ESECB - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESECB - Escola Superior de Educação by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Atividades de ensino experimental associadas às TIC: contributo da utilização dos sensores Easy Sense no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Alveirinho, Dolores; Pinheiro, Sofia de Sousa MartinsAtravés do estudo realizado procurámos averiguar o contributo dos sensores Easy Sense, associados a atividades do Ensino Experimental em contexto de sala de aula, na aquisição de aprendizagens dos alunos. Esta investigação decorreu numa escola da cidade de Castelo Branco, numa turma composta por vinte alunos. A metodologia utilizada na investigação tratou-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Como técnicas de recolha de tratamento de dados foram utilizadas: notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação, entrevistas semiestruturadas às professoras a lecionar no agrupamento, de forma a averiguar as suas opiniões acerca da utilização das TIC em contexto pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os Sensores Easy Sense em sala de aula. Através dos dados recolhidos concluímos que os sensores Easy Sense mostraram ser uma mais-valia, pois facilitaram, motivaram e envolveram os alunos na aquisição de melhores aprendizagens.
- O contributo da utilização do QR Code no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Carrondo, Kristelle AnselmoAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm-se tornado um elemento constituinte da aprendizagem. Neste sentido, os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Para o efeito, foi realizada uma investigação que pretendeu estudar as potencialidades do «QR Code» no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada tendo-se envolvido uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade de uma Escola Básica de Castelo Branco. Os principais objetivos desta investigação assentaram na promoção da utilização das TIC, na reflexão das suas potencialidades do «QR Code», em contexto educativo e da sua integração nas planificações da Prática de Ensino Supervisionada. Foi realizada uma investigação de caráter qualitativo com um enfoque numa investigação-ação onde foram utilizadas técnicas de recolha de dados (observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada). Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que o uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual, mais concretamente na redação das sinopses, na compreensão da leitura, na cooperação com os outros e no interesse sentido dos alunos perante o processo de ensino e aprendizagem
- O contributo das narrativas visuais para a aceitação da diversidade cultural – uma experiência com crianças do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Bartolomeu, Jéssica Diogo; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. A Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças de 3 anos de idade. A Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e incluiu a componente investigativa que tem como tema: “O Contributo das Narrativas Visuais para a Aceitação da Diversidade Cultural – uma Experiência com Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O tema de investigação surge como uma tentativa de resposta a uma preocupação pessoal face à crescente diversidade cultural nas escolas, pretendendo averiguar qual o contributo da Literatura para a Infância, em particular dos livros de imagens, na aceitação da diversidade cultural e na compreensão do conceito de identidade pessoal, durante a intervenção pedagógica e socialização ocorrida em contexto escolar. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática, não descurando a reflexão, que pretende identificar problemas e planear estratégias para os ultrapassar. Para tal, recolhemos dados através da observação participante com o auxílio de notas de campo, registos áudio e fotográfico, registos gráficos (guiões dos alunos) e debate. Por fim, para dar resposta aos objetivos da investigação, procedeu-se à análise dos dados recolhidos. Este Relatório apresenta-se como o fim de uma etapa preenchida por muitas aprendizagens e experiências que nos marcaram para a vida. A Prática Supervisionada ajudou-nos a crescer como profissionais mas também a nível pessoal.