ESGIN - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESGIN - Dissertações de Mestrado by Subject "Ambiente social"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitnessPublication . Ferreira, Célia Marina CostaPara as empresas, na visão do marketing, é importante a satisfação dos clientes, a qual trará a médio e longo prazo uma relação de lealdade de onde se obterão frutos para ambas as partes. Porém a satisfação através da qualidade do serviço, por si só, não leva à retenção e fidelização dos clientes e consequentemente atingir a tão desejada rentabilidade. É necessário uma abordagem holística da envolvente consumidor-fornecedor e dos determinantes da lealdade e comportamento de mudança. Examinaram-se quatro ginásios portugueses e testaram-se as influências de diversos fatores no comportamento dos respetivos consumidores. Concluiu-se que a qualidade do serviço exerce uma influência significativa tanto na lealdade dos clientes como na satisfação global. Verificou-se que a lealdade influência negativamente o comportamento de mudança, resultando, portanto, na retenção de clientes. No entanto, não conseguimos comprovar a ligação da frequência dos praticantes na lealdade. Estas descobertas realçam a importância de uma avaliação multifatorial para clarificar o fenómeno da retenção na indústria do Health & Fitness.
