ESGIN - Dissertações de Mestrado
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- Os produtos de gestão do risco financeiro no financiamento empresarial: as práticas financeiras das empresas da Beira InteriorPublication . Pinto, António Mendes; Santos, Arlindo F.O presente trabalho tem como objectivo fazer um levantamento sobre as práticas seguidas pelas empresas da Beira Interior no financiamento da sua actividade, no que respeita em especial à cobertura dos inerentes riscos financeiros. Inicia-se com a apresentação dos principais produtos de inovação financeira ligados à cobertura deste tipo de riscos, sua tipificação e transacção, e conclui com a apresentação dos resultados do inquérito efectuado junto das empresas da região, com o objectivo de aferir o nível de conhecimentos nesta matéria e de sensibilização dos agentes económicos locais para a utilização de instrumentos de cobertura dos riscos financeiros.
- Características e motivações dos empresários : o caso dos fundadores de pequenos negócios na cidade da GuardaPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empresários. Esta investigação foi baseada num questionário administrado por entrevista presencial a 83 fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda (Portugal). Após verificação, foram seleccionados 80 questionários para análise dos resultados. Na primeira parte foi feita uma análise descritiva das características das empresas e do negócio. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise das características pessoais, actividade profissional e das motivações do fundador para iniciar o seu negócio (análise factorial), sendo identificados cinco factores motivacionais. Na terceira parte, foram determinadas as diferenças entre os fundadores de Pequenas-Empresas Comerciais (PECs) e os fundadores de Micro-Empresas Comerciais (MECs), relativamente às características pessoais, actividade profissional e dos factores motivacionais (análise da variância dos factores motivacionais). Os resultados obtidos permitiram concluir que existem algumas diferenças nas características pessoais e actividade profissional dos fundadores. Os fundadores de PECs dão maior importância ao Factor 1 - Necessidade de Realização.
- A gestão de informação num organismo autárquico: o caso da Câmara Municipal de BelmontePublication . Gaiola, AntónioNuma época em que, cada vez mais, as tecnologias de Informação invadem a nossa vida quotidiana, onde as empresas competem ferozmente pelos seus mercados, estas já compreenderam que a importância estratégica do recurso Informação impõe uma nova atitude por parte da gestão; neste sentido, a Administração Pública, e em particular, as autarquias locais, devem acompanhar as empresas nesse esforço de gestão. A realização deste estudo de caso, que pretende verificar como é gerida a informação na Câmara Municipal de Belmonte, proporcionará, em última instancia, uma nova atitude em relação à informação: os seus responsáveis, no reconhecimento da sua importância estratégica; aos seus “clientes” (os munícipes), no modo de relacionamento com a autarquia; assim, a tarefa que nos propusemos realizar ao longo deste trabalho, consistiu na avaliação das necessidades e identificação dos fluxos de informação que se estabelecem na autarquia. Para este efeito, previamente houve que desenvolver o suporte metodológico que permitisse a sua realização, tendo-se recorrido a um modelo de análise baseado no Business Systems Planning (BSP) da IBM, em função das entidades/recursos necessários ao desenvolvimento da missão da autarquia. Por outro lado, para além de reflectirmos sobre a problemática dos sistemas de informação e da gestão da informação na gestão das organizações, situámos os municípios no contexto da sua evolução histórica e das suas atribuições, caracterizando o concelho de Belmonte, em particular, na sua envolvente interna e externa. Assim, para além da inventariação dos recursos de informação, identificámos alguns modelos de sistemas de informação municipais, em nosso entender, adequados ás necessidades de informação da autarquia, em função da informação recolhida durante o “trabalho de campo”. Finalmente, foram formuladas algumas propostas de acção no sentido da implementação destes sistemas e foram apontadas algumas pistas para investigações futuras neste âmbito.
- Falência empresarial: modelo discriminante e logístico de previsão aplicados às PME do sector têxtil e do vestuárioPublication . Madeira, PauloA falência empresarial é um evento que provoca perdas substanciais aos credores, sócios (accionistas) e empregados. Os gestores precisam de um instrumento que possibilite analisar o controlo do desempenho da actividade de uma forma dinâmica através do uso de técnicas que forneçam sinais de alerta de potenciais crises financeiras. Estudos anteriores concluíram que a taxa de mortalidade empresarial encontra-se relacionada com a dimensão da empresa e que em Portugal o sector têxtil e do vestuário é um dos principais sectores industriais atingido com o fenómeno da falência. Além disso, sabendo que o processo que conduz uma empresa à sua falência jurídica passa por uma degradação dos seus indicadores económico-financeiros, o estudo desenvolve dois modelos de previsão de falência nas PME do sector têxtil e do vestuário. Utilizando a técnica de análise discriminante e a regressão logística pretende-se especificar o risco de falência das PME do sector têxtil e do vestuário, com base em indicadores económico-financeiros expressos num índice global e numa probabilidade de falência. Os estudos anteriores sobre a previsão da falência empresarial determinam taxas de exactidão a classificar a posteriori (previsões ex-post). A nossa investigação procura ainda avaliar a capacidade de previsão ex-ante, ou seja, identificar a falência antes dela efectivamente ocorrer. Utilizamos para o efeito uma amostra de PME falidas e PME em actividade de um período posterior ao de derivação dos modelos de previsão ex-post, atingindo-se taxas de exactidão a classificar entre 93,8 e 87,5 por cento, a um ano e três anos da falência ocorrer, respectivamente. Os rácios que relacionam o capital próprio com as vendas líquidas e fluxo de caixa com o passivo de curto prazo apresentaram-se como os mais significativos indicadores de sintomas de falência em PME do sector têxtil e do vestuário.
- As diferenças de género na percepção do conflito trabalho-famíliaPublication . Pinto, Ana Roque SantosO crescente interesse na compreensão e na gestão da interface trabalho-família provém das já demonstradas consequências do conflito trabalho-família no bem-estar profissional e pessoal e no desempenho dos papéis de trabalho e família. A necessidade das mulheres contribuírem para o orçamento familiar, o seu crescente nível educacional e a sua consequente participação na força de trabalho levaram a que as mulheres, na maioria das sociedades contemporâneas, combinem a vida familiar e o emprego. A combinação dos papéis familiares e de trabalho leva a dificuldades de compatibilização, ou mesmo ao conflito trabalho-família. As investigações realizadas centram-se na forma como os indivíduos e as famílias manipulam as exigências do trabalho e da família na tentativa de criar modelos de relacionamento e de actividades que sejam geríveis. Actualmente, as preocupações dos investigadores vão mais longe e procuram, também, encontrar soluções no local de trabalho que facilitem a conciliação entre o trabalho e a família. O objectivo deste estudo é o de verificar a existência e as diferenças na percepção do conflito trabalho família entre homens e mulheres. Os dados foram obtidos através de entrevistas a 33 trabalhadores de uma empresa de produtos lácteos, integrada num grupo alimentar mundial, e implantada em Portugal desde 1989. Os resultados demonstram que o conflito trabalho-família prevalece sobre o conflito família-trabalho. A interferência da família no trabalho é explicada pelas variáveis do domínio da família (número de filhos) para ambos os sexos e a interferência do trabalho na família pelas variáveis do domínio do trabalho (trabalho por turnos). Existem diferenças de género quanto à percepção do conflito trabalho-família, demonstrando os homens, embora ligeiramente, uma maior interferência do trabalho na família. As implicações deste estudo para gestores e investigadores são discutidas. Finalmente, fazemos algumas sugestões para investigações futuras.
- Subamostragem em séries temporaisPublication . Nunes, SaraNeste trabalho considera-se a subamostragem em séries temporais a qual permite aproximar a distribuição amostral de uma estatística e as suas características. Esta técnica proporciona a construção intervalos de confiança assimptóticos para um parâmetro associado à distribuição de probabilidade de uma série temporal ⦃X1,…,Xn⦄, mostrando-se válida sob condições mais gerais que os métodos de reamostragem. A metodologia de subamostragem é aplicada a séries temporais geradas por modelos autoregressivos, com o objectivo de construir intervalos de confiança para o parâmetro autoregressivo. Faz-se um estudo com o objectivo de inferir sobre a relação entre o parâmetro autoregressivo e a dimensão das subamostras a utilizar na aplicação da subamostragem. Verifica-se que os intervalos de confiança obtidos por subamostragem apresentam uma cobertura comparável á dos intervalos de confiança clássicos. Conclui-se que subamostras de pequena dimensão conduzem a melhores resultados na construção de intervalos de confiança para o parâmetro autoregressivo. Num segundo estudo cujo objectivo é caracterizar a distribuição dos estimadores de máxima verosimilhança calculados nas subamostras, constata-se que estes apresentam uma distribuição aproximadamente normal.
- O papel da mulher na sociedade iroquesaPublication . Filipe, Maria José de Lourdes Proença NicolauA posição proeminente da mulher na sociedade iroquesa suscitou este estudo, que tem como objectivo esclarecer o seu papel, tentando, através de uma análise dos hábitos e costumes diários encontrados na respectiva cultura, determinar quem detinha o poder em Iroquoia, por forma a concluir se esta foi ou não uma sociedade matriarcal. O propósito foi examinar esta sociedade, num estado ainda isento de influência europeia. No entanto, a pré-história iroquesa, período que vai até à chegada dos Europeus, decorreu sem linguagem escrita, facto que limitou esta pesquisa. Por este motivo, utilizaram-se, como informação primária, obras de missionários, viajantes e comerciantes de peles que observaram esta cultura no seu mais puro ambiente possível. Tendo, no entanto, em consideração o eurocentrismo de tais autores, tentou-se separar os seus preconceitos dos factos que relatam. Como fonte secundária, consultaram-se obras de antropólogos e etnólogos, ponderando, cuidadosamente, as suas tendências e o facto de, por vezes, descreverem uma sociedade já muito influenciada pelos Europeus. O contributo de Jikonsaseh, na fundação da Confederação Haudenosaunee, conferiu autoridade e prestígio às suas descendentes. Às matronas, que eram as chefes femininas, foi atribuída a responsabilidade da eleição e destituição dos líderes, sendo, contudo, a sua função política mais importante a participação nas decisões dos conselhos. Esta autoridade tinha sido adquirida através do poder que exerciam na economia, especificamente na distribuição dos alimentos, com os quais asseguravam a sobrevivência da sociedade. Simultaneamente, a autoridade política e o poder económico das mulheres eram reforçados e validados pela veneração da imagem feminina na religião. Apesar da autoridade das mulheres na distribuição do poder político, não desfrutavam de poder absoluto, uma vez que o sistema de "checks and balances", desenvolvido, impedia-as de exercer cargos políticos, estando o poder, consequentemente, distribuído por todos os membros da sociedade iroquesa. Os homens encontravam-se limitados pelo controle, persuasão e orientação das matronas que os tinham eleito. Por sua vez, estas estavam condicionadas pelas mulheres que delegavam nelas a resolução dos problemas da comunidade. Como nem a mulher nem o homem tinha poder absoluto, não se pode descrever esta sociedade como matriarcal ou patriarcal. Esta foi uma sociedade em que a contribuição dos seus membros desenvolveu uma sociedade igualitária, fundada na reciprocidade e complementaridade mútua.
- Políticas de marketing na exportação das empresas portuguesas de vestuárioPublication . Coelho, António de JesusExportar, significa entre outras coisas, a entrada de divisas indispensáveis para pagar as importações. Demonstra que as empresas, conseguiram ultrapassar as barreiras que se lhes deparam com a internacionalização e podem assim colocar os seus produtos ou serviços em mercados estrangeiros. Revela ainda a potencial existência de importantes fontes de vantagens competitivas. A partir do momento em que uma empresa opta pela sua internacionalização, ela tem necessidade de definir os seus objectivos e políticas de marketing internacional. A indústria portuguesa do vestuário é um importante sector industrial na economia Portuguesa. Emprega cerca de 14% da mão-de-obra industrial é, responsável por cerca de 11,5% do total das exportações portuguesas da indústria transformadora, é ainda, um dos sectores caracterizados pelos importantes superavites da sua balança comercial. Com a total liberalização do comércio de vestuário a ocorrer em 2005, a nível mundial, é natural, por um lado, que se deparem novas dificuldades às empresas portuguesas, mas por outro, estamos em crer, que novas oportunidades poderão surgir com a abertura destes novos mercados. Esta dissertação é focada no estudo de empresas industriais de vestuário (malha não incluído), com envolvimento internacional a nível da exportação. Como objectivo esta investigação pretende identificar as políticas de marketing seguidas pelas empresas exportadoras do sector, e analisar a relação entre as diferentes políticas desenvolvidas. Baseado em pesquisa empírica e recolha de dados através de uma amostra de empresas exportadoras do sector do vestuário este estudo procurará examinar particularmente: - Se é possível identificar as políticas de marketing seguidas pelas empresas deste sector; - Se é possível afirmar que existem diferenças significativas entre as PME e as Grandes empresas, relativamente às políticas de marketing identificadas.
- Análise do processo de decisão de compra do consumidor de vinho : a avaliação de factores no contexto português.Publication . Guerra, Nuno José MartinsA presente dissertação aborda o processo de selecção de vinho que poderá considerar-se altamente complexa e envolver vários atributos do produto durante a sua compra. Focaliza-se nos quatro atributos de vinho considerados mais importantes para o consumidor português, e situa o processo de decisão em contextos de compra possíveis. Numa primeira fase, utilizou-se a técnica de análise de dados baseada na estatística descritiva. Numa segunda fase, e obviando respostas mais específicas, utilizou-se o modelo de Análise de Regressão Logit. Pretende ser um contributo para melhorar a compreensão da selecção de vinho feita pelo consumidor. Deste modo, os produtores, adegas e outros agentes poderão ter um melhor ponto de partida para decidir as estratégias de preços, embalagem, distribuição e publicidade.
- Percursos profissionais dos licenciados do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Batista, Ricardo Filipe Gonçalves; Tavares, António Fernando FreitasO ensino superior não só em Portugal como também noutros países deve ter especial atenção a várias determinantes que se revestem de extrema importância aquando da sua avaliação. Nos últimos anos muitos têm sido os debates em torno da empregabilidade e da ligação entre o sistema de ensino superior e o mercado de trabalho. Se por um lado se refere que as taxas de desemprego entre os licenciados são altas, por outro refere-se que Portugal deve aumentar o seu número de licenciados. A tutela já por várias vezes mencionou que conhecer os percursos profissionais dos licenciados é de extrema importância e deverá ser do conhecimento de toda a sociedade. Analisar os percursos profissionais dos licenciados do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) dos anos de 2001/2002, 2002/2003 e 2003/2004 pode trazer inúmeras vantagens quer para os órgãos de gestão do IPCB, quer para os futuros alunos, assim como para as famílias. Através da utilização do inquérito por questionário foram inquiridos via postal 1303 licenciados das seis escolas do IPCB. Do total de questionários enviados, foram devolvidos 31 e foram respondidos 468, o que representa uma taxa de resposta de 37%. Este trabalho permitiu obter feedback em relação à colocação no mercado de trabalho dos diplomados do Instituto Politécnico de Castelo Branco, assim como permitiu avaliar a imagem com que esses diplomados ficaram da Instituição que lhes conferiu o grau. Em termos gerais concluiu-se que à data de resposta ao questionário 83% dos diplomados encontrava-se empregado, sendo que os diplomados de Enfermagem são os que apresentam uma taxa de empregabilidade de 100%. Em média, os diplomados em análise demoraram entre 1 a 3 meses a encontrar o 1.º emprego, sendo que em Enfermagem na sua maioria demoraram menos de 1 mês. Do total de inquiridos, 22% desenvolve uma actividade profissional secundária com o objectivo de obter mais rendimentos. Em relação ao género verifica-se que aos diplomados do sexo masculino se apresentam melhores condições em termos de colocação no mercado de trabalho e em retrospectiva, a maioria dos inquiridos, se pudesse voltar atrás, escolheria o mesmo curso e a mesma instituição.