CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes by Subject "Acessibilidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidadePublication . Munari, Giovana Dewes; Rezende, Edson José CarpinteroO último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis.
- Sistemas sinaléticosPublication . Neves, João VascoAs imagens e textos possuem limitações expressivas. O grafismo dos elementos de sinalética, como meio privilegiado de transmissão de informação, carece de uma nova linguagem de signos universal e instantânea, que concorra para a prossecução dos seus objectivos: transmitir mensagens claras e inequívocas para o utilizador, contribuindo para a melhoria das acessibilidades. Os sistemas de signos são muitas vezes concebidos de forma empírica desconhecendo-se os conceitos básicos, o que origina o desrespeito pelas normas impostas, múltiplos sistemas, incoerentes, ilegíveis e tornando difícil a sua descodificação. Os sistemas, sendo constituídos por uma multiplicidade signos, requerem o estudo aprofundado e sistemático de um código e das suas características.