ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Subject "1st cycle of basic education"
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- Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Antunes, Ana Catarina Mendes; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3º ano que era composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação é tentar compreender os potenciais que a utilização do Software «Pixton» poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo é uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo «Pixton». A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: «Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?» Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEB; explorar o recurso digital «Pixton» com vista à sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital «Pixton»; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente às potencialidades do recurso digital «Pixton». Por forma a dar resposta à questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares das turmas da Escola Básica da Boa Esperança. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar o software «Pixton», os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas uma vez que, a sua utilização potenciou níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa ao longo das atividades propostas.
- Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º anoPublication . Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau mestre em Educação Pré-Escola e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, na Escola EB1 Quinta da Granja, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O objetivo da investigação pretende averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital, com a utilização de um recurso em formato papel, pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. A questão de investigação que norteou a intervenção prática foi a seguinte: «Em que medida a utilização dos RED - Recursos Educativos Digitais – poderá melhorar o processo de ensino e aprendizagem?». Partindo desta questão, os objetivos formulados foram: 1. Promover a utilização das TIC em contexto educativo; 2. Enquadrar a utilização dos RED – Recursos Educativos Digitais - no processo de ensino e de aprendizagem; 3. Investigar quais as potencialidades do RED na promoção de aprendizagens mais significativas; 4. Implementar a diversificação de recursos educativos em contexto de sala de aula: formato papel (manual escolar) e formato digital (RED). Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.
- O contributo dos portais digitais em contexto educativo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Macedo, Maria Carolina Oliveira de; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraAs tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o Portal Educativo surge como uma das estratégias facilitadoras da aprendizagem. O Portal Educativo, entendido como um Portal concebido por ser utilizado em contexto educativo, apresenta um conjunto de caraterísticas que têm como principal objetivo, promover e facilitar a aquisição e compreensão de novos conhecimentos. Como tal, através da integração de diferentes formas de representação de vários conteúdos, especialmente, pela introdução de efeitos visuais e sonoros vêm promover índices mais elevados de motivação e interesse na realização de atividades. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender se a utilização dos Portais Educativos contribuem na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, neste caso particular, no 4º ano de escolaridade. Para estruturar a investigação, recorreu-se aos princípios da investigação-ação, baseada em atividades de aprendizagem, onde o investigador surge como um observador participante ativo nas aprendizagens. Para o efeito, recorreu-se à recolha de dados contínuos, através de vários instrumentos relacionados com a investigação qualitativa. A título de exemplo destes instrumentos, surgem os inquéritos por questionários dirigidos aos alunos, as entrevistas semiestruturadas aos professores da instituição, as notas de campo e as grelhas de observação. A presente investigação foi desenvolvida em função da Prática Educativa Supervisionada, integrada no 1º semestre do 2º ano de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico que foi realizada numa escola de 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Castelo Branco, com um grupo de 18 crianças. Com a análise dos dados, foi possível verificar que os alunos já possuíam algumas competências digitais que lhes permitiram utilizar o computador. Também foi possível verificar que a utilização do Portal Educativo pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino e de aprendizagem.
- A poesia tem ciência : intertextualidade e integração didática no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Araújo, Isménia Filipa Ramos Couto de; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Pais, António PereiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A Prática Supervisionada é o momento mais aguardado durante o percurso da nossa formação. Para além de confrontarmos o sonhado com o vivido, a prática é, acima de tudo, um momento de consolidação e de constante construção dos nossos conhecimentos e, por conseguinte, de constante correlação com o ato reflexivo. Compreender de que forma os processos de análise e interpretação de textos poéticos, que abordam conceitos científicos, podem melhorar a aprendizagem de significados – semânticos e conceptuais – através da confrontação com atividades experimentais foi o ponto de partida para a definição de objetivos e a construção do desenho investigativo inerente à Prática Supervisionada. Neste sentido, a metodologia utilizada foi a investigação - ação como processo reflexivo com o objetivo de compreender as potencialidades dos elementos de integração didática na abordagem de conteúdos. As técnicas e os instrumentos de recolha de dados a que se recorreu foram a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, o inquérito por questionário sob a forma de autoavaliação, a entrevista à professora titular de turma (cooperante), a produção de recursos materiais destinados à aplicação do estudo e as produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo foram todos os alunos da turma e a professora cooperante. Para o tratamento dos dados, foram utilizadas a análise de conteúdo às produções textuais dos alunos e à entrevista aplicada à professora titular, a construção de tabelas de frequência acerca das opiniões dos alunos expressas nos questionários. Para a interpretação do plano de ação desta investigação optou-se pela análise SWOT que permitiu a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças deste estudo com vista a melhorar futuras práticas educativas e investigativas. Os resultados do estudo revelam que a relação entre desenvolvimento de competências literácitas e literárias com a construção de conceitos científicos pode motivar e estimular os alunos para a aprendizagem desenvolvendo simultaneamente atitudes fundamentais na construção criativa e crítica sobre o mundo que nos rodeia.
- As tarefas de investigação e as aprendizagens matemáticas dos alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Eliane Muriel Capinha da; Afonso, Paulo José MartinsEste relatório de estágio visa, como o próprio nome indica, relatar os acontecimentos de uma prática supervisionada que neste caso ocorreu numa turma do 4º ano de escolaridade, na Escola Básica Boa Esperança em Castelo Branco. O presente trabalho divide-se em vários capítulos: introdução, Práticas de Ensino Supervisionadas, revisão da literatura, metodologia, análise e tratamento dos dados, conclusões/limitações/recomendações e bibliografia. Partindo do problema de investigação “Analisar o sucesso matemático de alunos considerados «bons» e «menos bons» em Matemática quando confrontados com tarefas de investigação” realizámos seis tarefas de teor investigativo com seis alunos – três considerados «bons» e três considerados «menos bons» – e analisámos os seus resultados através da aplicação da Escala Holística Focada. Definimos os seguintes objetivos de estudo: identificar dificuldades manifestadas, por alunos considerados «bons» e «menos bons» em Matemática, na resolução de tarefas de investigação; analisar o perfil de resolvedor de alunos considerados «bons» e «menos bons» em Matemática, na resolução de tarefas de investigação; avaliar o desempenho dos alunos na resolução de tarefas de investigação, antes e após o investigador assumir o papel de modelo de resolvedor deste tipo de tarefas. Esta investigação adotou uma metodologia maioritariamente qualitativa e a tipologia de estudo assentou numa investigação-ação. Sem grandes explicações, eram apresentadas as tarefas aos alunos da turma, levadas para casa de modo a serem corrigidas e analisadas/resolvidas na aula onde o professor assumia o papel de modelo para os alunos. Houve três conjuntos de tarefas (duas a duas) onde a primeira era sempre mais básica que a seguinte. Para a recolha dos dados utilizámos essencialmente os materiais dos alunos (folhas de registo das tarefas), a observação, as notas de campo, os registos fotográficos e o diálogo com os participantes e professora. As principais dificuldades manifestadas pelos alunos considerados «bons» foram, principalmente, conseguir dar resposta, evidenciando a estratégia utilizada, às tarefas de investigação; pelos alunos considerados «menos bons» foram a interpretação do que lhes era solicitado levando, de seguida, a que não conseguissem resolver algumas tarefas. O perfil dos alunos considerados «bons» é o de bons resolvedores de tarefas de investigação, conseguindo interpretar o que lhes é solicitado, resolver seguindo uma estratégia e dar resposta ao enunciado. Por outro lado, o perfil dos alunos considerados «menos bons» não se assemelha ao perfil dos alunos anteriores pois estes tiveram muitas dificuldades em interpretar os enunciados, na resolução das tarefas e, sobretudo, na explicitação das suas respostas. A média final dos alunos considerados «bons» foi de 3,9, numa escala de 0 a 4 pontos enquanto que a média final dos alunos considerados «menos bons» foi de 2,5. É importante realçar que, após a intervenção do modelo, da primeira para a segunda tarefa assim como da quinta para a sexta tarefa, todos os alunos ou mantiveram os seus pontos (mais baixos foram 3 pontos) ou subiram o que significa que, após o investigador assumir o papel de modelo de resolvedor deste tipo de tarefas, os alunos conseguiram progredir. Da terceira para a quarta tarefa, apenas uma aluna considerada «menos boa» baixou a sua pontuação enquanto que todos os outros, mais uma vez, ou mantiveram ou subiram.
- Os tempos não letivos no 1º ciclo do ensino básico : elementos para a caracterização dos processos de integração e socializaçãoPublication . Cardoso, Ana Patrícia Leal; Pais, António PereiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No desenvolvimento da Pratica Supervisionada, colocamos finalmente em prática os conhecimentos adquiridos, percebendo na essência o verdadeiro significado do ensino. Entender quais os tipos e formas de ocupação dos alunos nos tempos e espaços não letivos da escola; perceber de que forma os diferentes espaços que a escola disponibiliza, contribuem para o desenvolvimento comportamental e emocional dos alunos; e aprofundar os conceitos de tempo e espaço não letivos. Estes foram os pontos fundamentais sobre os quais esta investigação se debruçou. Recorrendo a uma metodologia de estudo caso, enquadrada numa abordagem qualitativa, foi analisada ao pormenor toda a informação, com vista a sua melhor compreensão. A turma surge assim, como o objeto de estudo desta investigação. No que diz respeito as técnicas de recolha de dados, as utilizadas foram: entrevistas -aplicadas aos professores, auxiliares, pais e alunos; e notas de campo - fruto da observação realizada nos tempos não letivos. Por sua vez, o tratamento dos dados foi traduzido em gráficos, que nos dão a conhecer as informações chave, desde propostas de melhoria dos tempos não letivos as formas e tipos de ocupação dos alunos. Nos resultados obtidos surgem um leque de propostas, com o objetivo de melhorar as condições que os alunos usufruem durante o intervalo. Através das entrevistas, conseguimos perceber tendências em relação as atividades que os alunos realizam, dando a conhecer também, como e que tiram proveito destes tempos.
- A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Farinha, Cláudia Patrícia Pires; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraAtualmente, pode se afirmar que as TIC fazem parte da vida de todos e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se podem dissociar, já que representam também um suporte do desenvolvimento humano e profissional. Na escola, as TIC passam a ser um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem, podendo apoiá-la de diversas formas, nomeadamente, através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e do desenvolvimento de capacidades específicas. Neste sentido, este projeto teve por objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual» nos domínios da Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes deste estudo são 23 alunos do 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo de Ensino Básico da Escola São Tiago, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia que se considerou mais adequada para esta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista que integra o estudo de caso e a investigação ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, na qualidade de professore-investigador no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados questionários aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas aplicadas às professoras titulares do Agrupamento 1ºCEB, incluindo a professora cooperante. A análise de dados demonstrou uma motivação intrínseca manifestada na participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto, tendo o uso do software educativo concorrido para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Revelou, igualmente, a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Ainda foi possível averiguar que a utilização do software educativo pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino-aprendizagem, atendendo de forma complementar o professor a ter um lugar proeminente.