Dionísio, Rogério Pais; Marques, PauloThis chapter provides an overview on European Telecommunications Standards Institute (ETSI) activities related to opportunistic spectrum sharing technology with a specific focus on (TV) white spaces. Key use cases are outlined and a novel approach for a coordinated and an uncoordinated approach for accessing the spectrum resource is given. A spectrum coordinator is indeed introduced in order to handle resource management. Furthermore, database system design and inter-database communication solutions are discussed as they are introduced by ETSI. Finally, various sensing mechanisms are detailed, which allow to monitor the radio environment and to feed decision-making components correspondingly.